22 de novembro de 2024
Lauro Chaman na conquista do título mundial - Foto: Fernando Maia / MPIX / CPB

Brasil conquista as primeiras vagas do Paraciclismo para Tóquio 2020

Primeira alocação de vagas foi divulgada nesta terça-feira (12/02) pela União Ciclística Internacional (UCI)

Após a recente notícia de poder disputar os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 com a quantidade máxima de atletas permitidos, o Paraciclismo brasileiro voltou a ser destaque nesta terça-feira, 12 de fevereiro, ao aparecer com duas vagas na primeira publicação de cotas da União Ciclística Internacional (UCI) para Tóquio.

“Estávamos confiantes para essa primeira etapa de classificação e mais uma vez conseguimos atingir o número máximo de vagas permitidas. Agora é seguir trabalhando forte para ampliar essas vagas na segunda alocação, que acontece no fim do primeiro semestre do ano que vem”, destacou Edilson Rocha “Tubiba”, coordenador do Paraciclismo na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

A classificação paralímpica será definida em duas fases de alocação. O critério utilizado pela UCI nas duas etapas é baseado exclusivamente no ranking mundial. A segunda distribuição de cotas acontece com o fechamento do ranking paralímpico em Junho de 2020.

O Brasil é hoje uma referência mundial no Paraciclismo. Só na temporada passada foram três pódios na classificação geral do ranking UCI e um título mundial, além de medalhas em copas do mundo e também em outras competições internacionais. No ranking masculino por nações, o Brasil terminou em sexto lugar geral entre 54 nações, enquanto no ranking feminino foi quinto entre 38 paises.

Destaques – Competindo na categoria MC5, Lauro Chaman teve um ano incrível, conquistou o título mundial de Paraciclismo de Pista, no Rio, e ainda terminou em terceiro no ranking de estrada e segundo no ranking de pista da UCI.

“É muito gratificante poder fazer parte desse momento incrível que o Paraciclismo brasileiro está atravessando. Estou feliz em poder contribuir de alguma forma para essas conquistas”, declarou Lauro.

Jady Malavazzy também fez bonito e subiu três vezes ao pódio da Copa do Mundo, além de conquistar a medalha inédita de bronze na prova de contra-relógio da categoria WH3 no Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada.

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 acontecem entre os dias 25 de agosto a 06 de setembro.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização