Shimano Sports Team tem representantes ainda na Copa Downhill Internacional, no Peru, e no Barras Marathon, no Piauí
A cidade de Río Ceballos, em Córdoba (ARG), sedia entre sexta-feira (21) e domingo (23) a etapa decisiva do Abierto Across Internacional nesta temporada. A terceira e última disputa da competição argentina tem classificação UCI S2, ou seja, é realizada por estágios e vale 80 pontos para os campeões das elites nos rankings olímpico e mundial. Cinco brasileiros representam o País na corrida, sendo três do Shimano Sports Team: Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing), Guilherme Muller (Sense Factory Racing) e José Gabriel Marques (Groove/Shimano/ASW/Chaoyang). Raiza Goulão e Luiz Cocuzzi, atuais campeões pan-americanos, também competem na prova.No formato S2, três provas são realizadas e os campeões das elites serão aqueles que tiverem os menores tempos nas somatória dos três dias. A competição começa nesta sexta, com a disputa do contra-relógio (XCT) em um circuito de 6 km, a partir do meio dia. No sábado (22), será a vez do short track (XCC), em uma pista reduzida de aproximadamente 1,5 km. Enquanto as mulheres competirão às 10h, os homens estarão em ação logo em seguida, às 10h45. No domingo, a principal disputa: o cross country olímpico em um circuito de 9 km por volta. A Super Elite Masculina larga às 13h e a Feminina às 13h05.
“O que muda aqui, em relação ao tipo de prova de três dias que estamos acostumados a competir no Brasil, é a distância no circuito. Como a pista da principal disputa, a do cross country olímpico, tem 9 km por volta, em um total de quatro, o tempo total deve variar entre 1h50 e 2h. Isso faz mudar bastante a dinâmica e o estilo da competição. A expectativa é boa e espero ser constante para crescer dia a dia e brigar pelas primeiras posições do pódio. Estou bem ajustado ao equipamento e tem tudo para ser um bom fim de semana”, avalia Guilherme Muller.
Copa Downhill Internacional – O catarinense Lucas Borba (Manoel Marchetti/Shimano/ Maxxis) está em Lima, no Peru, onde será realizado neste domingo, no distrito de Pachacamac, a terceira de quatro etapas da Copa Downhill Internacional. “A Copa Downhill é um evento bem grande no Peru, com patrocinadores fortes entre as marcas de bike. A pista foi bem elogiada, mas ainda não tive a oportunidade de conhecê-la. O tempo está chuvoso, o que deixa tudo aberto na disputa. A ideia dos organizadores é fazer um mini Pan-Americano, com atletas de vários países, como Chile, Brasil, Peru, Colômbia, entre outros”, disse Lukinha, como é conhecido o piloto Shimano.
Barras Marathon no Piauí – O catarinense Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano/Giro29) viaja neste fim de semana para o Nordeste, onde disputará a Barras Marathon, no Estado do Piauí. Homologada pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), o evento contará com três distâncias. A principal delas de 80 km, em que estarão competindo as elites do esporte, além dos percursos de 40 e 30 km. A largada será no domingo, às 7h, na Praça da Matriz da Igreja Nossa Senhora Da Conceição, em Barra (PI).
Suporte Neutro Shimano – Enquanto alguns dos representantes do Shimano Sports Team competem no Brasil e no exterior, em Santana de Paranaíba (SP) e em Lagoa da Prata (MG) quem estará em ação serão os anjos azuis da Shimano. Enquanto o município da grande São Paulo recebe no domingo o The Rock – 1º Troféu Geocal Minerações, a cidade mineira sedia neste fim de semana o Campeonato Mineiro Sense de Maratona MTB. Ambas as disputas contam com o Suporte Neutro da Shimano, apoio técnico aos inscritos em provas, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores.
O serviço, presente nas principais competições do País, é feito, a partir deste ano, em parceria com a Blue Cycle Distribuidora (distribuidor exclusivo da Shimano no Brasil).