Equipe Investe-Songo-Specialized faz “hat trick” e amplia vantagem na Ultramaratona de MTB na África do Sul
A equipe Investec-Songo-Specialized de Annika Langvad e Anna van der Breggen ampliou sua liderança durante a segunda etapa da Absa Cape Epic, apesar de ter mudado de estratégia no meio da corrida desta terça-feira (19).A dupla campeã mundial de MTB e de estrada fez o movimento decisivo no final da etapa de 90 km de Hermanus para Oak Valley Estate em Elgin, África do Sul. Mas o plano antes do início do estágio era de não atacar suas rivais diretas na prova: Ariane Lüthi e Maja Wloszczowska.
“Ontem (segunda-feira) estávamos bastante cansadas quando cruzamos a linha de chegada, então hoje nós realmente queríamos tentar economizar o máximo de energia que pudéssemos,” disse a pentacampeã mundial de MTB maratona Annika Langvad. “Hoje só queríamos ficar juntas (Lüthi e Wloszczowska), mas na última grande subida, sentimos bem e, assim, aumentamos um pouco o ritmo e conseguimos uma boa diferença.”
Ao cruzarem a linha de chegada, Langvad e Van der Breggen abriram uma folga de dois minutos, o que os deixa com uma confortável vantagem de quase oito minutos até os 107 quilômetros da próxima etapa. O percurso da 3ª etapa de quarta-feira é um loop difícil de ida e volta de Oak Vale que leva na famosa subida Groenlandberg e sua descida técnica e traiçoeira.
“Nada é certo nesta corrida até você cruzar a linha de chegada em Val de Vie Estate, no domingo (24). Depois disso poderemos comemorar a vitória geral” – disse Langvad. Sua parceira, campeã olímpica de ciclismo Estrada, também se recusou a celebrar antes da hora, claramente satisfeita por chegar a Oak Valley ilesa e com 100% de aproveitamento.
“Estou muito cansada, mas estou muito feliz com a prova de hoje”, disse Van der Breggen após o final. “Ficamos com Maja e Ariane nas descidas e nas seções técnicas, incluindo o terreno técnico da Land Rover. Conseguimos acompanhar sem acidentes, considero que foi um bom dia para mim.”
Resultados da 2ª etapa – Categoria Feminino
- Investec-songo-Specialized 50-1 Annika Langvad (Denmark) 50-2 Anna van der Breggen (Netherlands) 04:18.01,2
- Kross-Spur Racing 53-1 Ariane Lüthi (Switzerland) 53-2 Maja Wloszczowska (Poland) 04:20.09,2 +2.08,0
- Summit Fin 54-1 Candice Lill (South Africa) 54-2 Adelheid Morath (Germany) 04:27.55,6 +9.54,4
Classificação geral após a 2ª etapa
- Investec-songo-Specialized 50-1 Annika Langvad (Denmark) 50-2 Anna van der Breggen (Netherlands) 10:18.57,4
- Kross-Spur Racing 53-1 Ariane Lüthi (Switzerland) 53-2 Maja Wloszczowska (Poland) 10:26.48,2 +7.50,8
- Summit Fin 54-1 Candice Lill (South Africa) 54-2 Adelheid Morath (Germany) 10:37.01,3 +18.03,9
Homens em ação – Entre os homens, a equipe Investec-Songo-Specialized de Jaroslav Kulhavy e Sam Gaze permaneceu em contato com os líderes até cerca de 35 quilômetros da etapa com o total 90km, quando Sam Gaze sentiu os efeitos de um acidente na etapa 1.
Com isso, enquanto Sam bravamente aguentava o ritmo colocado por Kulhavy, o time preferiu mudar de estratégia dando suporte para a equipe Specialized Foundation NAD de Matt Beers e Alan Hatherly, que terminaram o dia em sétimo lugar geral, consolidando sua liderança na corrida com a camisa de melhor equipe sul-africana.
Para quarta-feira, Gaze está determinado a continuar e enfrentar os 107 quilômetros com 2800 metros de subidas.