23 de novembro de 2024

Novo acessório da Quarq permite monitorar a pressão dos pneus em tempo real

Equipado com um sensor capaz de ler a pressão dos pneus da bicicleta, novo Quarq Tyrewiz transmite as informações diretamente para o smartphone ou ciclocomputador do ciclista com uma precisão de +/- 2%

O fabricante de equipamentos eletrônicos para ciclismo Quarq anunciou o lançamento de um novo dispositivo que permite monitorar em tempo real a pressão dos pneus da bicicleta com uma precisão dificilmente alcançada pela maioria das bombas de ar disponíveis no mercado.

Batizado de Tyrewiz, o novo sensor da marca que pertence ao grupo SRAM herda a tecnologia do Quarq Shockwiz, dispositivo lançado em 2017 para monitorar a pressão e o comportamento de amortecedores para bikes.

Assim como o Shockwiz, o Tyrewiz conta com um sensor de pressão e um transmissor Bluetooth / ANT+ / NFC, capaz de enviar as informações sobre a pressão dos pneus com uma precisão de +/- 2%.

Desenvolvido para utilização em bicicletas de estrada e MTB, o Tyrewiz trabalha em conjunto com um aplicativo especial – disponível para as plataformas iOS e Android -, que informa a pressão dos pneus, possibilitando ao ciclista encontrar a melhor configuração de acordo com o estilo de pilotagem, condições de terreno e de clima.  

De pequenas dimensões, o Tyrewiz caracteriza-se por sua simplicidade de instalação e uso: basta retirar o núcleo da válvula da câmara de ar e rosquear o dispositivo no seu lugar. Uma vez pareado, o acessório passa a transmitir constantemente as informações para o smartphone ou ciclcomputador. Além disso, o Tyrewz conta com um LED de alerta que informa ao utilizador se a pressão do pneu monitorado está fora de uma faixa pré-determinada.

O dispositivo é resistente à água e poeira pela certificação IP67 e utiliza como fonte de alimentação uma bateria do tipo CR1632, com autonomia de até 300 horas de uso, de acordo com o fabricante. 

Ainda sem data para ser lançado no Brasil, o novo Quarq Tyrewiz chega às lojas dos Estados Unidos a partir de junho, ao preço médio de 199 dólares (pacote com dois sensores e uma ferramenta para remoção do núcleo da válvula).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização