Marcelo Florentino faz história na Rússia ao completar os 9.100 km da prova de bike mais extrema do mundo em menos de 347 horas
Foram 25 dias de competição, 346 horas e 19 minutos de pedalada, e uma aventura extrema e emocionante. Fazendo história na Rússia, o ciclista Marcelo Florentino conseguiu colocar o nome do Brasil mais uma vez no pódio e conquistou o terceiro lugar do Red Bull Trans-Siberian Extreme 2018. Ele ficou atrás apenas do alemão Pierre Bischoff, que completou a prova em 315h45m26s, e do dinamarquês Michael Knudsen, cuja marca foi de 333h13m04s.Velho conhecido do mundo das bikes no Brasil, Mixirica, como Marcelo é conhecido, encarou um dos desafios mais difíceis da sua vida. Pela terceira vez na competição, que é três vezes maior do que o Tour de France e duas vezes a extensão do Race Across America, o ciclista destacou o alto nível dos participantes e os diversos tipos de terrenos e climas encontrados, como terra batida, pedregulhos e muita chuva. Por isso, teve de usar muita técnica, autoconhecimento e perseverança em busca do pódio.
A competição teve ao longo de sua jornada, que iniciou no dia 24 de julho e finalizou nesta sexta-feira (17), 15 etapas. A última delas começou em Khabarovsk, seguiu ao longo do Rio Amur e foi marcada pela emoção. O clima estava em ótimas condições e os últimos cinco ciclistas ainda competindo conseguiram pedalar juntos por grande parte do trajeto, que tinha 768km. As últimas pedaladas aconteceram à noite, a caminho de Ilha Russkiy.
Grande favorito ao título, o russo Vladimir Gusev sofreu com dores no joelho direito e teve de abandonar algumas etapas. Com isso, foi desclassificado e aumentou ainda mais a disputa pelo lugar mais alto do pódio. De modo incontestável e batendo até recorde, o alemão Pierre Bischoff soube dosar momentos de força, resistência e técnica para abrir vantagem no relógio a cada trecho.
Durante a competição, o brasileiro Marcelo Florentino chegou a vencer uma etapa. A quarta parada, de Perm até Ekaterinburg, colocou Mixirica na ponta com tempo de 10h40m39s, um segundo de vantagem para o dinamarquês Michael Knudsen. “Estou muito feliz, pois consegui uma vitória nesta etapa. Queria agradecer a todos da minha equipe que me ajudaram brilhantemente em todos os aspectos”, disse o ciclista paulista, àquela altura.
A competição começou com oito participantes, entre eles: Vladimir Gusev (RUS), Pierre Bischoff (GER), Marcelo Florentino Soares (BRA), Michael Knudsen (DNK), Patricio Doucet (ESP) e Amit Samarth (IND). Porém, na reta final da prova, apenas Pierre Bischoff, Michael Knudsen, Marcelo Florentino Soares, Patricio Doucet e Amit Samarth tiveram condições físicas para finalizá-la.
Para quem quiser rever a trajetória do brasileiro pela Rússia, a Red Bull TV produziu nove episódios especiais, que mostram a jornada dos competidores ao longo do Red Bull Trans-Siberian Extreme 2018. Por lá, é possível encontrar depoimentos de Mixirica e também dos demais competidores.
Saiba mais sobre o Red Bull Trans-Siberian Extreme 2018
O Red Bull Trans-Siberian Extreme 2018 tem 15 etapas que têm entre 300 e 1400 quilômetros cada um e passam por Nizhniy Novgorod, Kazan, Perm, Yekaterinburg, Omsk, Novosibirsk, Krasnoyarsk, Irkutsk, Ulan-Ude, Chita, Svobodny e Khabarovsk.
Os participantes atravessaram cinco diferentes zonas climáticas, sete fusos horários, os Montes Urais e quatro dos rios mais longos do mundo. Passam pelo Lago Baikal e pedalam na fronteira do Cazaquistão, da Mongólia e da China, fazendo mais de 79km de subida e mais de três semanas na estrada.
O Red Bull Trans-Siberian Extreme tem chamado a atenção a um elevado número de ciclistas em todo o mundo. Qualquer pessoa que se sinta apta a percorrer perto de 10.000km numa bike pode inscrever-se.
Confira abaixo os resultados da competição:
Etapa 15
1. Pierre Bischoff – 26:37:52
2. Michael Knudsen – 26:43:55
3. Marcelo Florentino Soares – 26:51:56
4. Patricio Doucet – 28:48:56
5. Amit Samarth – 32:35:27
Resultado final
1. Pierre Bischoff – 315:45:26
2. Michael Knudsen – 333:13:04
3. Marcelo Florentino Soares – 346:19:00
4. Amit Samart – 379:51:44
Minor classification
Patricio Doucet – 416:32:05
Onde assistir
O Red Bull Trans-Siberian Extreme 2018 pode ser assistido na Red Bull TV ou pelo aplicativo Red Bull TV, disponível nas TVs Samsung, Sony BRAVIA, aparelhos Blu-Ray, PlayStation®4 (PS4™), PlayStation®3 (PS3™) e Apple TV. O aplicativo também pode ser baixado nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. O download também está disponível nos seguintes dispositivos: Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus, Roku e Xbox 360.