Uma das cidades mais poluídas da Europa – em boa parte graças ao uso intenso de automóveis -, capital francesa continua na busca por alternativas de transporte sustentáveis
A cidade de Paris acaba de dar mais um passo importante no objetivo de tornar-se a ‘capital mundial da bicicleta‘ até 2020. Com o intuito de estimular ainda mais o uso da bicicleta como meio de transporte em detrimento aos automóveis, a prefeitura da capital francesa acaba de oficializar a concessão de uma série de subsídios especiais para a aquisição de bicicletas.A partir de agora, todo cidadão parisiense que adquirir uma bicicleta eletricamente assistida (e-bike) contará com um subsídio de 33% em relação ao preço total da bike, em um valor máximo de 400 euros.
Além disso, a prefeitura também subvencionará com até 600 euros todo comerciante parisiense que adquirir uma bicicleta cargueira (elétrica ou não) para substituir seu automóvel nos serviços de entrega.
A iniciativa não para por aí. Todo morador da cidade que desejar adquirir uma bicicleta para substituir seu carro como meio de transporte também poderá contar 600 euros para sua aquisição. Condutores de automóveis recém-habilitados contarão também com um crédito de 50 euros no Vélib’, sistema de compartilhamento público de bicicleta de París.
Para a Prefeitura de Paris, o objetivo é criar o hábito de trocar, sempre que possível, o uso do automóvel como meio de transporte por uma alternativa mais saudável, não poluente e sustentável. Atualmente, a capital francesa é considerada uma das cidades mais poluídas da Europa, em boa parte graças ao uso intenso de automóveis, situação que a atual gestão da cidade pretende reverter até 2020.