Fixado ao capacete, Tozuda Helmet Impact Sensor torna-se vermelho após impactos que possam causar danos ao cérebro, alertando sobre a necessidade de atendimento médico urgente
Uma jovem empreendedora norte-americana está lançando no mercado um novo tipo de sensor contra acidentes que, uma vez instalado no capacete, alerta ao seu utilizador sobre possíveis riscos de concussões e outros danos ao cérebro após uma queda de bicicleta.Um dos maiores e mais perigosos riscos que ocorrem quando um ciclista bate com a cabeça em um tombo de bicicleta é a chamada concussão cerebral, trauma crânio-encefálico que pode resultar desde perda transitória da consciência até consequências mais graves, como convulsões e até mesmo a morte.
Mesmo pancadas aparentemente leves, que não chegam a quebrar o capacete devem ser levadas a sério. De fato, em muitos casos, os sintomas de concussão cerebral podem não ocorrer imediatamente após o trauma, podendo levar dias até que se perceba algum problema.
Foi pensando nisso que Jessie Garcia, fundadora e CEO da Tozuda, uma pequena manufatura baseada na Philadelphia, Estados Unidos, criou o Tozuda Helmet Impact Sensor, um pequeno dispositivo mecânico composto por um invólucro transparente contendo em seu interior um líquido transparente e um corante, separados por um diafragma. Caso o capacete receba uma pancada igual ou superior a força de 85Gs (que oferece um risco real de concussão em 60% dos adultos, de acordo com pesquisa da Brown University), o diafragma se rompe, deixando o sensor vermelho.
Desenvolvido para ser um dispositivo confiável, barato e leve, o Tozuda Helmet Impact Sensor é compatível com qualquer tipo de capacete – incluindo modelos para outras modalidades esportivas – e pesa apenas 8 gramas, além de medir apenas 15mm x 15mm x 40mm.
Para viabilizar a produção comercial do novo sensor, Jessie Garcia iniciou uma campanha de arrecadação de fundos no Kickstarter, onde o Tozuda Helmet Impact Sensor poderá ser adquirido em regime de pré-venda, ao preço de 20 dólares, mais despesas de envio.