Gigante automotiva norte-americana anuncia o lançamento da linha de bicicletas eletricamente assistidas ARIV, que incorpora tecnologias herdadas dos veículos topo de linha da marca
Um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, a General Motors anunciou neste fim de semana o lançamento de uma nova linha de bicicletas eletricamente assistidas (e-bike), voltada para o uso em mobilidade urbana.Batizada de ARIV, a nova linha de e-bikes é composta por dois modelos que herdam tecnologias de gerenciamento de energia utilizadas nos veículos topo de linha da marca estadunidense.
Composta por dois modelos – Meld e Merge, as novas e-bikes da GM caracterizam-se por seu design elegante de linha curvas e motor localizado na caixa de centro, proporcionando um torque suave, sem as arrancadas bruscas que ocorrem nas bicicletas com motor no cubo da roda.
Projetadas para serem leves e fáceis de transportar, as bikes ocupam pouco espaço quando ociosas, sendo que o modelo Merge é dobrável, facilitando sua armazenagem.
Ambos modelos contam com um motor de assistência desenvolvido pela própria GM, capaz de oferecer uma autonomia de até 64 quilômetros sem precisar de recarga. O motor é capaz de oferecer até 4 níveis de assistência a uma velocidade de até 25 km/h.
A Meld e Merge contam ainda com sistema de iluminação dianteira e traseira por LEDs de alto brilho, portas USB que possibilitam recarregar celulares e outros acessórios durante a pedalada e um exclusivo suporte para smartphones, cujo uso em conjunto com um aplicativo dedicado, permite o acesso a informações em tempo real sobre velocidade, distância percorrida e nível da bateria, entre outras.
Outro recurso interessante é o “Walk Mode” ou modo de caminhada, que possibilita deixar a transmissão em ponto morto, facilitando ao ciclista empurrar a bicicleta na garagem ou dentro de casa, por exemplo.
Preço e disponibilidade – Em um primeiro momento a General Motors deverá comercializar a linha ARIV na Alemanha, Bélgica e na Holanda, como estratégia de marketing, já que são países de alto uso de e-bikes.
De acordo com o fabricante, as e-bikes serão comercializadas no regime de pré-venda, com entrega programada para o fim do semestre, ao preço médio de 2.800 euros (Meld) e 3.400 euros (Merge).