Programa de incentivo ao uso de bicicletas como opção de mobilidade segura prevê parceria com lojas especializadas para distribuição de materiais educativos, além de palestras e oficinas
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) lançou nesta segunda-feira (26), em Curitiba, um projeto voltado para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte e opção de mobilidade segura. O Detran Amigo da Bike prevê uma parceria com lojas especializadas para distribuição de materiais educativos, além de palestras e oficinas com apoio do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), Federação Paranaense de Ciclismo e Federação Paranaense de Triatlo.“A ideia é abordar o ciclista no momento da compra ou do reparo da bicicleta. Entendemos que é necessário educar e falar sobre segurança para todos, seja para quem usa a bicicleta todos os dias como meio de locomoção, para quem só pedala aos finais de semana, para os esportistas, ou para quem usa a bike como lazer”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
O projeto propões parcerias com empresas e lojas que tem contato direto com os usuários. Serão distribuídos materiais sobre os direitos e deveres dos ciclistas, além de promoção de encontros, palestras, oficinas, treinamentos e eventos variados.
O vice presidente da Associação Comercial do Paraná, Paulo Roberto Brunel, disse que muitos dos problemas causados pelos ciclistas amadores, é a falta de conhecimento da forma correta de com conduzir uma bicicleta, “Esse projeto é sensacional, pretendemos divulgar muito. Hoje abrangemos grande parte do comércio do Paraná, a ideia é que com a divulgação da campanha consigamos uma redução nos acidentes envolvendo ciclistas.”, comenta Brunel.
“É um projeto que faltava o envolvimento com uma entidade como o Detran, pessoas comprometidas, fazendo com que o ciclismo seja valorizado e respeitado. Espero que haja uma continuidade e maior participação da comunidade.” Comentou o presidente da Federação Paranaense de Triatlon, Luiz Iran Guimarães.
O presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, Eduardo Pereira, lembra que o ciclista também tem direitos e obrigações no trânsito, “Todos nós conduzimos o trânsito, e essa abertura que o Detran está nos oferecendo é uma forma de educar os ciclistas, ter uma responsabilidade maior. Ensinar a utilizar os itens de proteção e desenvolver um trabalho de consciência no trânsito.”, diz.
Fonte: Detran/PR