Novo sistema Driven promete o dobro de eficiência se comparado aos atuais grupos de transmissão, ao utilizar no lugar da corrente um eixo tubular com engrenagens rolamentadas de baixíssimo atrito
O fabricante CeramicSpeed conquistou ontem o prêmio Eurobike Award, com um novo conceito em transmissão para bicicletas que utiliza no lugar da corrente um eixo cardã tubular rotacional, conectado ao cassete e à coroa.Batizado de DrivEn, o novo sistema promete uma maior eficiência e durabilidade se comparado às atuais transmissões de bicicletas que utilizam corrente.
O novo sistema de transmissão utiliza um eixo cardã em fibra de carbono, em cujas extremidades foram instalados 14 micro rolamentos que se conectam a um cassete especial com dentes posicionados horizontalmente. A troca de marchas – que conta com 13 velocidades – ocorre com o deslocamento lateral e longitudinal do eixo por meio de um motor elétrico, dispensando assim o câmbio traseiro.
De acordo com o fabricante dinamarquês, por possuir menos articulações que uma corrente e não utilizar polias de câmbio, o novo sistema gera menor atrito, permitindo uma eficiência de 99%, o que evita o desperdício da força aplicada aos pedais de uma maneira jamais alcançada em uma transmissão comum.
“[Em uma transmissão convencional] cada vez que a corrente se articula, uma fricção indesejada ocorre, roubando energia da pedalada. Em uma cadência de 95 pedaladas por minuto, ocorrem nada menos que 40 mil pontos de atrito neste tempo”, explica Jason Smith, CEO e fundador da CeramicSpeed.
Durante a pedalada em uma bike equipada com o DrivEn, ocorrem apenas quatro pontos de contato simultâneos – a metade da transmissão comum -, cada um deles rotacionando em rolamentos de cerâmica de baixo atrito. De acordo com Smith, o novo sistema gera 49% menos fricção que uma transmissão topo de linha Shimano Dura-Ace.
Conceito – Ainda na fase conceitual, o novo sistema de transmissão CeramicSpeed DrivEn deverá percorrer ainda várias etapas antes de ser lançado comercialmente. Smith explica que a transmissão contará com acionamento eletrônico, com um motor de acionamento instalado dentro do eixo e contará com um sensor de potência dedicado instalado.
Para aqueles que se interessaram em futuramente utilizar a transmissão em suas bicicletas, uma má notícia: o CeramicSpeed DrivEn só pode ser instalado em quadros de bicicletas especialmente projetados para ele.