Cidade italiana adota sistema de “recompensa” pelo uso de meios alternativos de transporte que reduzam a poluição do ar
A cidade italiana de Bolonha criou uma nova e divertida de incentivar o uso de formas alternativas de transporte, incluindo a bicicleta.Através de um aplicativo para smartphone chamado Bella Mossa (Bom Trabalho, em italiano), é possível registrar trajetos realizados de bicicleta e, em seguida, converter a assiduidade do ciclista por pontos, que podem ser utilizados para a compra de cerveja, sorvete ou até mesmo ingressos para o cinema.
Desta maneira, os pontos são obtidos por viagem, e não por quilometragem, de forma estimular os participantes a usarem o meio de transporte mais limpo o maior número de vezes possível.
De acordo com os desenvolvedores do aplicativo, são necessárias aproximadamente oito viagens para se obter um sorvete grátis.
Ao final do trajeto, o aplicativo mostra a quantidade de dióxido de carbono (CO2) que deixou de ser emitida na atmosfera por terem escolhido o meio alternativo de locomoção.
A iniciativa foi obra do italiano Marco Amadori, um urbanista que lançou a ideia no ano passado como uma espécie de incentivo para tornar o uso de meios de transporte ecologicamente sustentáveis mais atraentes.
“Pela primeira vez fomos capazes de envolver todo mundo. Todos têm a possibilidade de trocar uma viagem de carro por uma de bicicleta ou ônibus e receber uma recompensa”, explicou Amadori em entrevista à agência de notícias britânica BBC.