Torneio colocará à prova todas as habilidades dos melhores MTB freeriders do mundo e trará dupla brasileira Luciano ‘KDra’ Lancellotti e Eduardo Arruda no comando dos microfones
Já pensou em construir a sua própria pista no meio do deserto para realizar manobras de tirar o fôlego, a dezenas de metros de altura, contra os melhores do mundo da sua modalidade? É este o cenário que 21 pilotos malucos de mountain bike terão de encarar, nesta sexta-feira (26), nos penhascos de Virgin, em Utah (EUA), na 13ª edição do Mundial de Freeride MTB, o Red Bull Rampage. E pela primeira vez, o público brasileiro poderá acompanhar todas as emoções com narração em português, em transmissão histórica pela internet, a partir das 13h (horário de Brasília).A locução desta edição especial do evento ficará a cargo da lenda do MTB brasileiro Luciano ‘KDra’ Lancellotti. O piloto praticou diversas modalidades e é um dos grandes especialistas no freeride do País. Os comentários serão de Eduardo Arruda, trailbuilder que participou da construção de diversas pistas pelo mundo e, em 2017, esteve no Red Bull Rampage.
“Eu me sinto muito honrado em poder fazer parte disso. É um momento histórico, inédito. O Rampage foi uma das grande inspirações para eu começar a andar de bike, seja pelo lado estético ou pelo material gerado ao longo dos anos. Mudou a minha vida. Moldou o meu lifestyle. E, em 2017, materializei o meu sonho que parecia impossível. Quero transmitir tudo o que aprendi, pois todos que estão lá são pessoas ‘normais’ como todos nós. Não se sentem acima dos demais. Trabalhamos muito, sob um sol muito forte. É algo extremamente profissional, que requer muita atenção e preparo físico. Além disso, o Rampage é a essência da bicicleta: construir o que você quer andar. É doar para também receber. Construir para se divertir”, conta Arruda.
Além de mostrarem todas as habilidades sobre a bike, os pilotos precisam criar as suas próprias vias. Sem auxílio de ferramentas elétricas, eles contam com duas pessoas, durante quatro dias, para que as suas pistas sejam montadas. Depois, mais quatro dias para testes. Nesta temporada, diferentemente dos últimos locais, a prova apresenta desafios ainda maiores, com seções mais íngremes, partes técnicas e trechos com velocidades altas. Ou seja, até a última volta, do derradeiro ciclista, tudo pode acontecer.
Entre os participantes, o atual campeão Kurt Sorge busca o inédito tetracampeonato da competição. Lenda do esporte, o também canadense Brandon Semenuk não quer deixar o adversário abrir vantagem e tentará igualar o tri do seu compatriota. Cam Zink (EUA), prata em 2017, está confirmado na disputa, além da presença da nova geração, como Carson Storch (EUA) e Thomas Genon (BEL).
“Para mim, o segredo do Rampage é que, não necessariamente, você precisa apresentar uma manobra nova. Seu fluxo e a pista são fatores preponderantes. Neste ano, quero mostrar meu estilo agressivo e superar os meus últimos resultados”, disse o belga, sexto lugar nas últimas duas edições.
O Red Bull Rampage faz com que os atletas mantenham ‘cartas na manga’, pois as condições climáticas, como vento e temperatura, variam com bastante frequência, influenciando a dinâmica dos saltos, velocidade e apresentação dos competidores. Mesmo com a linha de chegada, o Mundial não é uma simples corrida, mas, sim, um show de habilidades da elite da categoria. Critérios como técnica e estilo são alguns dos fundamentos que a comissão de jurados leva em conta.
Serviço
Red Bull Rampage
- Data/Horário: 26 de outubro de 2018, a partir das 13h (horário de Brasília)
- Local: Virgin, em Utah (EUA)
- Narração: Luciano ‘KDra’ Lancellotti
- Comentarista: Eduardo Arruda
- Transmissão
Onde assistir – O Red Bull Rampage pode ser assistido na Red Bull TV ou pelo aplicativo Red Bull TV, disponível nas TVs Samsung, Sony BRAVIA, aparelhos Blu-Ray, PlayStation®4 (PS4™), PlayStation®3 (PS3™) e Apple TV. O aplicativo também pode ser baixado nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. O download também está disponível nos seguintes dispositivos: Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus, Roku e Xbox 360.