Sensores instalados nos veículos impedem que ciclistas sejam atingidos por portas abertas subitamente
Estatisticamente falando, um dos maiores motivos de acidentes envolvendo veículos e bicicletas é o chamado car-dooring, quando o motorista, logo após estacionar, abre subitamente a porta do automóvel, atingindo o ciclista em cheio.Para prevenir este tipo de acidente, a marca automotiva Hyundai desenvolveu uma nova tecnologia de segurança denominada Safety Exit Assist que, entre outras funções, alerta o motorista sobre a aproximação de ciclistas, pedestres e outros automóveis vindos por trás e até mesmo trava as portas automaticamente caso haja risco iminente de abalroamento.
Similar ao sistema Life Sticker, desenvolvido pela empresa sueca Semcom, e ao Exit Warning System, da alemã Audi, a tecnologia utiliza sensores de aproximação instalados nos retrovisores laterais, apontados para a parte traseira do veículo. Caso um ciclista, pedestre ou outro veículo seja detectado, luzes intermitentes alertam o motorista. Se os mesmo estiverem se aproximando muito rapidamente, as portas são momentaneamente travadas até que o risco de colisão não mais exita.
De acordo com a Hyundai, em um primeiro momento a nova tecnologia será utilizada na quarta geração de seu SUV de luxo Santa Fe, devendo ser oferecido posteriormente como opcional em outros modelos.