Montado como prolongamento da blocagem da roda, novo Tacx Crashpad protege o câmbio traseiro da bicicleta sem comprometer a integridade da gancheira
O fabricante holandês Tacx acaba de disponibilizar no mercado um novo acessório cuja função é proteger o câmbio traseiro da bicicleta contra danos causados por quedas e pancadas.
Popular nos anos 90, os chamados protetores de câmbio eram utilizados principalmente por mountain bikers temerosos que o caro componente de transmissão se avariasse ao se chocar contra pedras e raízes. Cedo porém, percebeu-se que o remédio acabava por ser mais amargo que a doença: ao ser atingido, o protetor de câmbio muitas vezes funcionava como uma alavanca, entortando a gancheira e comprometendo a estrutura do quadro.
Esse problema era particularmente danoso em uma época onde ainda quase não se utilizava as gancheiras removíveis, tão comuns nos dias de hoje.
Leve (30 gramas) e minimalista, o novo Tacx Crashpad foi desenvolvido especialmente para oferecer o máximo de proteção ao câmbio traseiro sem comprometer a integridade do quadro ou de qualquer outro componente da bicicleta. Ao contrário dos antigos protetores de câmbio, o acessório da Tacx é utilizado como substituto da porca da blocagem da roda, sem contato direto com a transmissão ou com a gancheira.
Uma vez instalado, o protetor permanece posicionado paralelamente ao câmbio, recebendo em seu lugar qualquer pancada ou choque que possa ocorrer, preservando a transmissão.
Recém disponibilizado na Europa e nos Estados unidos, o Crashpad é comercializado por 19 dólares, em duas versões: longa, para a maioria dos câmbios e curta, compatível com os modelos Shimano Shadow, anos 2018 em diante.
Até o presente momento, não há previsão de comercialização no Brasil. Em breve, mais informações.