18 de setembro de 2024
Vista de um dos pontos do percursos - Foto: Divulgação / Brasil Challenge

Brasil Challenge internacional valoriza belezas naturais de Minas Gerais

Inscrições para o desafio marcado entre os dias 4 e 6 de maio, encerram na próxima quarta-feira (2)

Um dos diferenciais do Brasil Challenge Internacional é a proposta de valorizar o patrimônio natural brasileiro e torná-lo mais conhecido dos fãs de Mountain Bike, apaixonados por desbravar nossos percursos. A Serra do Ibitipoca (MG), palco de disputa marcada entre os dias 4 e 6 de maio, faz parte de uma das mais belas reservas de Mata Atlântica do país e ainda apresenta uma série de trilhas para os mais variados níveis técnicos.

O percurso principal, de 217 quilômetros, irá passar pelas cidades de Lima Duarte, Santa Rita do Ibitipoca, Souza do Rio Grande, Olaria, São Domingos e Rancharia. Ponte de Pedra,  Janela do Céu, Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são algum dos pontos atrativos da região, que ainda conta com instalações novas e recém reformadas, melhorando a infra-estrutura de apoio a visitantes. O evento também terá uma prova exclusiva de XCP e uma corrida a pé na montanha.

Vila de Conceição de Ibitiboca – Foto: Divulgação / Brasil Challenge

“Os bikers irão passar por vilas históricas, várias cachoeiras, trilhas, vistas e lugares maravilhosos da região”, afirma Felipe Gomes, mais conhecido como Mamão, organizador do evento.

E pra quem acha que o caminho será “apenas de flores”, pode se preparar para uma prova dura e desafiadora, que irá testar as habilidades dos competidores do começo ao fim da maratona.

“O percurso tem uma característica muito técnica e destaco o segundo dia como um ponto chave da prova. A segunda etapa vai ser a mais longa, com 78km, e teremos um ganho de elevação superior a 2.600 metros (mais precisamente 2.604 metros)”, ressalta Mamão.

Parque Estadual de Ibitipoca – Foto: Divulgação / Brasil Challenge

Grandes nomes da modalidade estão confirmados na disputa, como Henrique Avancini, Viviane Favery, José Gabriel Marques, Lukas Kaufmann, além de times completos, como a equipe Caloi Avancini Team e a Cannondale Brasil Racing. Lembrando que a competição soma pontos para o ranking mundial (UCI) e também da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Mineira de Ciclismo (FMC).

Outras provas – Para quem não quer participar do percurso de longa distância, no sábado (5), será realizada uma Trail Run, corrida a pé na montanha, em parceria com a Academia VIDATIVA. Adultos e crianças podem participar da prova que conta com percursos de 3 a 10 quilômetros.

Já no domingo (6), será disputada a Marathon XCP, uma aventura incrível de 57 quilômetros, que poderá ser feita também com bicicletas elétricas.

Últimos dias para inscrições – As inscrições podem ser realizadas no site oficial do evento até o dia 2 de maio.

Os atletas da categoria Elite masculino e feminino pagam R$ 415,00 (quatrocentos e quinze reais). As demais categorias contam atualmente com desconto exclusivo de 35%, pagando o valor de R$269,00 (Duzentos e sessenta e nove reais).

Inscrições encerradas apenas para quem tem interesse em participar da Trail Run. 

Entrega de kits e Congresso Técnico – A retirada dos numerais, kit atleta e chip de cronometragem para os participantes do Marathon (3 dias de prova) será feita na quinta-feira, 3 de maio, das 08h às 17h, no Hotel Alpha Ville Chalés, mesmo local onde acontecerá o Congresso Técnico, previsto para começar às 18h30.

Os atletas devem apresentar documento de identificação com foto para a retirada do Kit. Os competidores da categoria UCI devem apresentar a sua licença UCI/CBC com o seu UCI ID.

Atletas que irão participar somente na etapa de XCP de domingo (6) deverão retirar os Kits no sábado (5), das 9h às 17h ou no domingo das 8h às 9h. Participantes da Trail Run (corrida a pé na montanha), podem  retirar o numeral na quinta (3) ou sexta (4) das 09 as 17h, ou ainda sábado das 08h as 09h.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização