Suspensão dianteira para mountain bike XC da Manitou reúne ajustabilidade, simplicidade e eficiência
Pioneira no desenvolvimento de amortecedores para bicicletas, a Manitou conheceu seu auge durante as décadas de 90 e 2000, quando lançou o primeiro garfo de suspensão específico para bikes do mercado. De lá pra cá, a marca norte-americana foi perdendo espaço para os gigantes do mercado, como a Fox e a RockShox.Sem perder seu foco, a Manitou foi adquirida pela Hayes Performance Systems em 2006, quando passou a reformular suas tecnologias e produtos de forma reconquistar sua fatia de mercado, disponibilizando produtos que se destacam pela eficiência e custo via de regra inferior ao da concorrência.
Entre seus produtos topo de linha, destaca-se o garfo amortecedor Machete Pro, apresentado ao mercado brasileiro este ano através da Isapa, distribuidora exclusiva da marca no Brasil.
Apresentação
Voltado para utilização em mountain bike XC, a Manitou Machete Pro reúne uma mistura de ajustabilidade e simplicidade em um garfo amortecedor robusto, eficiente, leve e relativamente barato, se comparado aos seus concorrentes diretos.
Construção – Construído a partir de chassis em liga de alumínio 7005, a Manitou Machete Pro conta com espiga cônica (tapered) do mesmo material, crown em alumínio forjado e canelas com revestimento anti-atrito na cor preta.
A conexão com a roda dianteira é realizada por meio de um exclusivo eixo de 15mm x 100mm, cujas extremidades possuem o formato hexagonal, de forma a impedir qualquer tipo de torção durante seu trabalho.
Seu grafismo, se por um lado não é dos mais bonitos que já vi, por outro lado é sóbrio e dificilmente irá destoar de sua bicicleta. Seja como for, entre os itens que acompanham o garfo da Manitou está uma cartela de adesivos sobressalente, em tons de cinza, para dar um ar mais ‘stealth‘ na suspa.
O garfo vem de fábrica com o curso de amortecimento de 100mm, podendo ser reduzido para 80mm mediante a instalação de espaçadores plásticos em seu interior (fornecidos com a suspensão).
Especificações técnicas
Modelo | Manitou Machete Pro 29″ 100mm |
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Curso de amortecimento | 100mm (ajustável internamente entre 80 ou 100mm) |
Sistema de amortecimento | ISO Air |
Bottom Out | Rubber Bumper |
Espiga | 1,5″ tapered (cônica) |
Crown | Em alumínio forjado, com acabamento na cor preta |
Offset | 48mm |
Sistema de compressão | ABS+ |
Sistema de retorno | Cartucho TPC ajustável |
Ajustes | Compressão, retorno e pressão do ar |
Canelas | Liga de alumínio 7050, com revestimento anti-atrito |
Diâmetro das canelas | 32mm |
Diâmetro da roda | 29″ |
Montagem de freio | Post Mount, para rotores entre 140 a 203mm |
Eixo | Hexlock SL 15mm x 100mm |
Altura (do crown ao eixo da roda) | 510mm |
Cor | Preto fosco, com detalhes em vermelho e branco* |
Eixo | Hexlock SL 15mm x 100mm |
Outro fator a se destacar é seu baixo peso, se comparado a modelos similares de outras marcas:
Marca/modelo | Peso (em gramas) |
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Manitou Machete Pro | 1.751 |
Fox 32 Factory | 1.673 |
SR Suntour Raidon | 2.067 |
RockShox Recon RL | 1.960 |
Ajustes – Como a maioria dos garfos de suspensão de sua categoria, a ‘suspa’ Manitou Machete Pro conta com três ajustes: pré-carga, velocidade de retorno e bloqueio.
O primeiro ajuste é realizado por meio de uma bomba de ar especial, que possibilita calibrar o reservatório pneumático de acordo com o peso do ciclista (incluindo vestuário e acessórios) de acordo com a tabela abaixo:
Peso do ciclista em kg | Pressão recomendada |
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>100 | 76-84 psi |
91 | 65-76 psi |
77 | 53-65 psi |
64 | 42-53 psi |
55 | 34-42 psi |
Responsável pelo controle de velocidade do retorno do amortecimento, o dial de rebound fica localizado na parte inferior da perna esquerda da suspensão, contando com 11 níveis de ajustes, do mais rápido (recomendado para trechos técnicos) ao mais lento (solo com pequenas irregularidades).
O dial, na cor azul, é construído em alumínio e tem uma aparência robusta e funcionamento suave, bem diferente dos botões plásticos de outros garfos em sua categoria de preço.
Já o ajuste de bloqueio é realizado por meio de uma alavanca remota instalada no guidão da bicicleta, cujo cabo é conectado ao sistema de compressão Manitou ABS+.
O teste
O teste do garfo Manitou Machete teve a duração aproximada de três meses, onde o mesmo foi utilizado em todas as condições possíveis de terreno e de clima para um amortecedor de sua categoria.
O garfo foi instalado em uma bicicleta Specialized Camber, mantendo seu curso de amortecimento original de 100mm, com o controle remoto do bloqueio fixado no lado esquerdo do guidão.
A instalação ficou a cargo do mecânico e atleta do ciclismo Robson Vasconcelos, responsável pela oficina da BSB TriBike.
Nos ajustes iniciais, optei por uma pressão ligeiramente maior do que a sugerida pela tabela impressa na perna esquerda do garfo, já que devido ao meu posicionamento na bike, um pouco mais projetado para a frente, a suspensão ficou com um SAG excessivo. No meu caso específico, utilizei 80 psi ao invés dos 65 psi da tabela, o que resultou em um SAG de 25% do curso total.
No ajuste de retorno, localizado na parte inferior da pera direita, optei por um ajuste inicial na metade do curso do botão e realizando alterações posteriormente para ir testando seu comportamento.
Logo nos primeiros quilômetros percebi a fluidez de seu funcionamento. Mesmo em um quadro como o da bicicleta de testes, com uma caixa de direção de 70° que exige mais do garfo do que tipos com uma geometria mais relaxada, a sensação de conforto foi muito superior ao proporcionado pelo garfo original.
Em estradas de terra com as famosas ‘costelinhas de vaca’, a redução da velocidade em três cliques no botão de controle de retorno praticamente eliminou o desconforto nos braços, transformando uma pedalada de longa distância em algo extremamente prazeroso.
Já em trechos técnicos, o aumento da velocidade no botão de controle proporcionou um retorno sensivelmente mais rápido, impedindo que trechos esburacados e rockgardens esgotassem o curso do amortecimento, mantendo o controle da direção e a estabilidade em curvas. Em nenhum momento de nossos testes foi constatado aquela sensação desesperadora de fim de curso, característica de amortecedores de baixa qualidade.
Rigidez a toda prova – O uso da tecnologia de arco reverso (onde o mesmo fica posicionado atrás das canelas do garfo), em conjunto com o uso de um eixo de roda com extremidades hexagonais criou uma estrutura triangular estável, de grande rigidez estrutural, onde em nenhum momento foram percebidos movimentos indesejáveis de torção durante a pedalada.
No asfalto, o sistema de bloqueio Absolute Plus (ABS+) proporcionou um travamento efetivo do garfo, evitando que o mesmo fosse acionado com a força da pedalada, ‘roubando’ a energia do ciclista.
O que pode melhorar – Uma das poucas coisas que me incomodou na Manitou Machete Pro foi a alavanca de acionamento remoto do bloqueio, a Manitou Milo. Embora simples e eficiente, achei a mesma pouco ergonômica, além de exigir um esforço maior no seu uso, se comparada às soluções adotadas por outros fabricantes.
Além disso, seu design mais pronunciado impediu sua instalação próxima à abraçadeira do trocador de marchas, exigindo que eu tirasse as mãos da manopla todas as vezes que precisei acioná-la.
Tirando isto, a trava cumpriu sua função de forma eficaz, auxiliando e muito nas situações onde precisei pedalar em pé.
Conclusão
Em um mercado repleto de marcas e modelos, a Manitou Machete Pro destaca-se por sua boa performance nos mais variados tipos de terreno, ajudando a manter a roda em contato com o solo, resultando em uma condução estável e segura. Seu funcionamento macio manteve uma excelente leitura nos diversos tipos de terreno por onde foi testada.
Sua estabilidade estrutural – fruto da combinação de seu arco reverso em combinação com o eixo Hexlock de 15mm -, em nenhum momento deu espaço para flexões ou torções indesejáveis durante as curvas mais velozes e fechadas, algo que pode ocorrer mesmo em garfos mais caros.
Com seu baixo peso, eficiência e estabilidade, a Machete Pro foi uma grata surpresa que pretendo utilizar ainda por uma bom tempo.
Manutenção, um diferencial a parte
Um dos maiores problemas que ocorrem para quem utiliza amortecedores em bicicletas é justamente a questão da mão de obra qualificada. Embora um número cada vez maior de lojas e oficinas investe em ferramental apropriado e na formação de seus mecânicos, o custo e disponibilidade de cursos especializados ainda é um entrave.
Como grande diferencial entre os distribuidores que comercializam amortecedores para bikes no Brasil, a Isapa, representante oficial da Manitou no Brasil, disponibiliza gratuitamente cursos de capacitação para mecânicos em seu Centro de Treinamento (CTI), em São Paulo, além de fornecer a pronta entrega, insumos e peças de reposição para toda a linha de suspensões Manitou.
“Ao contrário do que acontece com amortecedores de outras marcas, os modelos atuais da Manitou dispensam a necessidade de se adquirir ferramentas exclusivas. Dá para fazer a manutenção delas com o ferramental já disponível na maioria das boas oficinas”, diz Gilberto Alves, o Giba, da Isapa.
Os lojistas e mecânicos interessados em participar dos cursos do CTI devem entrar em contato pelo telefone (11) 2823 6500.
Preço e disponibilidade – No Brasil, o garfo amortecedor Manitou Machete Pro pode ser adquirido nas melhores lojas de bikes do país ao preço médio de 2.300 reais.
Garfo amortecedor Manitou Machete Pro
Estética
Leitura de terreno
Rigidez Esrutural / Construção
Facilidade de ajuste
Peso
Facilidade de manutenção
Custo x Benefício
Ótimo
Um garfo amortecedor com alta qualidade de construção, leve e relativamente barato
Pontos positivos
- Boa leitura de terreno;
- Baixo peso;
- Rigidez estrutural;
- Facilidade de ajuste.
Pontos negativos
- Poucas opções de ajuste de curso
- Dificuldade em encontrar para-lamas compatíveis.