21 de novembro de 2024

Como escolher uma bike que se adeque às suas necessidades

Com tantas opções de bicicletas no mercado, escolher a melhor opção nem sempre é tarefa fácil. Para auxiliar na escolha, a Veloseguro – empresa especializada em seguros de bicicletas -, preparou este guia prático abaixo:

Uso e terreno​

A primeira coisa a se levar em consideração na hora de escolher a melhor bike para você é como pretende usá-la e qual necessidade ela irá atender.

Ela será utilizada exclusivamente para deslocamentos na cidade?

KHS Green 8e

Se sua necessidade for a utilização para mobilidade urbana, opte por versões de bicicletas urbanas com posturas mais eretas. Eles estão mais adequadas ao perfil de vestuário casual e a postura deixará você mais alerta para perceber os estímulos que podem vir de todos os lados, de veículos, outros ciclistas e pedestres.

O uso será intercalado com transporte público?

Blitz Alloy

Uma opção interessante são as dobráveis, por não ocuparem espaços em ônibus, trens e metrôs.

Você tem um bom preparo e habilidade e busca uma bicicleta para se deslocar com sua bike sem chamar atenção?

Quella Varsity Cambridge Fixie

Bikes fixas são uma boa pedida.

São chamadas fixas porque o pinhão é fixo e nunca para de girar, ou seja, aquela paradinha de pedalar em movimento não existe.

Você precisará sempre rotacionar o pedivela com ela.

Está em dúvida entre uma bicicleta ou uma moto?

Sense Impulse

Considere as e-bikes ou bikes elétricas.

São também escolhas por quem quer deslocar-se por distâncias maiores e não tem um preparo físico ou mesmo limitações motoras.

E o melhor de tudo, você não precisa de licenças ou permissões para pedalar e seu impacto ambiental será praticamente zero.

Quer pedalar exclusivamente em estradas de asfalto como treino?

Trek Madone SLR 6 Disc

A tradicional Speed, nome dado às bikes de estradas, são as melhores opções. 

Você encontrará opções variando de R$ 800 a R$ 80 mil reais dependendo dos componentes, peso e materiais do quadro, que poderão ser de ferro, alumínio, fibra de carbono ou mesmo titânio.

Você quer iniciar a prática de triatlon ou é um triatleta buscando uma bicicleta?

Scott Plasma RC

Existem modelos específicos para a prática do esporte que, em essência, se assemelham às tradicionais estradas, com as quais também é possível praticar o esporte.

Há no entanto competições de triátlon como o Ironman, em que a prática do “vácuo”, tão comum em competições de estrada, é proibido.

Quem pretende competir em provas como esta poderá se beneficiar de modelos com geometria, design e componentes específicos que irão gerar uma sensível melhora no conforto e desempenho, especialmente em provas mais longas, que podem exigir horas em cima da magrela.

Estas bikes de triatlon também são conhecidas como TT ou contra-relógio.

Pretende andar na cidade e aos finais de semana encarar pedais por trilhas e/ou estradas de terra?

Caloi Explore Sport

Tenha uma mountain bike em mente com um pneu de uso misto.

Seu objetivo é somente pedalar ocasionalmente em ciclovias, parques e viagens?

Cannondale Quick 1

Você pode considerar uma mountain bike, urbana, dobrável e elétricas com um bom custo benefício.

Seu objetivo é somente encarar trilhas de mountain bike?

Oggi Cattura Pro

Opte por uma Mountain Bike mais específica. Com um peso mais leve e componentes especiais.

Geralmente esses modelos tendem a ter seu custo mais elevado por se destinarem exclusivamente à pratica esportiva e por terem mais tecnologia embarcada.

Pretende encarar trilhas mais agressivas com terrenos técnicos e bem acidentados?

Specialized Enduro Elite 29

Considere uma bike de Enduro ou All Mountain full suspension (Suspensão dianteira e traseira).

Esses modelos também são bem específicos , portanto terão uma baixa performance para uso na cidade seja pela largura do pneu, seu peso e geometria.

Seu propósito é descer montanhas o mais rápido possível e superar todos os obstáculos que estiverem no caminho?

Santa Cruz V10

Uma Mountain Bike para Downhill é o que você precisa.

Com pneus mais largos, suspensões mais elevadas, geometria de quadro e componentes especialmente resistentes. 

São exclusivas para este fim, tornando-se bem difíceis de serem conduzidas em subidas e tem um baixíssimo rendimento no asfalto e trilhas planas, comparadas com outros modelos.

Quer andar em Skate Parks e realizar manobras pela cidade?

GT Brian Kachinsky Team Signature

As bikes aro 20 e 26 para street são as mais indicadas.

Sua ideia é andar em regiões litorâneas ou mesmo na praia?

Pivot LES Fat

As beach bikes são versões especiais para este propósito.

As Fat Bikes (versões com pneus bem grossos) são outra pedida para quem tem um orçamento menos apertado e quer andar nas dunas ou mesmo na areia sem atolar a bike.

Outras variações – Existem também diversas outras modalidades como o Bicicross, Dirt Jump, Bike Trial, Freeride, Ciclocross, entre outras.

Cada modalidade possui um modelo específico com muitas variações de marcas, modelos e preços.

O primeiro e mais importante passo antes de ir até uma loja ou iniciar sua pesquisa é saber qual o estilo mais se parece com você.

Custo​

O segundo passo e fator determinante para muitas pessoas é o valor da bike.

Aqui o céu é o limite e varia dependendo dos materiais utilizados, qualidade dos componentes, marca da bicicleta e tecnologia embarcada.

É importante você ter em mente que o valor de uma bike corresponde à sua qualidade e a opção por um modelo muito barato pode custar caro, seja pelo desgaste prematuro, seja pela segurança que ela irá proporcionar.

Escolher a bike apenas pelo preço pode ser sinônimo de dores de cabeça e frustração com manutenção constante e substituição de peças.

Quanto à segurança, nunca esqueça que sua bike é um veículo.

Uma vez encontrada a faixa de preço ideal, converse com pessoas que entendam do universo da bike, pesquise em lojas especializadas e opte pelo melhor benefício do seu investimento.

Leve em conta, por exemplo, se realmente precisa pagar mais caro para ter uma bike de carbono ou se vale economizar com um modelo de aço.

Talvez uma bicicleta intermediária com o quadro de alumínio e um conjunto de peças seja perfeita para você.

Marca e tamanho

São inúmeras as opções nacionais e importadas disponíveis no mercado.

Comece pesquisando as marcas tradicionais, busque as opiniões e avaliações na rede e leve em consideração diferenciais como garantia e o pós-vendas.

Pouca gente sabe, mas uma bicicleta, assim como uma peça de vestuário, deve estar adequada ao seu tamanho, sob o risco de causar desconforto e até mesmo lesões quando for pedalar.

Versões mais simples podem possuir tamanho único, o que pode ser um problema, uma vez que uma pessoa de 1,50m possui dimensões bastante diferentes de outra com 1,85m.

Opte por marcas com modelos de diferentes tamanhos e encontre o modelo adequado à sua altura.

Tomar este cuidado pode eliminar muitas opções e este á um bom ponto de partida.

Além de desconforto e dores, o uso contínuo de uma bicicleta mal ajustada ao seu tamanho poderá causar lesões irreversíveis.

Informe o seu tamanho ao vendedor de uma loja especializada e peça para ele mostrar nas especificações da bike que a opção sugerida estará adequada ao seu tamanho.

Conclusão

Cumpridas estas dicas você tem o básico para fazer uma boa escolha. Existem existem ainda inúmeros outros fatores, muitos particulares à cada perfil de ciclista.

Lembramos que se sua opção for por uma bike usada, não deixe de verificar a procedência e jamais compre uma bicicleta de origem duvidosa.

Por exemplo, para fazer o seguro da sua bike, você precisará da nota fiscal ou um comprovante de propriedade.

Cuidado com as “ofertas imperdíveis” e evite flexibilizar demais na hora de adquirir uma bike usada ou você pode comprar uma bicicleta roubada e, mesmo sem má intenção, incorrer no crime de receptação.

Por Álvaro Perazzoli

Jornalista, Fotógrafo, Biker e Colaborador na Veloseguro
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização