24 de novembro de 2024
Shimano Deore XT M8100

Shimano anuncia o lançamento dos grupos Deore XT e SLX de 12 velocidades

Novos componentes herdam a tecnologia do grupo XTR M9100, como o freehub Micro Spline, que possibilita o uso de cassetes com relação de até 10-51 dentes

Líder mundial no desenvolvimento e fabricação de componentes para bicicletas, a Shimano anunciou hoje o lançamento global dos novos grupos de transmissão de 12 velocidades Deore XT M8100 e SLX M7100.

Shimano XT M9100

Voltados para o uso em Mountain Bike, os novos grupos incorporam uma série de novas tecnologias utilizadas pelo grupo topo de linha da marca, o XTR M9100, lançado em maio do ano passado, como o freehub Micro Spline, que possibilita o uso de cassetes com relação de até 10-51 dentes. 

 

Disponíveis no mercado a partir de 14 de junho, os novos grupos foram desenvolvidos para o uso em competições e por entusiastas que exigem a melhor relação performance x confiabilidade e serão oferecidos em versões para uso com coroas duplas (2 x12 velocidades) ou com pedivelas de coroa única (1 x 12 velocidades).

Deore XT M8100

 

O novo grupo Deore XT M8100, inclui características tais como a inovadora tecnologia do cassete Micro Spline de 12 velocidades, com combinações de 10-45 ou 10-51 dentes, pedivelas com a tecnologia Hollowtech II, trocadores de marchas Ispec-EV de ergonomia totalmente ajustável, jogos de rodas completos para uso em XC ou Enduro, além de opções de freios com calipers de 2 ou 4-pistões, com rotores IceTech Freeza de rápido resfriamento.

Pedivela Shimano Deore XT FC-M8120-1
Pedivela Shimano Deore XT FC-M8120-1

Pedivelas – O novo pedivela Deore XT M8100 de 1 x 12 velocidades utiliza a já consagrada tecnologia de eixo central integrado Hollowtech II e braços ocos para redução do peso final. Suas coroas apresentam o exclusivo perfil de dentes Dynamic Chain Engagement+, mais estreitos e largos, o que contribui para uma melhor retenção da corrente, resultando em maior suavidade e em um funcionamento silencioso da transmissão.

Para uma rápida troca de configurações, é possível trocar a coroa rapidamente através do sistema de montagem direta, com opções para 28, 30, 32, 34 e 36 dentes.

Pedivela Shimano Deore XT FC-M8120-2
Pedivela Shimano Deore XT FC-M8120-2

Já o modelo de coroa dupla vem com a configuração 36-26 dentes, o que oferece uma possibilidade de
amplitude de marchas imbatível quando combinado com o cassete de 10-45 dentes, maximizando as possibilidades para todos os tipos e condições de terreno, enquanto mantém saltos menores entre os passos das marchas para uma cadência sempre constante.

Cassete Deore XT CS-M8100 (10-51T)
Cassete Deore XT CS-M8100 (10-51T)

Cassete – Os cassetes da linha Deore XT M8100 utilizam a interface de freehub MicroSpline de 12 velocidades e serão disponibilizados nas opções 10-45 dentes – para menor diferença entre os passos na mudança de marchas – ou 10-51 dentes, para máximo alcance.

Os dois modelos vêm com a tecnologia de endentamento Hyperglide+, que proporciona subidas e descidas rápidas da corrente durante as trocas de marcha, além de garantir uma transmissão realmente silenciosa.

Os novos cassetes são construídos a partir de uma aranha em alumínio, que comporta 10 pinhões de aço e dois em alumínio para uma relação otimizada de durabilidade x peso.

Corrente Shimano Deore CN-M8100
Corrente Shimano Deore CN-M8100

Corrente – A nova corrente HG de 12 velocidades do Deore XT foi redesenhada com a placa interna estendida, para melhoria do engate e retenção, além de contar com acabamento cromado dos roletes, o que garante maior durabilidade, além de reduzir o acúmulo de detritos.

Câmbio traseiro Shimano Deore XT RD-M8120 SGS
Câmbio traseiro Shimano Deore XT RD-M8120 SGS

Câmbios – Com duas versões distintas, uma para para coroa única (RD-M8100-SGS) e outra para dupla
(RD-M8120-SGS), o novo câmbio traseiro Deore XT permite trocas de marcha precisas e rápidas em uma ampla gama de combinações de marcha. Os dois câmbios apresentam tecnologia Shadow RD+, preventores de impacto e roldanas oversized de 13 dentes, que permitem pedaladas com menos chacoalhar da corrente.

Câmbio dianteiro Shimano Deore XT FD-M8100-E
Câmbio dianteiro Shimano Deore XT FD-M8100-E

Já o câmbio dianteiro será disponibilizado para bicicletas com linha de corrente de 48.8mm e 51.8mm, em montagens dos tipos D-type, E-type ou M-type. O Câmbio utiliza acionamento por cabo com puxada frontal e movimento lateral (Side Swing), que resulta em trocas de marchas macias, precisas e com pouco esforço físico.

Trocador de marchas Shimano Deore XT SL-M8100-R
Trocador de marchas Shimano Deore XT SL-M8100-R

Trocadores de marcha – Com opções de ajuste lateral e rotacional, os trocadores Ispec-EV, que se adequam perfeitamente a manete de freio, oferecem soluções customizáveis para o feeling de cada usuário. Pontos de borracha texturizada nas alavancas do trocador e a tecnologia two-way release (liberação dupla) melhoram ainda mais a troca de marchas.

O trocador direito (SL-M8100-IR) faz uso da característica multi-release (multi-liberação) para descer as marchas rapidamente pelo cassete e, no caso do uso do câmbio dianteiro, uma alavanca única no lado esquerdo (SL-M8100-IL) faz a troca dianteira com precisão.

Os trocadores Deore XT M8100 também estão disponíveis em uma versão com abraçadeira.

Freios – Otimizadas ao máximo para cada modalidade do MTB, as pinças de freio Deore XT M8000 estão disponíveis em versão de 2 pistões específica para XC ou em versão para Trail / Enduro de 4-pistões. A versão de 2 pistões compartilha o mesmo design que a versão anterior XT M8000, fazendo com que as pastilhas de resina anteriores G02A/3A/J02A/3A ou de metal G04S/J04C sejam compatíveis, enquanto a versão de 4 pistões é um projeto totalmente novo, baseada no design do XTR M9100, compartilhando as mesmas pastilhas aletadas, tanto de resina N03A, quanto a N04C de metal (compatível também com pastilhas D03S ou D02S).

Shimano Deore XT BR-M8100 e BR-M8120
Calipers de freio Shimano Deore XT BR-M8100 (Dois pistões) e BR-M8120 (quatro pistões)

As manetes de freio funcionam com ambas as pinças de XC e Trail / Enduro e são equipadas com o sistema Servo Wawe para engate rápido, potência melhorada e menor curso livre da manete.

Manetes de freio Deore XT BL-M8100-L e BL-M8100 R
Manetes de freio Deore XT BL-M8100-L e BL-M8100 R

Ajustáveis, as manetes de freio podem ser anguladas em 2 posições em relação ao guidão, para uma sensação de frenagem mais firme. As manetes também apresentam seletor para o ajuste de alcance da manete e parafuso de ajuste do curso livre para ajustes e regulagens simples na trilha.

Rotor de freio Shimano Deore XT RT-MT800
Rotor de freio Shimano Deore XT RT-MT800

Rotores – Os rotores de nível Deore XT RT-MT800 contam com a tecnologia de dissipação de calor IceTech Freeza, que maximiza o resfriamento do disco, resultando em uma performance de frenagem consistente e maior vida útil das pastilhas de freio. Esta tecnologia consiste em uma construção em “sanduíche” de um núcleo em alumínio com camadas externas de aço inox, que ajuda a dissipar o calor através de aletas
centrais.

