Com suas linhas arredondadas e visual agressivo, novo modelo do fabricante italiano desembarca nas principais lojas do mundo a partir de outubro
Marca icônica na história do ciclismo, a Pinarello anunciou nesta quarta-feira (01/05) o lançamento de sua nova bicicleta de estrada Dogma F12. substituta do modelo Dogma F10, a nova bike topo de linha da marca italiana chama a atenção pelo seu design de linhas arredondadas e visual agressivo.Totalmente remodelado em relação a sua predecessora, a Dogma F12 é construída a partir de um quadro em fibra de carbono Toray T1100 1K Dream Carbon e o já consagrado garfo aerodinâmico Onda ForkFlap.
Estruturalmente, o quadro recebeu reforços na região da caixa de centro e nos chainstays, que resultaram em um incremento na rigidez na ordem dos 10% e uma redução de 10% na torção lateral se comparada a Dogma F10. Graças ao emprego de nanotecnologia exclusiva em sua construção, mesmo com os reforços estruturais a bicicleta ficou 7.3% mais leve que o modelo anterior.
Integração total dos cabos – Uma das principais novidades da nova Dogma F12 é a ausência de cabos e conduítes expostos, graças a uma nova tecnologia de roteamento interno dos mesmos. Batizada de TiCR (Total Internal Cable Routing), a nova tecnologia utiliza um novo modelo de guidão integrado à mesa, em conjunto com uma caixa de direção oversized, com rolamentos de 1 e ½”, o que permite rotear os cabos por dentro do headset e passá-lo por dentro do quadro, sem a necessidade das tradicionais portas de entrada.
O resultado, no caso dos modelos equipados com freios a disco, é um desenho limpo, sem interferências e com um aumento de 5 por cento na aerodinâmica da bicicleta.
Modelos – Disponibilizada com freios a disco ou de aro, em várias cores e configurações de componentes, a nova Pinarello Dogma F12 será comercializada em nada menos que 13 tamanhos de quadro e 16 opções de tamanho de guidão, o que possibilita nada menos que 208 combinações distintas, incluindo grupos de transmissão mecânica ou eletrônica das marcas Shimano, Campagnolo e SRAM.
Geometria
CC | CF | L | I | A (º) | B (º) | F | P | T | D | R | G | Reach | Stack |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
420 | 415 | 498 | 113 | 74,40 | 69,15 | 564 | 406 | 94 | 67 | 43 | 373 | 348,9 | 498,3 |
440 | 435 | 503 | 118 | 74,40 | 70,00 | 564 | 406 | 99 | 67 | 43 | 373 | 354,3 | 506 |
465 | 455 | 515 | 125 | 74,40 | 70,50 | 573 | 406 | 104 | 72 | 43 | 373 | 364,8 | 517,6 |
470 | 455 | 525 | 128 | 74,00 | 71,40 | 575 | 406 | 114 | 72 | 43 | 373 | 370,5 | 530,2 |
500 | 480 | 525 | 138 | 74,00 | 71,40 | 575 | 406 | 109 | 72 | 43 | 373 | 372,1 | 525,4 |
515 | 495 | 535 | 145 | 73,70 | 72,00 | 577 | 406 | 114 | 72 | 43 | 373 | 378 | 532,3 |
530 | 510 | 545 | 149 | 73,70 | 72,50 | 583 | 406 | 123 | 72 | 43 | 373 | 383,3 | 536,6 |
540 | 520 | 550 | 154 | 73,40 | 72,80 | 583 | 406 | 131 | 72 | 43 | 373 | 385 | 551,2 |
550 | 530 | 557 | 157 | 73,40 | 72,80 | 590 | 408 | 142 | 72 | 43 | 373 | 388,8 | 561,6 |
560 | 540 | 565 | 164 | 73,00 | 73,20 | 591 | 408 | 149,5 | 72 | 43 | 373 | 390,7 | 570,2 |
575 | 555 | 575 | 168 | 73,00 | 73,70 | 596 | 408 | 163 | 72 | 43 | 373 | 396,7 | 584,8 |
595 | 575 | 587 | 180 | 72,40 | 73,40 | 605 | 408 | 199 | 67 | 43 | 373 | 393,3 | 613,3 |
620 | 615 | 620 | 192 | 72,00 | 73,40 | 633 | 411 | 239 | 67 | 43 | 373 | 410,1 | 561,7 |
Preços e disponibilidade – A nova Pinarello Dogma F12 será disponibilizada no mercado a partir de outubro de 2019. De acordo com o fabricante, de acordo com a configuração de componentes, a bike será comercializada por valores entre 9 a 12 mil euros (completa) ou por 5,000 euros (quadro versão freios de aro) e 5,200 euros (quadro, versão disco).