Marca estadunidense pioneira no desenvolvimento de freios a disco para bicicletas quer retomar a liderança do mercado com novo modelo que alia alta eficiência com baixo peso
O fabricante Hayes anunciou o lançamento do Dominion A4, um novo modelo de freio a disco de acionamento hidráulico de quatro pistões, que promete aliar alta eficiência a baixo peso final.Fundada em 1946 e presente no mercado de bicicletas desde 1996, a marca norte-americana foi pioneira no desenvolvimento de freios a disco hidráulicos para mountain bikes. Símbolo de qualidade e eficiência, com o passar dos anos o fabricante foi perdendo espaço no mercado para as gigantes Shimano e SRAM, que hoje dominam o mercado.
Disposta a retomar sua fatia no mercado, o fabricante aposta suas ficha no Dominion A4, um novo conceito de freios a disco criado a partir do zero, que incorpora tecnologias inéditas nos modelos da marca.
Destinados a utilização em modalidades mais agressivas do MTB como o Trail, o Enduro e DH, os freios Dominion A4 contam com pinças de quatro pistões cada, o que aumenta a eficiência da frenagem e reduz o esforço no acionamento da manete, o que os torna aptos para serem utilizados em e-bikes.
Construídas em alumínio, as manetes do Dominion A4 possuem um design extremamente ergonômico, que permite seu acionamento com apenas um dedo. Seu pistão conta com a tecnologia LoFi (Low Input / High Fidelity), que garante uma ótima modulação e um acionamento com um mínimo de esforço.
A altura da manete em reação ao guidão pode ser regulada sem o uso de ferramentas, graças a um dial de ajuste localizado em sua base. Ao contrário de outros modelos do mercado, o Dominion A4 conta com rolamentos na manete para garantir um acionamento mais suave possível.
4 Pistões – Desenvolvidas para garantir o máximo de integridade estrutural e rigidez, as pinças do Dominion A4 são construídas em liga de alumínio cold-forged. Sua fixação no quadro e garfo conta com o sistema Crosshair Caliper Alignment System, que permite um rápido ajuste de alinhamento durante sua instalação, facilitando a vida dos mecânicos e eliminando o tradicional método de tentativa e erro para evitar que as pastilhas raspem no rotor.
As pinças contam com um sistema de sangramento de duas portas, o que facilita o procedimento e reduz a formação de bolhas de ar durante a instalação do óleo, do tipo DOT 5.1. Para a Hayes, este tipo de fluido garante um funcionamento preciso em todas as temperaturas, além de fácil manutenção.
Para evitar a dilatação das mangueiras, que pode causar falhas no sistema, as mesmas são revestidas com kevlar.
Menos ruído – Para evitar vibrações indesejadas que podem causar ruídos, as pastilhas são fixadas com um parafuso denominado KingPin, que evita seu deslocamento acidental.
Projetados para serem utilizados com os novos Dominion A4, os rotores D-Series utilizam um desenho denominado MRC (Modal Resonance Cancelation) que, de acordo com o fabricante, ao girar produz uma frequência sonora que cancela os ruídos produzidos pelo seu atrito com as pastilhas Hayes T106 (semi-metálica) T100 (sinterizada), resultando em uma freada o mais silenciosa possível.
Com 1,95mm de espessura, os rotores são ligeiramente mais finos que os demais disponíveis no mercado, o que reduz a possibilidade de ‘raspadas’ acidentais no disco.
A Hayes disponibilizará os rotores D-Series nas opções com 160, 180 e 203mm.
Baixo peso – Mesmo tendo a eficiência como prioridade, os freios Hayes Dominion A4 pesam um total de apenas 310 gramas cada, um dos mais leves de sua categoria.
Disponíveis no mercado mundial a partir de setembro, os novos freios a disco Hayes Dominion A4 serão comercializados ao preço de 226,71 dólares o par. Já os rotores D-Series serão vendidos por 49,28 cada (160mm).