7 de setembro de 2024
Evandro Portela alcançou a velocidade de 202 km/h na estrada. Ele tenta registro no Livro do Recordes - Foto: Divulgação / Erik Steudel

Brasileiro bate recorde mundial de velocidade extrema sobre bicicleta e chega a 202 km/h

Paranaense Evandro Portela atingiu a marca pedalando em uma estrada e no vácuo de um carro. Livro dos recordes analisa feito para registro

O ciclista paranaense Evandro Portela entrou para a história do ciclismo na manhã deste domingo (26) ao atingir a marca de 202 km/h sobre uma bicicleta de série. O feito foi realizado na Rodovia BR-277, entre Curitiba e São José dos Pinhais, cujo trecho foi especialmente fechado ao trânsito pelas autoridades.

Evandro iniciou pedalando sozinho até adquirir velocidade. Neste momento, um automóvel Subaru WRX 4X4 350 CV Turbo, guiado por um piloto experiente, ultrapassou o ciclista e se posicionou a sua frente. Evandro então entrou no vácuo do carro, que estava com uma carenagem de acrílico preparada para a velocidade extrema e atingiu a velocidade máxima de 202 km/h.

O feito foi acompanhado por um juiz do Guiness Book, o livro mundial dos recordes, de forma online, que coletou dados e imagens para posterior registro e homologação.

Preparação – Para a realização da quebra do recorde, Evandro contou com uma bicicleta de estrada de série, da mara Giant, em fibra de carbono. Todos os rolamentos do quadro são de cerâmica, que suportam maiores velocidades e possuem menor atrito. Os raios da roda traseira são de perfil achatado, que oferece menor resistência ao ar. A roupa, desenvolvida para ser o mais aerodinâmica possível, foi fornecida pela Mauro Ribeiro Sports. Os pneus utilizados são os Continental Grand Prix 4-Season.

Experiência – Evandro Portela possui no currículo 16 anos (1990 – 2006) de carreira profissional, com cinco temporadas no Circuito Europeu e 10 anos entre os ciclistas Top-10 das Américas. Entre importantes competições mundiais, Evandro participou da Vuelta a España e da Volta a Portugal. Entre as principais conquistas destacam-se: Campeão do Tour Del Leste da França, em 1997; 3º colocado geral da Vuelta a Madri 1997, 5 vezes campeão geral na Volta de Santa Catarina e Campeão Brasileiro de Pista 4 x 4.000, entre outros.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização