Principal evento do gênero na América Latina, o Shimano Fest será aberto ao público nos dias 15 e 16 de setembro, com entrada franca. No dia 14, o evento será exclusivo para profissionais do mercado
A nona edição do Festival da Bicicleta muda de lugar em 2018, agora com sede no Memorial da América Latina, chegando ao quarto ano seguido em São Paulo (SP), e segue com diversas atrações imperdíveis em sua programação. Marcado para 14 a 16 de setembro, o Shimano Fest tem como destaque a interatividade entre o público, são esperadas 30 mil pessoas, e as marcas, cerca de 200 do mercado de bike. Como nas temporadas anteriores a entrada do evento é gratuita nos dias 15 e 16 (a organização pede a doação de 1 kg de alimentos não perecíveis). O dia 14 é reservado aos profissionais do setor.A área de exposição e o test-ride são dois dos locais imperdíveis para todos os visitantes do Festival da Bicicleta. No primeiro, a oportunidade de conhecer de perto todos os lançamentos que as marcas apresentam para a temporada 2018/2019. Na parte de testes de bicicletas, o visitante terá o prazer de pedalar nas melhores bikes do mercado, com destaque para as bikes elétricas, ou seja, de pedal assistido. Caloi, Cannondale, Oggi, Sense, Soul Cycles, Corratec, Groove, Audax, Nathor, GTSM1, Vicinitech, entre outras, terão seu estande no evento e também permitirão aos visitantes testarem suas magrelas. Assim como a entrada na feira, os test-rides são gratuitos.
“A cerca de 15 dias do Shimano Fest, o maior festival de bike da América Latina, já começamos a sentir o clima do evento, em conversas com o pessoal das empresas que lá irão expor seus produtos, profissionais do setor e também com os amigos e familiares que, como em todos os anos, não perderão a oportunidade de visitar o nosso festival. A expectativa é bem grande, tanto para o dia exclusivo para o mercado e profissionais da mídia, a sexta-feira (14), quanto para o sábado e domingo, evento aberto para todos. Vamos receber visitantes de todo estado de São Paulo e de diversas partes do Brasil”, destaca Paulo Boldrin, da área de marketing da Shimano e coordenador do Shimano Fest.
Demais áreas e atividades – Área que atrai centenas de pessoas para o seu entorno, o Bike Competition terá uma novidade para os praticantes do mountain bike. Na edição inédita do Memorial da América Latina, o evento abre, para a disputa do Mountain Bike Short Track (XCC), as categorias amadoras masculina e feminina, com vagas limitadas. Nas categorias profissionais, elite feminina e masculina, os melhores ciclistas do País competirão no XCC, na primeira competição do gênero dentro do Memorial, um local emblemático em termos de cultura no País.
Na Arena Kids, que conta com o apoio da SP Hawks, estão confirmados as atrações: Tira Rodinha, onde a criançada dá suas primeiras pedaladas sem as rodinhas; o Pump Track, pista com rampas e elevações; Desafio Balance Bike, com um pequeno circuito com obstáculos; Desafio Shimano Sem Corrente, em que as bikes dessa disputa não possuem corrente, ou seja, os competidores não podem pedalar nem tocar os pés no chão, e ganha quem chegar na frente.Tudo isso aberto ao público e com as inscrições para os desafios sendo realizadas diretamente na Arena Kids.
O Espaço Mulher, sucesso nos últimos anos já que o ciclismo feminino cresce no País e no mundo, terá diversas atrações como a participação das integrantes da equipe de ciclismo LuluFive dentro da programação do ciclo de palestras, que tem também a Dra. Samia Hallage, psicóloga da Clínica Move, com o tema Preparação Mental em Ciclismo. A área conta também com a oficina mecânica para mulheres, massagem, aulas de funcional, entre outras ativações.
Bike Mobility – Esse ano a área de mobilidade e sustentabilidade do Shimano Fest vai apresentar, além de palestras e debates, uma mostra de projetos de Mobilidade por Bicicleta. Os projetos selecionados para apresentação no dia 15 (sábado), ganharão automaticamente mentoria, ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste em uma pessoa com maior expertise e conhecimento ajudar outra menos experiente – oferecida pelo Eureka Coworking durante seis meses. A CET SP também estará presente para interagir com o público e apresentar o projeto do novo plano cicloviário para São Paulo.
Bike Show – Rock’n Roll e boa música combinam com bike e, esse ano, não faltará atração. Quatro bandas animarão os visitantes nos dois dias de festival: no sábado (15), tocam as bandas de pop rock, 53×11 (covers de Red Hot Chilli Peppers, Greenday, Stone Temple Pilots etc) e Remove Silence (banda do Danilo Carpigiani, marido da DJ Luka Salomão). No domingo (16) é a vez de Amoradia do Som (vencedora do festival de música “Groove – Sons da Paulista” em 2017) e Sinfonia Rock (covers de hard rock) tocarem para o público do Shimano Fest. Presença obrigatória no Shimano Fest, a apresentação do tradicional Taiko, com os tambores japoneses, também está confirmada no domingo ao meio dia.
Radicalidade – No Bike Radical, as tradicionais atrações serão as manobras e saltos radicais do BMX Dirt Jump com apresentação do fera Leandro Moreira, o “Overall”; o BMX Flatland, prática realizada no plano no qual manobras e criatividade na bike são o destaque; e o Bike Trial, modalidade em que o importante é a habilidade para transpor todo tipo de obstáculo, sem sair de cima da bike e sem colocar os pés no chão: troncos, pallets, escadas, rampas, andaimes.
Serviço
Shimano Fest 2018
- Data: 14 a 16 de setembro
- Horários: Sexta-feira (14): exclusivo para imprensa, lojistas e profissionais do setor – 10h às 20h.
Sábado (15): Festival aberto ao público – 10h às 20h. Domingo (16): Festival aberto ao público – 10h às 17h. - Local: Memorial da América Latina
- Endereço: Rua Tagipuru – Portão 02 – Barra Funda – São Paulo (SP)
- Entrada: Gratuita – Contribua com 1 kg de alimento não perecível, que será doado para instituições filantrópicas.