24 de novembro de 2024

Silca Speed Balance, o sistema de balanceamento de rodas para bicicletas

Composto por um contrapeso de formato aerodinâmico, acessório do fabricante italiana reduz até 90% das vibrações da roda, resultando em maior eficiência, durabilidade, velocidade e conforto

O fabricante italiano de ferramentas e acessórios para ciclismo Silca disponibilizou para venda em sua loja virtual um exclusivo sistema de balanceamento de rodas para bicicletas que promete reduzir em até 90% as indesejadas vibrações causadas pela distribuição irregular do peso no seu aro.

O balanceamento – Todo ciclista que possui automóvel sabe da necessidade de se realizar periodicamente o balanceamento das rodas de seu veículo, tarefa absolutamente essencial para seu conforto e segurança. Um veículo com rodas desbalanceadas resulta em vibrações e comportamento indesejados que podem, inclusive, comprometer seriamente a segurança de quem dirige.

Embora trabalhe com rotações muito inferiores às alcançadas por veículos automotivos, as rodas de bicicletas também sofrem  as consequências de um conjunto mal balanceado, principalmente as rodas de alta performance utilizadas em bicicletas de estrada.

Isto ocorre principalmente pelo aumento do peso na área onde está situada o orifício de acesso à válvula de ar. Dependendo da combinação tipo de válvula / comprimento, a diferença de peso entre esta área e a região diametralmente oposta pode ser suficiente para causar vibrações capazes de influenciar diretamente na performance da roda. Fatores como reforço da câmara de ar, arruela de fixação da válvula e até mesmo a tampa da mesma podem aumentar ainda mais essa diferença, o que exige o uso de um contrapeso na outra extremidade.

Como funciona – O princípio de funcionamento do Silca Speed Balance é muito simples: uma pequena peça plástica de formato aerodinâmico abriga em seu interior até quatro pequenos contrapesos, mantidos em seu lugar por um forte magneto. Uma vez instalado na extremidade oposta à válvula de ar, o sistema da Silca compensa o peso da mesma, equilibrando a roda.

 Para manter o perfil do conjunto o mais aerodinâmico possível, são utilizados contrapesos de tungstênio – metal até 1,7 vezes mais denso que o chumbo -, o que permite uma construção de perfil extremamente baixo, para um mínimo de arrasto. A compensação aerodinâmica é garantida por uma capa com o mesmo formato utilizado pelo contrapeso, que é instalada na área da válvula.

Além de manter os contrapesos em seus lugares, o magneto no interior do Speed Balance também pode ser utilizado em substituição ao imã do ciclocomputador, outro fator que costuma desequilibrar o peso das rodas.

Vantagens – De acordo com o fabricante, que vem testando o sistema desde 2016, o uso do SpeedBalance possibilita salvar até 1 watt de potência a 45 km/h, cifra ligeiramente superior ao obtido por rodas que utilizam rolamentos de cerâmica de última geração.

Além disso, o efeito mais notável da utilização do SpeedBalance é, sem dúvida, a redução das vibrações da roda, que resulta em maior eficiência, durabilidade, velocidade final e conforto.

Desenvolvido especialmente para rodas de bicicletas de estrada com perfil aero fabricadas em carbono, o sistema Silca SpeedBalance pode ser adquirido diretamente no website da Silca ao preço de 36 dólares, mais taxas e frete – kit com duas peças aerodinâmicas SpeedShield, dois magnetos e oito contrapesos em tungstênio (quatro por roda).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização