Projeto Bicicleta Velha Bota pra Rodar, fruto de parceria da prefeitura com a Associação Brasileira de Ciclistas e a ONG Sem Fronteira, restaura e devolve ao uso bikes descartadas
Quem não tem, quer ter e quem tem, muitas vezes nem lembra que ela está lá. Pensando nisso e, de quebra, nos benefícios que a bicicleta traz para a sociedade, saúde, meio ambiente e mobilidade urbana, a Associação Brasileira de Ciclistas (ABC) propôs, em parceria com a ONG Sem Fronteira e apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), uma saída inteligente e solidária para dar vida nova às velhas magrelas: o Ecoponto de Bicicletas.Inserido no projeto Bicicleta Velha Bota pra Rodar, retomado neste mês de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Bicicleta, o descarte consciente e solidário tem por objetivo reutilizar as peças de bikes, patins, skates e até de cadeiras de rodas para recuperar, e devolver ao uso, as bicicletas antes quebradas.
Segundo o presidente da ABC, Jessé Teixeira Felix, todo o trabalho de restauração e montagem é feito com a ajuda de mecânicos profissionais e de oficinas especializadas. Os profissionais analisam o item doado a fim de eliminar aquelas que apresentam riscos de estrutura. “Muitas peças não dão para recuperar, pois o principal da bicicleta, que são os quadros e garfos, estão enferrujados e oferecem risco de se quebrar e causar acidentes. Nesses casos, eles são incineradas em um forno industrial”, explica Jessé.
Com oito meses de atuação, já foi possível recuperar e doar 30 bicicletas, o que deixou os organizadores otimistas e cheio de planos. “O próximo passo é construir bicicletas adaptadas”, afirma o presidente da Associação.
Pessoas interessadas em ganhar uma bicicleta através do projeto devem se inscrever pelo e-mail abciclistas768@gmail.com.
Projeto pioneiro – O primeiro Ecoponto público do Estado foi montado em agosto 2017 e funciona na sede da ONG Sem Fronteira, no Paquetá. Apenas um mês depois de inaugurado, já havia recuperado 12 bikes.
Em três meses, mais dois Ecopontos foram criados. Em outubro, na Sociedade de Melhoramentos da Ponta da Praia e, em novembro, no Orquidário. Em 2018, foram adicionados mais dois pontos para descarte: Vila Mathias e subprefeitura da Zona Noroeste.
As próximas cidades a receber o projeto serão São Vicente, Praia Grande e Guarujá.
Como e onde descartar -As doações podem ser feitas diretamente no local ou os interessados podem agendar a retirada do material pelos telefones (013) 3025-7373 ou 99135-0360. Também é possível entrar em contato através dos e-mails abciclistas768@gmail.com e jessetfelix@ig.com.br
Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h nos seguintes endereços:
ONG Sem Fronteira
- Rua da Constituição 75, Paquetá
Sociedade Melhoramentos da Ponta da Praia
- Rua Maestro Heitor Villa Lobos, 160
Orquidário
- Praça Washington s/ nº, José Menino
Sociedade de Melhoramentos da Vila Mathias
- Rua Lucas Fortunato, 45
Fonte: Prefeitura de Santos