Ao todo, 85 empresas participarão do maior festival de bike do continente, entre os dias 14 e 16 de setembro, no Memorial da America Latina, em São Paulo
A alta procura das empresas para garantirem participação na nona edição do Shimano Fest demonstra que o maior festival de bike da América Latina tem tudo para repetir o sucesso dos anos anteriores, em sua quarta temporada consecutiva na cidade de São Paulo. Já foram comercializados 95% do espaço disponível para 85 empresas (apresentando cerca de 200 marcas), restando apenas 12 áreas para lojas. Assim, cresce a expectativa para o Festival da Bicicleta, marcado para pouco menos de três meses, entre os dias 14 e 16 de setembro, no Memorial da América Latina, zona oeste da capital paulista.“Seguimos trabalhando de forma intensa para realizar mais uma vez o Shimano Fest e surpreender a todos que visitarem o evento em seus três dias no Memorial da America Latina. Estar com o evento praticamente 100% comercializado faltando meses para a nona edição, apenas confirma o interesse do mercado nesse formato festival/feira de negócios outdoor que é uma característica inovadora do Shimano Fest”, conta Paulo Boldrin, da área de marketing da Shimano e coordenador do evento.
“Como sempre, nossa missão é o foco no público, tornando a visita ao evento uma experiência inesquecível e dessa forma, conquistarmos mais adeptos para a bicicleta e também um olhar diferente, até de maior respeito, da sociedade no geral. Além disso, garantir aos expositores e parceiros uma sensação de satisfação e de que eles ajudaram a fazer o evento junto conosco é crucial para nós”, completa.
Repetindo a fórmula de sucesso dos três anos de realização no Jockey Club de São Paulo, o Shimano Fest 2018 será dividido por arenas, que dão o tom do evento gratuito, cujo foco no primeiro dia (14/09) é nos profissionais do mercado, enquanto sábado e domingo é de portas abertas para todos, famílias e amigos, com diversas atrações. As principais áreas, mais uma vez, são: as arenas Kids, Radical, Expo e Competition, o Bike Show, o Espaço Mulher e o Test-Ride, além da Praça de Alimentação e o Bicicletário, também gratuito e com sua área cada vez maior, convidando mais pessoas a irem de bike ao evento.
Dentro dos 4,5 mil m² de área coberta, garantindo maior conforto, tanto para expositores, como para lojistas e o público, estarão as grandes empresas do mercado de ciclismo, desde fabricantes de bicicletas e distribuidoras, até empresas voltadas a acessórios, componentes, tecnologias de ponta, vestimenta e serviços ligados ao segmento. “Em resumo, teremos no Shimano Fest tudo que as pessoas querem e precisam saber sobre o mundo do ciclismo, seja ele um novato no esporte que está querendo conhecer de perto esse mundo fascinante da bicicleta, seja para os experts, que querem ter contato ainda maior com as novidades do setor”, destaca Paulo Boldrin.
Entre as empresas de bicicleta confirmadas na Arena Expo do Shimano Fest, destacam-se: Caloi, Cannondale, Oggi, Sense, Soul Cycles, Corratec, Groove, Audax, Nathor, GTSM1, Vicinitech. Alguma das distribuidoras confirmadas são: Isapa, LM, Ciclo Cairu, Intac e BCD (Blue Cycle Distribuidora). Acessórios e componentes, com empresas como Gantech Gancheiras, Vzan, Token, Próbike, Thule, Northpak e Kalf, entre outras. As principais marcas de vestimenta, como ASW, Penks, La Maglia e Refactor. GPS e tecnologias, como a Smart Pow, empresas de serviços, como MySafeSport, e outras em geral do mercado e também lojas, como Planck Sports (Spratly Brands), GTW, Scatt Bikes, DK Bikes etc.
Bike no Memorial – O mote de 2018 é #bikenomemorial – bike no memorial e em todos os momentos da nossa vida -, destacando a realização do evento no novo espaço, um centro cultural, de artes e lazer, inaugurado em 1989 na cidade de São Paulo, na Barra Funda, com o seu conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. Dá sequência assim aos lemas de 2015 (#todomundopelabike), 2016 (#respeitopelabike) e 2017 (#pedalejunto).
Atrações – Nesta edição, o test-ride, grande sucesso em 2017, utilizará a passarela que atravessa a avenida onde se localiza o Memorial da América Latina, permitindo uma integração ainda maior com o local, além de passar por trecho com terra e árvores com raízes expostas e coqueiros. Parte da estrutura para o test-ride também servirá como pista para a tradicional competição de Short Track, reunindo alguns dos melhores ciclistas brasileiros.
Não faltarão, também, opções de lazer e entretenimento como no ano passado. Para os pequenos, a Arena Kids, com inúmeras atrações, e o Bike Radical, com atividades imperdíveis, assim como o Espaço Mulher para as novas e também para as mais antigas fãs do ciclismo, além de ser um espaço para as mamães relaxarem e terem mais proximidade com a bicicleta. O Bike Show terá como atração diferentes estilos musicais.
O Festival da Bicicleta – Realizado pela primeira vez em 2010, o Shimano Fest nasceu para difundir os benefícios e prazeres da bicicleta para um maior número de pessoas. Um Festival gratuito e aberto ao público, onde todos são bem-vindos. Não existem tribos, nem distinção entre modalidades, mas sim a paixão pela bicicleta, para todos que quiserem conhecer melhor esse universo, e, claro, para aqueles que querem declarar seu amor pela magrela.
No ano passado, a oitava edição, no Jockey Club de São Paulo, teve 25.500 pessoas, com um crescimento de 25% no número de participantes em relação à anterior. Foram realizadas 17 horas de competição, com a presença de 270 atletas. O Festival gerou R$ 10 milhões em negócios, com mais de 5.000 lojas e 190 marcas do segmento.