22 de novembro de 2024
Foto: Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos

Brasileiro Gabriel Giovannini é o novo rei da Descida das Escadas de Santos

Brasileiro supera problemas técnicos durante descida e coloca o Brasil novamente no topo da prova de downhill, após oito anos sem vencer a competição

Mesmo cruzando a linha de chegada com o pneu traseiro da sua bicicleta estourado, o brasileiro Gabriel Giovannini foi o campeão da 16ª Descida das Escadas de Santos, disputada neste domingo (4) no Morro do Pacheco. A tradicional prova de downhill urbano teve cobertura ao vivo pela TV Globo, dentro do programa Esporte Espetacular, com transmissão para mais de 150 países.

Gabriel Giovannini – Foto: Divulgação

“Hoje estou realizando um sonho, vinha lutando por essa vitória há muito tempo. Tive um pequeno erro no início. Cheguei a pensar que não teria tempo de recuperar, precisei pedalar bem forte. Ainda bem que o pneu estourou apenas no último salto, não interferiu no meu tempo. Mas quando cruzei a linha não tinha certeza da vitória”, disse Giovannini, o novo rei da prova.

Entre as mulheres, Bruna Ulrich não deu a menor chance para as adversárias. “Nunca tinha vencido aqui, mas há cinco anos não vinha correr. É uma prova muito desafiadora, quem vê pela TV não tem dimensão do que é, muita loucura. É quase outro esporte dentro do downhill, não estamos acostumados”, explicou a hexacampeã brasileira.

O circuito de 600 metros de extensão com 514 degraus, cheio de obstáculos, tem desnível de 143 metros, equivalente a um prédio de 45 andares. A Descida das Escadas de Santos é uma idealização da Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB), sendo a Prefeitura de Santos correalizadora do evento por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes).

Resultados

Masculino

  1. Gabriel Giovannini – 56s435
  2. Lucas Borba – 57s302
  3. Bruno Silva – 58s041

Feminino

  1. Bruna Ulrich – 1min15s659
  2. Patrícia Loreiro – 1min32s256
  3. Amanda Santos – 1min35s813

Fonte: Prefeitura de Santos

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização