Gerenciado pela CET-Santos, o Bike Santos conta atualmente com uma frota de 200 bikes, que será ampliada com mais 170 unidades em breve
Com as mudanças implementadas há pouco menos de um mês, o sistema de compartilhamento de bicicletas públicas Bike Santos segue atraindo usuários e se consolida como opção de mobilidade, seja para trabalho, estudo, lazer ou outras atividades do dia a dia.Desde o dia 26 do mês passado até meados de dezembro, quase 4 mil passes para utilização das bikes foram comercializados, sendo a maioria em forma de planos de adesão anual e mensal. Para os usuários, houve evolução na qualidade. “As bicicletas são ótimas”, disse Paula Padrão ao entregar a bike em uma das estações a orla, após pedalar ao lado de Bruno Trindade. Ambos voltaram a utilizar o serviço e fizeram a reativação do passe sem dificuldade.
Santista e hoje morador de Presidente Prudente, Gerd Otto conhecia o programa por amigos e pelas informações na internet. Nesta semana na Cidade para visitar a mãe, pôde experimentar. Ao lado da esposa, Michelle De Lacassa, ambos fotógrafos profissionais, fez adesão pelo aplicativo. “Foi rápido e fácil”. Animados, iam seguir o passeio nas bikes quando foram alertados sobre o tempo para a devolução dos veículos em uma estação próxima: 45 minutos após a retirada.
Conforme as regras do programa, terminado esse prazo, é necessário um intervalo de 15 minutos para nova retirada. Em caso de descumprimento, há cobrança de multa.
Regras – O número de viagens é ilimitado, independente da modalidade de plano, mas respeitando as regras de utilização. No caso de Michelle e Gerd, a opção foi adquirir o passe diário, no valor de R$ 5,00, modalidade oferecida justamente para atender o turista. As normas e informações gerais sobre o programa – valores dos planos, telefone de contato com a operadora – estão em painel em cada uma das estações – total de 37 distribuídas pela Cidade, incluindo a Zona Noroeste.
Também estão no site e devem ser lidas e aceitas no momento da confirmação da compra de passe.
Frota – Programa da Prefeitura, gerenciado pela CET-Santos, o Bike Santos está funcionando atualmente com 200 bikes e, ainda este mês, terá mais 170 unidades para completar a frota de 370 veículos. A partir do novo modelo de gestão, iniciado no mês passado, passou a contar com o patrocínio da Unimed Santos. A empresa operadora do serviço é a Sertell Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana.
Saiba mais
- As bicicletas podem ser utilizadas diariamente, inclusive sábados e domingos, das 6h às 23h, para viagens de 45 minutos, respeitando as regras de uso. A devolução pode ocorrer em qualquer uma das 37 estações e uma nova viagem pode ser feita, após intervalo de 15 minutos
- A não devolução da bike dentro do prazo estipulado de 45 minutos implicará em multa no valor de R$ 5,00 a cada período de 45 minutos excedente
- Caso o usuário não observe o intervalo de 15 (quinze) minutos entre duas viagens será cobrada uma taxa “Desrespeito ao Intervalo Mínimo”, no valor de R 5,00
- Para liberar a bike com o Cartão Transporte, o usuário deverá encostá-lo no sensor da estação (onde há uma ilustração do CT), aguardar a mensagem no display e aproximar uma segunda vez para confirmar.