Henrique Zompero, diretor da Escola Park Tool no Brasil, explica a importância das revisões periódicas neste tipo de componente da bicicleta
É claro que todo ciclista sabe que periodicamente é necessário fazer uma revisão na bicicleta. O que boa parte dos ciclistas amadores desconhece é que, quando levam suas mountain bikes para realizar a chamada ‘revisão geral’, o serviço não inclui a desmontagem e revisão da suspensão. Por isso, grande parte dos usuários de bicicletas acaba por levar este componente da bicicleta para manutenção apenas quando ela apresenta problemas – mas é claro que isso não é o ideal.Mas, então, quando é a hora de fazer a manutenção da suspensão da sua bicicleta?
Revisar o amortecedor da bike (ou qualquer outro componente) apenas quando ele tem problemas é um dos grandes erros que um ciclista pode cometer. Por vários motivos:
- Primeiro porque deixa de ser uma manutenção preventiva e passa a ser uma manutenção corretiva;
- Se tem problemas, a bike já não está no melhor do seu desempenho;
- O custo da troca de peças é invariavelmente mais alto do que a manutenção preventiva;
- No caso da suspensão estar funcionando mal, há o risco de segurança para o ciclista.
Diversos problemas são evitados se você planejar uma manutenção preventiva. A grande questão é: qual a hora certa pra fazer a manutenção da sua bike?
A hora certa da revisão – É muito comum vermos mecânicos de bicicleta não capacitados indicarem a manutenção preventiva das suspensões por quilometragem. Ou seja: a cada ‘X’ quilômetros pedalados, você leva sua suspensão para revisar. Mas isso está errado!
A manutenção de equipamentos hidráulicos, como é o caso da grande maioria das suspensões, deve ser feita com base nas horas de uso da bicicleta e não na quilometragem. Essa recomendação é válida para todas as marcas de suspensão, embora cada uma delas tenha uma sugestão específica de horas para cada revisão em seus manuais – em geral, variam de 50 a 200 horas.
Isso significa que você precisa somar as horas em que passa em cima da bicicleta para saber quando revisar o amortecedor dianteiro? Sim, esta é uma das opções. Mas hoje em dia existem diversas ferramentas que auxiliam neste controle mecânico. Um deles é o Bike Conecta, que entre outras coisas, regula a manutenção da bike em horas de uso e quilometragem. Com conexão com a sua conta no Strava, o aplicativo envia mensagens para você avisar você de cada revisão.
Tipos de revisão – Existem dois tipos mais tradicionais de revisão de suspensão nas oficinas de bicicleta: a básica, com foco maior em limpeza e a avançada. Mas antes de falar delas, é importante lembrar: leve sempre a sua bicicleta para um mecânico profissional capacitado em suspensões. Isso evita que você coloque a sua mountain bike em sérios problemas.
Praticamente todas as marcas de suspensão disponíveis no Brasil possuem centros técnicos autorizados, com profissionais capacitados para cuidar da sua bicicleta. Um componente como a suspensão, com tantas particularidades entre uma marca e outra, processos e formas de realizar determinados ajustes, a especialização se torna ainda mais necessária.
Revisão básica – é uma manutenção preventiva fundamental para o bom funcionamento do equipamento, mensurada pelas horas de uso dele. O objetivo principal dela é a higienização da suspensão, para evitar o desgaste excessivo dos componentes.
Nesta revisão é feita a limpeza geral do amortecedor, a remoção dos lowerlegs, verificação das buchas internas e a lubrificação tanto das espumas quanto do anel raspador. Nela, o mecânico também irá fazer a verificação completa dos tubos (canelas) para identificar possíveis riscos e trincos.
Revisão avançada – esta é uma manutenção preventiva mais completa. Além de todos os itens da revisão básica, ela conta com a desmontagem completa da suspensão e inclui trocas de diversas peças. A ideia é que o amortecedor funcione sempre no mais alto grau de excelência, no 100% de performance para que ela foi projetada. Por isso, algumas peças são trocadas mesmo que não estejam ainda apresentando problemas: por esta razão que tem o nome de manutenção preventiva, porque se antecipa a possíveis problemas.
Visando o bom funcionamento do amortecedor, nesta revisão são feitas as substituições de todas as borrachas e vedações recomendadas pelo fabricante, incluindo a troca dos o-rings, além da substituição do óleo do sistema de retorno. Mais uma vez, a importância do mecânico capacitado: é importantíssimo seguir as recomendações que vêm no manual de instruções, o que o profissional com qualificação teórica normalmente segue à risca.
Para a manutenção avançada de suspensão, as marcas possuem kits de reparos próprios para isso. São kits que normalmente vêm com retentores e o-rings, que são substituídos para que a suspensão se comporte da melhor maneira possível nas trilhas. O valor dos kits de reparo normalmente já está incluso na revisão.
O que você pode fazer em casa – Uma boa conservação da suspensão passa também pela forma como cada ciclista cuida da bicicleta. Existem algumas atitudes, bem simples, que mantém o amortecedor em bom funcionamento por um período maior.
Recomendada pela maioria dos fabricantes, a limpeza dos tubos deslizantes deve ser feita sempre antes de pedalar. É importante por dois motivos. Primeiro porque mantém a suspensão em perfeito estado de conservação e evita maiores problemas. E segundo porque esta é uma responsabilidade do ciclista de forma direta, já que consta no manual de instruções e, sem fazer isso, você pode inclusive perder a garantia do produto.
Esta limpeza evita que o o-ring ou anel raspador se sobrecarregue e exerça a função dele, que é evitar que entre sujeira dentro da haste da suspensão – o que pode ocasionar riscos nos tubos deslizantes e desgastar a parte mais sensível do amortecedor. Veja neste vídeo como fazer esta limpeza em casa:
Garanta sua suspensão em bom estado por mais tempo
Entender como funcionam as manutenções de suspensão e quando fazê-las é fundamental para que seu amortecedor funcione bem por um longo período de tempo. Se você levar a sua suspensão para manutenção porque ela está com um problema, lembre-se: o mecânico terá que corrigir este problema em uma manutenção corretiva, o que é quase sempre mais caro e mais prejudicial para o funcionamento dela.
Se chegar nesse ponto, é sinal de que passou da hora de fazer a prevenção e o momento certo foi perdido. Cuide da sua mountain bike, leve sempre em profissionais qualificados e pedale em segurança por muito mais tempo.