Quadro da Pole Machine é esculpido em CNC a partir de um único bloco maciço de alumínio 7075 T6, cujas partes são unidas por um adesivo especial de uso aeronáutico
Um fabricante de bicicletas está lançando no mercado um novo modelo que utiliza técnicas pouco convencionais para a construção de seu quadro.A nova bicicleta de enduro Machine, da marca finlandesa Pole abre mão das tubulações e soldas utilizadas na maioria das bikes de alumínio para em seu lugar usar um único bloco de liga de alumínio 7075 T6, usinado milimetricamente por processo de comando numérico computadorizado (CNC). O resultado são três peças cujas paredes dos tubos possuem diversas variações de espessura e que posteriormente serão unidas para que o quadro crie sua forma final.
De acordo com Leo Kokkonen, chefe de design da Pole, a opção em utilizar o alumínio 7075 no lugar no 6061 – o mais utilizado na construções de bicicletas -, é que o primeiro possui maior resistência mecânica e leveza, além de ser mais fácil de ser torneado que o 6061.
Por outro lado, a presença de zinco nas ligas de alumínio 7075 torna o processo de soldagem difícil e com baixa tolerância a erros durante o processo. A solução encontrada pela Pole foi utilizar uma cola especial, utilizada pela indústria aeroespacial, para unir as peças após o processo de escultura por CNC. O processo é realizado na própria sede da Pole para garantir o maior controle de qualidade possível.
Sem pintura – A nova Pole Machine dispensa o uso da pintura, o que resulta em um design único, graças as marcas deixadas pelo CNC em sua superfície durante o processo de usinagem. Além de deixar a bike mais leve (tintas e pigmentos adicionam, em média 250 gramas ao peso final), o alumínio 7075 é mais resistente a arranhões que a liga 6061. Além disso, o processo de oxidação superficial do quadro acaba por produzir uma pátina única que varia de bike para bike.
Suspensão assimétrica – As diferenças não param por aqui. A nova Pole Machine conta com um sistema de suspensão traseira com posicionamento assimétrico do amortecedor, localizado no lado esquerdo da bicicleta. Isto permite um maior espaço no interior do tubo do selim, de forma a compatibilizar a maior variedade possível de modelos de canotes de selim telescópicos.
O amortecedor utilizado é o RockShox Super de Luxe RCT, que em combinação com a balança da suspensão resulta em um curso de 160mm.
Cabeamento ‘stealth’ – Contrariando a tendência dominante do mercado nos últimos anos, o cabeamento dos freios, marchas e do canote do selim da Pole Machine é realizado por fora do quadro, de forma tornar sua manutenção o mais simples possível. Tanto o tubo superior quanto o inferior do quadro da Machine possuem uma espécie de canaleta para que os conduítes fiquem o mais escondidos possível.
Já o conduíte do canote do selim conta com uma porta no quadro que compatibiliza sua instalação com o roteamento externo ao quadro.
Espaço de sobra – O design único do quadro da Machine surpreende em um universo onde a grande maioria das bicicletas full suspension mal possui espaço para uma única garrafa de água. O modelo da Pole conta com nada menos que três ancoragens para instalação de suportes para garrafas e/ou ferramentas, sendo duas localizadas acima do tubo inferior e uma abaixo.
A opção por eixos no padrão Boost aliado ao seu desenho permite a Pole Machine utilizar pneus de até 3 polegadas de largura.
Vendas – Em seu website, a Pole deu início à comercialização da nova Machine em regime de pré-venda, que será comercializada na Europa por 5.604 euros (equipada com grupo SRAM XX1 Eagle e garfo RockShox Lyric RCT3. O quadro avulso será vendido por 2.782 euros.
Especificações técnicas
Movimento central | SRAM GXP |
Freios | SRAM CodeRSC 200/200mm |
Cassete | SRAM XG-1299 Eagle |
Corrente | SRAM XX1 Eagle 12 velocidades |
Guia de corrente | One Up |
Pedivela | SRAM X01 Carbon Eagle Boost 148 |
Câmbio traseiro | SRAM X01 Eagle 1 × 12 velocidades |
Amortecedor dianteiro | RockShox Lyric RCT3 Boost 180mm 15 x 110mm |
Manoplas | Ergon |
Guidão | Descendant Carbon ø35mm rise |
Caixa de direção | Cane Creek Forty ZS44 / ZS56 |
Eixo traseiro | Stealth |
Selim | Ergon |
Canote de selim | Bikeyoke Revive 125/160/185mm |
Trocador de marcha | SRAM XX1 Eagle 12 velocidades |
Amortecedor traseiro | RockShox Super de Luxe RCT 230 x 65 DB2T MM 320 |
Mesa | Descendant ø35mm |
Pneus | Schwalbe Magic Mary Super Gravity, TL Easy / Rock Razor Super Gravity, TL Easy |
Rodas | DT Swiss EX1501 29/ 15×110 / 12×148 |
Geometria
Tamanho do quadro | S 160-170cm |
M 170-180cm |
L 180-190cm |
XL 190-200cm |
1. Ângulo da caixa de direção | 63.9 (591mm AC, 51 Offset) | |||
2. Reach | 450 | 480 | 510 | 535 |
3. Reach (efetivo) | 577 | 607 | 637 | 662 |
4. Altura do movimento central | -20mm | |||
5. Ângulo do tubo do selim | 78 | |||
6. Ângulo do tubo do selim (efetivo) | 79 | |||
7. Stack | 660 | |||
8. Distância entre eixos | 1275 | 1305 | 1335 | 1360 |
9. Comprimento do chainstay (efetivo) | 445 | |||
10. Comprimento do tubo do selim | 420 | 440 | 480 | 510 |
11. Caixa de direção | 135 | |||
12. Offset | 51 |