Bicicletar passa a contar também com a renovação da frota de bicicletas e interligação das estações por meio de fibra ótica e câmeras de videomonitoramento 24 horas
Completando o ciclo de modernização e monitoramento das inovações técnicas do Bicicletar, a Prefeitura de Fortaleza substituiu esta semana um total de 100 bicicletas do sistema por outros modelos mais modernos e eficientes, além de oferecer novas funções de suporte aos ciclistas no aplicativo do sistema. As novas bicicletas e funções vão facilitar os deslocamentos de ciclistas em toda a Cidade nos seus mais variados percursos. Além das novidades, as medidas envolvem também a renovação e a interligação das estações por meio de fibra ótica e câmeras de videomonitoramento 24 horas.A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Gestão Cicloviária do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), faz parte das ações para facilitar cada vez mais a vida dos ciclistas em Fortaleza. Dessa forma, a Serttel, empresa responsável por operar e dar manutenção técnica nos equipamentos, concluiu os serviços de renovação de grande parte das bicicletas e de ferramentas das estações do Bicicletar, o sistema público de compartilhamento de bicicletas mais utilizado do Brasil.
As 100 novas bicicletas possuem um design renovado, o que facilita seu uso, principalmente para mulheres, por ter um quadro rebaixado. Além disso, o quadro é mais reforçado, com um tubo único, fortalecendo sua estrutura e aumentando sua durabilidade. A cestinha também teve sua capacidade aumentada de sete para nove litros.
As novas funcionalidades do app do Bicicletar estarão disponíveis para Android e iOS nesta tarde e já poderão ser utilizadas. As novidades do aplicativo, dentre elas a identificação do histórico das viagens e rotas para a estação de destino, além de atendimento via whatsapp, vão ajudar ainda mais os ciclistas em seus percursos diários. A ideia é que a nova versão do aplicativo ofereça mais funções e serviços específicos aos ciclistas, como, por exemplo, a possibilidade de informar em tempo real, por meio de chamada ou mensagem, possíveis demandas que precisem ser solucionadas pela empresa operadora do sistema, como problemas em estações ou bicicletas.
Novidades do app Bicicletar
- Informa em tempo real quando a bike foi retirada ou devolvida;
- Histórico das viagens;
- Identifica rotas para a estação de destino;
- Informa a quantidade média de calorias gastas por viagem;
- Navegabilidade muito mais intuitiva e prática;
- Atendimento via WhatsApp;
- Permite que o usuário informe problemas na estação ou na bicicleta.
A interligação por meio de fibra ótica das estações do Bicicletar fará com que os usuários das bikes tenham informações mais rápidas e precisas sobre o sistema, como a quantidade de bicicletas disponíveis em cada estação por meio do aplicativo, além de evitar que as estações fiquem fora de serviço.
As câmeras de videomonotoramento funcionam 24 horas para que as equipes técnicas da Serttel acompanhem seu desempenho em tempo real. Além de proporcionar um serviço mais rápido, a ação irá possibilitar mais segurança aos usuários do Bicicletar. Todas as estações receberão câmeras progressivamente.
Recentemente, também foram substituídas 60 bikes do sistema Bicicleta Integrada, que oferece estações de compartilhamento próximas a terminais de ônibus, e outras 40 também serão trocadas até o final deste mês. Isso quer dizer que serão, ao todo, 200 bikes substituídas nos sistemas Bicicletar e Bicicleta Integrada até o final deste ano.
Bicicletar em números – Lançado em dezembro de 2014, o sistema Bicicletar já realizou 1.850.177 viagens e, segundo acompanhamento diário, também deixaram de ser emitidas mais de 668 toneladas de gás carbônico na atmosfera (até 12h do dia 21/12/17) com a utilização das bicicletas compartilhadas, já que esse seria o montante produzido caso essas viagens tivessem sido realizadas por carros. Após a consolidação do sistema com 80 estações, foi verificada uma média de 2.600 viagens em dias úteis. Já aos finais de semana e feriados, a maior média verificada foi de 2.100 viagens por dia.
Os números continuam apontando que o Bicicletar ainda permanece no ranking como o sistema mais utilizado no Brasil. Estudo feito pela Gestão Cicloviária também revela que 88% dos usuários consideram o Bicicletar “Bom” ou “Ótimo”; 75% dos usuários têm entre 15 e 35 anos de idade; 60% escolhem o sistema, pois realiza deslocamento mais rápido; cerca de 38% dos usuários são estudantes e cerca de 33% dos usuários são mulheres.
A Prefeitura de Fortaleza não tem custo algum com o Bicicletar, pois o programa é patrocinado pela Unimed Fortaleza e a empresa Serttel é a responsável por implantar, operar e dar manutenção no sistema.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente clicando nos ícones abaixo:
Fonte: Prefeitura de Fortaleza