Aplicativo desenvolvido para plataformas Android e iOS coleta dados de percurso, altimetria, velocidade e cadência para realizar um cálculo estimado da potência média da pedalada a cada 15 segundos
Um novo aplicativo para smartphones promete ser uma alternativa econômica aos (ainda) caros medidores de potência para uso em bicicletas, tornando-se a opção ideal para atletas amadores que não podem – ou não querem – gastar muito dinheiro.Desenvolvido pela equipe de engenharia de software esportivo Capitan Nugget, o Fitif Power! faz uso dos sensores internos do smartphone (receptor de satélites e acelerômetro) e externos (medidores de cadência e cardíaco) para realizar um calculo estimado da potência média da pedalada.
Embora sem a mesma precisão dos equipamentos dedicados à medição de potência, o algoritmo de cálculo do Fitif Power! coleta parâmetros previamente configurados pelo usuário, como medida do pedivela, peso do ciclista e seu equipamento, tipo de bicicleta, terreno, pressão dos pneus e tipo de pedal, entre outros fatores, para fornecer uma estimativa bastante realista da potência atual, média e máxima, com atualizações automáticas realizadas a cada 15 segundos.
Disponível desde outubro do ano passado para usuários de smartphones com sistema operacional iOS, o Fitif Power! já é disponibilizado para Android desde ontem (19/02). Uma versão paga, com mais recursos, pode ser adquirida por 40 reais. Clique nos ícones abaixo para realizar o download gratuito da versão de avaliação: