22 de novembro de 2024
Henrique Avancini - Foto: Michele Mondini / Divulgação

Ciclistas Shimano desafiam Henrique Avancini no Red Bull Hill Challenge

Prova de uphill (subida de montanha) será neste fim de semana, no Rio de Janeiro, onde ciclistas tentarão bater o tempo individual do atual número 5 do ranking mundial de mountain bike

O trio de ciclistas do Shimano Sports Team, integrantes da Caloi Avancini Team, viverá um momento especial e inusitado neste fim de semana. Ao lado do manager da equipe, Ruy Avancini, os atletas Wolfgang Olsen, Edson Rezende e Pedro Lage formarão um quarteto para a disputa do Red Bull Hill Challenge. O evento promocional será realizado no Rio de Janeiro, neste sábado e domingo (28 e 29), e colocará quartetos, masculinos e femininos, frente à frente com o número 5 do ranking mundial de mountain bike, Henrique Avancini, em um desafio de uphill (subida de montanha). Será o vencedor o time que conseguir superar Avancini e subir mais rápido os 4,8 km do percurso da Vista Chinesa.

Edson Rezende – Foto: Divulgação

O fato curioso é que Henrique Avancini não somente enfrentará o trio de ciclistas da equipe criada por ele para fomentar o esporte, como também terá entre seus adversários na Caloi Avancini Team o próprio pai, Ruy Avancini. “Idealizei este evento com a Red Bull e o objetivo era deixar em destaque algum local de treinamento de ciclismo tradicional no país. A Vista Chinesa foi escolhida, porque é onde os ciclistas cariocas mais treinam. Assim, vamos agitar o local com um evento em um formato diferente e para que as pessoas se mobilizem em torno da Vista Chinesa”, conta Avancini. O quarteto vencedor ganhará como prêmio poder participar de um período de Training Camp com o ciclista futuramente.

Ruy Avancini – Foto: Divulgação

“A classificação dos participantes foi por meio do aplicativo Strava e as pessoas puderam registrar seus tempos nesta subida quantas vezes quisessem, durante três semanas. Os oito melhores homens e as quatro melhores mulheres se classificaram para montarem os seus quartetos. No domingo, teremos a disputa entre essas equipes montadas, com as femininas tendo vantagem de tempo. A subida será dividida em quatro partes iguais, com três locais de transição, onde há o revezamento. O legal é que irei competir contra esses quartetos sozinho e será uma brincadeira bacana, visando fomentar o ciclismo. Os praticantes do MTB do Rio se envolveram bastante, então acredito que já alcançamos nosso objetivo”, explica Avancini, que atualmente é o principal ciclista de MTB da América Latina e integra o Shimano Sports Team, grupo de atletas apoiados pela marca japonesa no Brasil.

Pedro Lage – Foto: Divulgação

Mais novo entre os integrantes da Caloi Avancini Team, Pedro Lage conta sua expectativa para participar do Red Bull Hill Challenge. “Estar ao lado do Henrique é sempre motivo de muito orgulho pra mim. Competir contra ele tem sempre uma emoção a mais, até porquê estamos falando do quinto melhor ciclista do mundo”, enaltece Pedro. “O Ruy, além de ser nosso gerente de equipe, desta vez vai alinhar ao nosso lado para fazer muita força na Vista Chinesa, lá no Rio de Janeiro. Será uma experiência diferente e estou animado com tudo isso”, complementa.

Wolfgang Olsen – Foto: Thiago Lemos / CIMTB Levorin

Além da competição, marcada para o domingo a partir das 7h30, com sede na Loja Vista Bike Club, o evento terá também programação durante o sábado, no Centro de convenções Paineiras Corcovado. Após o simpósio obrigatório para os participantes, às 8h, haverá uma mesa redonda com Avancini e convidados, às 9h30, e uma pedalada de aquecimento de cerca de 30 km logo em seguida, às 10h30, com todos os participantes do Red Bull Hill Challenge.

Colucci no Challenge Cerrado – Foto: Wagner Araujo

CAMTRI Triathlon American Cup – Também no domingo, o triatleta Reinaldo Colucci (Sesi/Shimano) vai representear o Brasil em Salinas, no Equador, no CAMTRI Triathlon American Cup. A prova será no formato standard, com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. “Tenho boas lembranças de Salinas. Competi lá em 2010, quando foi realizado o Sul-Americano e eu venci. Voltar ao Equador me traz ótimas recordações”, diz Colucci. 

“Estou bem confiante. Tenho evoluído, principalmente na minha corrida. Acredito que no domingo a competição será bastante disputada. O start list está recheado de bons atletas, inclusive alguns que já participaram de Jogos Olímpicos, como os argentinos Luciano Taccone e Raul Tellechea e o colombiano Carlos Javier Quinchara”, analisa Colucci.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização