Brasileiro supera problemas técnicos durante descida e coloca o Brasil novamente no topo da prova de downhill, após oito anos sem vencer a competição
Mesmo cruzando a linha de chegada com o pneu traseiro da sua bicicleta estourado, o brasileiro Gabriel Giovannini foi o campeão da 16ª Descida das Escadas de Santos, disputada neste domingo (4) no Morro do Pacheco. A tradicional prova de downhill urbano teve cobertura ao vivo pela TV Globo, dentro do programa Esporte Espetacular, com transmissão para mais de 150 países.“Hoje estou realizando um sonho, vinha lutando por essa vitória há muito tempo. Tive um pequeno erro no início. Cheguei a pensar que não teria tempo de recuperar, precisei pedalar bem forte. Ainda bem que o pneu estourou apenas no último salto, não interferiu no meu tempo. Mas quando cruzei a linha não tinha certeza da vitória”, disse Giovannini, o novo rei da prova.
Entre as mulheres, Bruna Ulrich não deu a menor chance para as adversárias. “Nunca tinha vencido aqui, mas há cinco anos não vinha correr. É uma prova muito desafiadora, quem vê pela TV não tem dimensão do que é, muita loucura. É quase outro esporte dentro do downhill, não estamos acostumados”, explicou a hexacampeã brasileira.
O circuito de 600 metros de extensão com 514 degraus, cheio de obstáculos, tem desnível de 143 metros, equivalente a um prédio de 45 andares. A Descida das Escadas de Santos é uma idealização da Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB), sendo a Prefeitura de Santos correalizadora do evento por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes).
Resultados
Masculino
- Gabriel Giovannini – 56s435
- Lucas Borba – 57s302
- Bruno Silva – 58s041
Feminino
- Bruna Ulrich – 1min15s659
- Patrícia Loreiro – 1min32s256
- Amanda Santos – 1min35s813
Fonte: Prefeitura de Santos