Prova Gran Fondo Rio de Janeiro terá cerca de 120km e será realizada em Mangaratiba, região metropolitana do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro será sede em 2019 de uma etapa oficial e classificatória do Campeonato Mundial de Ciclismo Amador, criada pela Associação Internacional das Federações Nacionais de Ciclismo, Union Cycliste Internationale (UCI), a Gran Fondo, que atualmente acontece em cinco continentes.A prova será realizada em Mangaratiba, região metropolitana do Rio de Janeiro, no dia 28 de abril de 2019. As inscrições estão abertas no site oficial da prova.
“O mar, a montanha e o clima no país que está entre os cinco maiores mercados consumidores de bicicletas do mundo tornam este circuito inédito e inesquecível”, afirma Gabriela Monteiro de Barros, organizadora do evento,ciclista amadora há 15 anos.
De importância histórica, o trajeto da prova se desenvolverá pela antiga Estrada Imperial, a primeira via de rodagem do Brasil, datada de 1856, onde ainda despontam prédios antigos de linhas arquitetônicas simples, típicas do período colonial e algumas ruínas. A estrada oferece uma deslumbrante vista para a Baía de Mangaratiba, e é permeada por quedas d´água como as cachoeiras dos Escravos e Conceição de Jacareí. A Gran Fondo Rio de Janeiro terá cerca de 120 quilômetros, sendo 2 mil metros de ascensão acumulada, e será realizada na Serra do Piloto.
A região é considerada uma das mais belas do Brasil, localizada nas proximidades da Rodovia Rio-Santos, entre a Serra do Mar e a Baía da Ilha Grande, a 109 km do Rio de Janeiro ou a 102 km do Aeroporto Internacional Tom Jobim.
“Ciclista que é ciclista adora desafios, visuais deslumbrantes e testar limites desconhecidos só pelo prazer de superá-los. Dar giro no pedal com atletas de outros estados e países e também com os amigos não tem preço. Nossa expectativa é reunir mais de 1.000 atletas de vários estados e países”, afirma Gabriela.
A UCI realiza 22 competições de ciclismo em cinco continentes, 17 países e, na edição 2018, reuniu aproximadamente 60 mil participantes de 65 nacionalidades. O termo ‘Gran Fondo’ tem origem na Itália, em 1971, na região de Cesenatico, Costa Adriática da Itália, local com várias montanhas e colinas, onde um grupo de ciclistas decidiu realizar um grande evento desafiador que contou com a participação de atletas como Fausto Coppi e Marco Pantani.
A “Gran Fondo” é uma competição que oferece opções de percursos longos e médios para que mais pessoas possam participar e curtir.