Parceria com o Bike Registrada pretende coibir o comércio ilícito de bicicletas na cidade
Com o objetivo de auxiliar a administração municipal na promoção de políticas públicas de segurança para ciclistas, a Prefeitura de Vitória realizou um convênio de cooperação técnica e troca de informações com a empresa responsável pelo aplicativo Bike Registrada, em maio de 2017, e essa atuação conjunta já está rendendo bons resultados.O aplicativo, que funciona como um grande banco de dados de ciclistas e bicicletas, permite que qualquer pessoa registre gratuitamente sua bike. Ao todo, 1.898 usuários estão cadastrados no Bike Registrada em Vitória, sendo que 37 tiveram o alerta de roubo acionados. Desses, 14 bikes foram recuperadas e devolvidas para os donos.
“Quanto mais bicicletas registradas, mais difícil fica venderem esses bens roubados, pois o Bike Registrada terá informações sobre os proprietários, bem como de situações de furto ou roubo. Dessa forma, agentes da Guarda Municipal poderão ter acesso à situação de qualquer bicicleta se ela estiver registrada, sabendo se é roubada ou não, imediatamente”, afirmou o subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti Esguersoni.
Informações – As informações fornecidas pelos ciclistas ajudam a evitar o comércio de bicicletas roubadas. Além disso, o cidadão também pode consultar o aplicativo para verificar se existe alguma restrição de roubo ao adquirir uma bicicleta que não seja de uma loja.
O aplicativo Bike Registrada está disponível para smartphones com o sistema iOS e Android ou no site
Fonte: Prefeitura de Vitória, por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi