Uso de buchas autolubrificantes de alta resistência e baixo atrito possibilita maior vida útil, menos manutenção e menor peso da bicicleta
Líder mundial no desenvolvimento de polímeros de alto desempenho, o fabricante alemão Igus apresentou um protótipo de bicicleta full suspension cuja balança de suspensão utiliza 25 buchas plásticas especiais no lugar dos rolamentos. De acordo com a empresa, a solução adotada possibilita uma série de vantagens, como maior vida útil, manutenção mais fácil e menor peso final.As buchas autolubrificantes Igus Iglidur são feitas de plásticos de alto desempenho leves e contribuem para a redução de peso. As propriedades tribologicamente otimizadas reduzem as taxas de desgaste, aumentando, assim, o tempo de sua operação e vida útil.
Além disso, as buchas autolubrificantes são mais resistentes que os rolamentos às influências e condições ambientais, como sujeira, poeira e umidade, pois são isentas de lubrificação e, por isso, não retêm sujeira. Isso também reduz os tempos de manutenção e os esforços associados.
Por último mas não menos importante, elas são mais econômicas que buchas convencionais, feitas de metal, sendo também capazes de resistir cargas de impacto e tensões.
Graças a estas características, fabricantes como a SRAM, a Crank Brothers e a Magura estão investindo cada vez mais no uso de buchas plásticas em seus componentes.
Uso de buchas em bicicletas – Ao contrário do que parece, buchas são extensivamente utilizadas em bicicletas desde 1817, quando o barão Karl Drais utilizou modelos de bronze nas rodas de sua Draisiana. Atualmente, buchas plásticas são utilizadas no interior de garfos de suspensão e canotes retráteis de selim, pedais, polias e mecanismos de câmbio, pivôs de freios cantilever e a disco e até mesmo em freehubs de rodas.
Atualmente a Igus produz uma linha de buchas específicas para uso em bicicletas composta por seis modelos, cada um com suas características específicas de baixo atrito, resistência a impactos e vibrações, temperatura e estabilidade dimensional.
Se comparadas a buchas metálicas revestidas de PTFE (Teflon) utilizadas em alguns modelos de bicicletas e suspensões, as buchas plásticas da Igus são 80% mais leves, além de maior resistência ao desgaste.
Projeto específico – Para que a bike possa utilizar a tecnologia é necessário que a mesma tenha sido projetada especificamente para esta solução, o que inviabiliza a simples troca do rolamento pela bucha. Além disso, componentes que necessitam baixíssimos níveis de atrito, como cubos de rodas e movimentos centrais, ainda tem nos rolamentos sua melhor opção. Entretanto, com o desenvolvimento desta e de outras tecnologias de polímeros de baixo atrito, é possível que em um futuro próximo nossas bicicletas fiquem mais leves e confiáveis graças a esta tecnologia.