Marca estadunidense anuncia o lançamento das versões 2019 dos garfos Lyrik, Yari, Pike e Revelation, entre outras novidades
Após apresentar em fevereiro a renovação de seus garfos amortecedores Reba RL, Recon RL, 30 Gold, 30 Silver, Sektor RL, Judy Gold, Judy Silver, Pike DJ, Bluto RCT3 e Bluto RL, a RockShox anuncia o lançamento das linhas Lyrik, Yari, Pike e Revelation pertencentes ao seu catálogo 2019.Entre as novidades, destaca-se uma melhora no rendimento dos modelos citado, com uma ligeira diminuição de seus pesos finais, graças a utilização do novo pistão Charger 2 RC2 e da câmara de ar DebonAir em vários modelos.
Lyric RC2
Destinada ao seguimento de Enduro, A Lyric RC2 conta com um curso de amortecimento ajustável entre 150 e 180 milímetros e será disponibilizada para bicicletas aros 27.5 e 29 polegadas. Para 2019, a Lyrik RC2 passa a contar com o novo pistão Charger 2 RC2 com duas regulagens independentes de compressão para alta e baixa velocidade, além da nova câmara pneumática DebonAir, que reduz a fricção interna e oferece uma leitura de terreno mais sensível.
Assim como nos demais modelos de garfos RockShox, a nova Lyrik 2019 conta com canelas revestidas com o acabamento anti-atrito Fast Black e duas opções de cores (preto e vermelho).
Pike RCT3
Lançada originalmente em 2013, a Pike tornou-se imediatamente o ponto de referência para garfos Trail e Enduro, com uma sensação suave e progressiva.
Para garantir a evolução do modelo, a RockShox dotou a Pike com uma série de melhorias, que inclui um curso de amortecimento ajustável internamente entre 120 e 160 milímetros, barras de 35 milímetros e versões para uso em bicicletas de 27.5 e 29 polegadas.
Na linha 2019, o garfo passa a utilizar o pistão Charger 2 RC2 e acâmara de ar DebonAir, além de canelas com revestimento Fast Black.
Desenhada para utilização com cubos Boost de 110mm, o garfo é compatível com pneus de até 2.8″ de largura.
Yari RC
“Irmã menor” da Lyrik RC2, conta com o mesmo visual e recurso similares, a um preço mais acessível.
A Yari RC 2019 possui um curso de amortecimento regulável internamente entre 150 e 180 milímetros, canelas internas de 35 milímetros e possui opções para uso em bikes aro 27.5 ou 29 polegadas.
Para 2019, o garfo se atualiza com o cartucho Motion Control, a câmara de ar DebonAir, canelas com revestimento Fast Black e um novo circuito de compressão de alta velocidade, sintonizado para coincidir com o funcionamento do cartucho Charger.
Revelation RC
A Revelation cresceu, e depois de representar os garfos de longo curso originais, está pronta para enfrentar as trilhas mais exigentes de Enduro.
Seu chassis é derivado diretamente da Pike, com tubos superiores de 35mm, para uma rigidez inigualável e para combinar com o aspecto agressivo das bikes de trilha modernas e das bicicletas de Enduro.
O amortecimento é controlado pelo sistema Motion Control que, em combinação com cartucho Charger, oferece opções de curso de até 160 mm para 27,5″ e 150 mm, para aros 29.
A nova mola pneumática DebonAir reduz o atrito de cada peça móvel interna, mantendo a tração em todas as situações de uso.
DeLuxe RT3
Derivada originalmente da linha Monarch, a RockShox DeLuxe RT3 utiliza um novo chassi de tamanho métrico e um novo design com reforço na bucha do eyelet do amortecedor, além de um novo o-ring de vedação que reduz o atrito e aumenta a durabilidade do componente.
Internamente, sua superfície foi otimizada para melhorar a lubrificação e acelerar o movimento do pistão – alterações que reduzem a fricção e mantêm os pneus da bicicleta colados no chão.
O modelo 219 conta ainda com mola pneumática DebonAir, ajuste de compressão com 3 posições (aberto, pedalando e travado) e ajuste de retorno externo.
Super DeLuxe RC3
As principais mudanças no modelo 2019 da Super DeLuxe incluem uma melhoria no acabamento da superfície interna, que reduziu o atrito e melhorou a sua lubrificação, acelerando o movimento do pistão.
O cartucho de velocidade do retorno aumenta o controle da bicicleta e a confiança do piloto a cada curva em trechos de alta velocidade.
Assim como no modelo DeLuxe, a SuperDeLuxe conta com mola pneumática DebonAir e ajuste de compressão com 3 posições (aberto, pedalando e travado).
Super DeLuxe Coil RT Remote e Coil RCT
Amortecedores traseiros com trava já não são exclusividade da elite do XC – e o Super Deluxe Coil RT Remote já provou isso com o título do Enduro World Series 2016 com Cecile Ravanel. Os pilotos podem economizar energia e acelerar mais rápido ao mudar para o modo ‘Trava’ e clicar novamente em “Abrir” para ter todos os recursos nas descidas.
Os novos amortecedores traseiro a mola da RockShox contam com ajuste de retorno externo, ajuste de compressão com 2 posições – aberto e travado – (via botão TwistLoc ou OneLoc, no modelo RT Remote) e compatibilidade com roteamento de cabos interno e externo.
Preços e disponibilidade – Até o fechamento desta edição, a Proparts – distribuidora exclusiva dos produtos RockShox / SRAM no Brasil não havia nos retornado a respeito de informações sobre preços e disponibilidade dos produtos em nosso país. Em breve, mais informações.