Relatório preliminar do corpo de bombeiros local sugere que rotor da bicicleta de ciclista que praticava downhill no Bikepark Brandnertal teria entrado em contato com a grama seca, dando origem ao fogo
Um superaquecimento nos rotores de freios de uma bicicleta pode ter originado o incêndio que se alastrou em uma floresta nas proximidades de Bürserberg, na Áustria neste último domingo (25). De acordo com o jornal austríaco Vorarlberg, o fogo teria sido causado por um ciclista que praticava downhill no bikepark Brandnertal. Em uma das descidas, um dos rotores de freio, super aquecido devido às fortes frenagens, teria entrado em contato com grama seca, dando origem ao fogo. Apesar das tentativas do ciclista em apagar o princípio de incêndio, o fogo alastrou-se rapidamente, restando ao mountain biker avisar o corpo de bombeiros.Segundo relatório do corpo de bombeiros, o incêndio teve início às 4 horas da tarde (horário local) e foi contido duas horas depois. Não há informações sobre vítimas.
As autoridades locais aproveitaram o ocorrido para alertar sobre os riscos de se praticar mountain bike em regiões secas, onde o risco de incêndio é constante. Ainda assim, alguns especialistas questionam se a fricção excessiva das pastilhas de freios nos rotores poderia de fato resultar em temperaturas altas o suficiente para ter causado o incêndio.