24 de novembro de 2024

Finish Line lança selante tubeless que nunca seca no interior do pneu

Desenvolvido em parceria com a francesa DuPont, novo selante utiliza microfibras de kevlar que selam os furos de forma mais eficaz que o látex, sem precisar ser constantemente reposto

Um dos mais conceituados fabricantes de produtos de lubrificação, limpeza e conservação de bicicletas, a Finish Line, anunciou hoje o lançamento de um novo tipo de líquido selante para uso em pneus sem câmara cujo principal diferencial no mercado é não precisar ser reposto com frequência.

Ao contrário dos líquidos selantes atualmente disponíveis no mercado, que com o tempo secam e aderem suas partículas de látex no interior dos pneus, o novo Finish Line Tubeless Tire Sealant promete manter suas características de vedar furos mesmo após vários meses de uso.

O segredo do funcionamento de seu novo selante está na utilização do FiberLink, tecnologia desenvolvida pela DuPont que utiliza microfibras de kevlar – material utilizado na confecção de coletes a prova de balas – que selam os furos com muito maior efetividade que o látex comumente utilizado pela concorrência.

Quando um furo ocorre, as fibras de kevlar são forçadas pelo ar comprimido no interior do pneu a vedarem o mesmo, interrompendo imediatamente o vazamento. A medida que o material vai sendo expulso pelo orifício, mais fibras vão sendo aglutinadas no local, reforçando a área e selando-a de forma definitiva.

Como não utiliza látex ou amônia, o novo líquido selante é naturalmente não tóxico e hipoalergênico, além de poder ser utilizado com segurança em rodas com aros de carbono. Ao contrário de selantes comuns, o novo produto não cura ou adere no interior dos pneus e pode ser facilmente removido com água.

Para a Finish Line, o grande diferencial da nova tecnologia, entretanto, é a sua baixa taxa de manutenção, já que o selante, uma vez instalado no interior do pneu, não necessita ser trocado ou reposto.

Para funcionar com a máxima efetividade, a Finish Line recomenda a utilização 60 a 90ml do selante em cada pneu de bicicletas de estrada, 90-120ml para pneus MTB de 26 a 27.5 polegadas, entre 120 a 150ml para pneus de 29″ e 250ml para pneumáticos de fat bikes. Não há a necessidade de agitar o produto antes da aplicação e, ao contrário do látex, as fibras do Finish Line Tubeless Tire Sealant não são afetadas pelo uso de infladores de CO2.

Ainda sem data oficial de lançamento, o novo selante Finish Line Tubeless Tire Sealant será disponibilizado em frascos individuais de 120ml e 240ml, além de frascos de 1 e 3,8 litros para uso em oficinas especializadas. Até o presente momento, a Finish Line não havia informado os preços a serem praticados.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização