Novo Bike Sampa acaba com gratuidade e libera aluguel por até 12 horas consecutivas
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira, 30 de janeiro, o novo Bike Sampa, que traz a tecnologia de um dos mais modernos e robustos sistemas de compartilhamento de bicicletas do mundo. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, o novo modelo de compartilhamento passa a permitir que o usuário leve a bicicleta para casa.Patrocinada pelo Itaú, o sistema será operado pela Tembici. Nessa primeira fase, serão 25 estações, com 250 bicicletas distribuídas em pontos estratégicos da cidade, como o Largo da Batata, em Pinheiros. A implantação completa do sistema será realizada até o fim do semestre, com a instalação de 260 estações e 2.600 bikes.
Uma das novidades são as diversas formas de acesso ao projeto de compartilhamento. Os planos deverão ser adquiridos via cartão de crédito ou dinheiro, e as bicicletas poderão ser retiradas por aplicativo, cartão de transporte ou cartão de usuário. Haverá também a possibilidade de o usuário não cadastrado no sistema comprar o plano diretamente nas estações com totem de atendimento, ou seja, sem necessidade de cadastro prévio no site do Bike Sampa. Essa é uma forma de democratizar o sistema e permitir acesso a todos. Cerca de 30% das estações oferecerão esse diferencial, todas distribuídas em locais estratégicos de São Paulo.
O usuário poderá adquirir um dos planos pelo site, aplicativo e ponto físico de atendimento. A compra de um plano dará direito a viagens ilimitadas de até 60 minutos, com intervalos de 15 minutos entre elas. Caso as viagens tenham mais que 60 minutos, e a regra do intervalo não for respeitada, os excedentes serão tarifados em R$ 5 acada uma hora excedente.
Estações – Outra novidade é um novo modelo de empréstimo de bicicletas para a população: o Estação Bike, que disponibilizará 500 bicicletas distribuídas em cinco estações, localizadas em terminais de transporte público de áreas com grande movimento. O usuário que retirar uma bike em uma dessas estações poderá usá-la por até 12 horas consecutivas. Ou seja, será possível ir com ela para casa, após o retorno do trabalho, e devolvê-la no dia seguinte na mesma estação.
Para ter direito à retirada nesse modelo, é necessário que o usuário tenha adquirido qualquer um dos planos disponíveis e que ele esteja válido no momento do empréstimo.
Os locais definidos para utilizar o Estação Bike foram: os terminais de ônibus de Itaquera e Tatuapé, na Zona Leste; Capelinha e Jabaquara, na Zona Sul; e Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte. A previsão é que duas estações desse modelo estejam disponíveis para a população até 2 de março.
“Oferecer a possibilidade do serviço de bicicleta compartilhada é um passo muito importante na direção da mobilidade ativa na cidade de São Paulo. As pessoas poderem usar bicicletas sem serem donas, podendo recolhê-las ou devolvê-las onde acharem melhor, oferece flexibilidade e a oportunidade de se deslocarem na cidade de bicicleta”, diz Sérgio Avelleda, secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo. Para Avelleda, o novo programa de compartilhamento de bikes beneficia a mobilidade em todas as regiões da cidade de São Paulo: “A gestão do prefeito João Doria valoriza a mobilidade ativa. O novo programa das bikes compartilhadas vai favorecer o uso de bicicletas com multioperadores, com acesso pelo Bilhete Único e implantação de bicicletas na região periférica da cidade. Trata-se de uma política pública de grande êxito”, conclui ele.
A superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco, Luciana Nicola, diz que o objetivo da troca do sistema é tornar a experiência do compartilhamento de bicicleta na capital paulistana mais segura, confortável, eficiente e sustentável.
“É uma nova fase do Bike Sampa que se inicia, com novos equipamentos e tecnologias inovadoras. Esse novo momento é mais uma demonstração do quanto nós acreditamos cada vez mais na causa da mobilidade urbana e na relevância que as bicicletas podem ter como meio de transporte nas cidades”, destaca Luciana.
Tomás Martins, CEO da tembici., afirma estar satisfeito por implantar no Brasil o sistema mais utilizado de bicicletas compartilhadas no mundo. “Além de trazer nova tecnologia, nós estudamos os sistemas de mais sucesso e aplicamos os processos de gestão e distribuição das estações no novo Bike Sampa. A tembici. repensou todo o projeto, e o usuário agora poderá contar com um projeto de bicicletas compartilhadas funcional para seu dia-a-dia”, ressalta.
“Estamos entusiasmados em trazer a mais recente tecnologia de compartilhamento de bicicletas sustentável para os habitantes de São Paulo e contribuir para o espírito icônico da cidade através deste importante marco do projeto de mobilidade do Brasil”, comemora Luc Sabbatini, CEO da PBSC Urban Solutions. “Encontramos parceiros fortes no Itaú e na tembici., e acreditamos que essa colaboração resultará em um dos melhores sistemas de compartilhamento de bicicletas do mundo.”
O que muda
Nas bicicletas:
- Design mais moderno e exclusivo para compartilhamento, sendo mais leves, ergonômicas e robustas;
- Cesto adaptável para o tamanho da bagagem de mão do ciclista, sem acumular água ou sujeira;
- Pneus com lados reflexivos e Aro 24 proporcionam uma pedalada mais dinâmica, segura e confortável. Possui tecnologia antifurto, exclusiva no Brasil;
- Cobre-corrente, que protege a roupa do ciclista;
- Banco confortável e canote de selim com marcas para ajuste de altura;
- Sistema de freio “Roller Brake” (freio de rolete), que garante freadas mais seguras;
- Configuração de marchas para três velocidades;
- Refletores frontais e traseiros com sistema de iluminação “Dynamo”, com 10 mil horas de vida útil e que permanece aceso por até 90 segundos, dando mais segurança ao ciclista que aguarda semáforo;
- Dispositivo de trava com sistema antifurto.
Nas estações:
- Layout exclusivo, sendo concebidas para operar de forma ágil, inteligente e simples;
- Abastecimento por painéis solares que garantem a autossuficiência energética (preparadas para eventual uso de bicicletas elétricas);
- Solução modular para as bicicletas, sendo possível adicionar ou remover docks (suporte de estacionamento de bicicletas), conforme a necessidade, sem precisar de fixação ao solo;
- Média de 18 vagas por estação;
- Quiosques com interface de pagamento digital, de forma mais didática e de fácil utilização, com comunicação sem fio que agiliza o processamento de pagamentos e a transmissão de dados.
No aplicativo, o ciclista pode:
- Planejar o passeio, pagar e desbloquear a bicicleta com o código gerado pelo aplicativo;
- Encontrar estações próximas manualmente ou usando o GPS do dispositivo;
- Encontrar bicicletas disponíveis por pontos de devolução livres;
- Marcar as estações favoritas;
- Encontrar rota para um destino com informações de distância e elevação;
- Registrar as viagens com o GPS.
Regras de utilização do novo Bike Sampa:
- O cadastro deve ser atualizado no site ou aplicativo Bike Itaú;
- O usuário só pode pegar uma bicicleta emprestada se tiver um plano válido;
- Todos os planos dão direito ao cartão do usuário (opcional). O valor do cartão com o frete é de R$ 5;
- Os planos mensal e anual podem ser adquiridos pelo aplicativo Bike Itaú (disponível para sistemas Android e IOS), no site Bike Itaú ou aplicativo;
- e no ponto físico de atendimento na Rua José Bento, 314, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com pagamento somente em dinheiro;
- Os planos diários e para três dias podem ser comprados pelo aplicativo Bike Itaú, no site e também diretamente nas estações de autoatendimento. Não haverá venda na sede física;
- O usuário poderá fazer viagens ilimitadas de até 60 minutos, com intervalos de 15 minutos entre elas. Caso tenham mais que 60 minutos, e a regra do intervalo não for respeitada, a hora excedente será tarifada em R$ 5;
- Viagens sem respeitar o intervalo de 15 minutos serão tarifadas à parte, no valor de R$5, acada 60 minutos excedentes;
- As viagens que não excederem o período normal de uso não terão qualquer pagamento adicional. Porém, se o usuário retirar a bicicleta antes do intervalo de 15 minutos, sua utilização será cobrada e contabilizada como se fosse uma só viagem;
- O empréstimo da bicicleta pode ser feito através do App, diretamente na estação, usando o cartão do usuário ou o Bilhete Único, que o usuário deve cadastrar no site ou aplicativo;
- Os valores dos planos são: diário, R$ 8; por três dias, R$ 15; mensal, R$ 20; e anual, R$ 160;
- O pagamento pode ser realizado no site ou aplicativo Bike Itaú; nos totens de autoatendimento, mas somente com cartão de crédito; e na sede do Bike Sampa, em dinheiro, localizada à Rua José Bento, 314, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.
Fonte: Prefeitura de São Paulo