Rodas e cubos – Diferentemente da série XTR M9100, a nova linha Deore XT M8100 oferece rodas completas de 27.5 e 29” para ciclismo de XC e Trail / Enduro.

Rodas Shimano Deore XT WH-M8100-TL
Rodas Shimano Deore XT WH-M8100-TL

As rodas Shimano para XC oferecem aros totalmente fechados com o diâmetro interno de 24mm, prontos para receber pneus tubeless de até 2.35”. Os 28 raios perfilados  oferecem uma combinação perfeita entre rigidez e peso para uma performance rápida no XC.

Simultaneamente, as rodas específicas Trail / Enduro oferecem 30mm de largura interna do aro, própria para pneus de até 2.6”. Cubos traseiros apresentam O.L.D. de 148mm e os aros de alumínio comportam 28 raios para manter as rodas tubeless fortes e ao mesmo tempo leves para pilotos agressivos, em condições críticas de pedal.

Os dois modelos contam com eixos passantes E-Thru (de 15mm na frente e 12mm atrás), com O.L.D. de 148mm de largura, além de apresentar interface para cassetes com tecnologia Shimano Micro Spline nos cubos traseiros.

Cubos dianteiros e freehubs individuais da nova linha também estão disponíveis nas medidas de 100mm e 142mm (traseira), 110mm e 148mm, e 157mm (dianteira).

SLX M7100

 

Assim como o Deore XT, a nova série SLX M7100 também utiliza um cassete no padrão Micro Spline de 12 velocidades nas opções de 10-45 ou 10-51 dentes, pedivelas de 1 x 12 ou 2 x 12 velocidades, freios com 2 e 4 pistões, trocadores de marcha Ispec-EV totalmente ajustáveis, câmbios dianteiros e traseiros otimizados, além de jogo de cubos pronto para 12 velocidades.

Pedivela SLX FC-M7120
Pedivela SLX FC-M7120

Pedivela – O novo pedivela SLX 2 x 12 Hollowtech II, conta com coroas de 36 e 26 dentes, proporcionando uma amplitude de marchas imbatível quando combinado com o cassete de 10-45 dentes, maximizando as pedaladas em todos os tipos de terreno.

Pedivela SLX FC-M7130
Pedivela SLX FC-M7130

Já o modelo 1x conta com coroa única de 32 dentes, compatível com o cassete de 10-51 dentes.

Cassete SLX CS-M7100 10-51 dentes
Cassete SLX CS-M7100 10-51 dentes

Cassete – Com configuração de relação similar ao Deore XT M8100, os cassetes SLX de 12 velocidades são construídos a partir de uma aranha de alumínio para acomodar onze pinhões de aço e um  de alumínio, para um equilíbrio perfeito entre durabilidade, peso e estilos de pilotagem.

Corrente SLX CN-M7100
Corrente SLX CN-M7100

Corrente – A nova corrente HG de 12 velocidades do SLX foi redesenhada com a placa interna estendida para melhorar o engate e a retenção da corrente, além de apresentar as placas de rolete dos elos com tecnologia Sil-Tec, para uma operação mais suave e maior durabilidade em todas as condições de pedal. 

Cambio traseiro SLX RD-M7100 SGS
Cambio traseiro SLX RD-M7100 SGS

Câmbios – Disponível para versões de pedivela single speed (RD-M7100-SGS) ou duplo (RD-M7120-SGS), o câmbio traseiro SLX oferece mudanças precisas e rápidas sobre uma enorme gama de combinações de marchas em 12 velocidades. Os dois câmbios possuem a tecnologia de posicionamento Shadow RD +, assim como redutores de impacto e roldanas de 13 dentes para pedaladas mais silenciosas e agradáveis. 

Trocadores de marcha SLX SL-M7100-IL e SL-M7100-IR
Trocadores de marcha SLX SL-M7100-IL e SL-M7100-IR

Trocadores – Com ajuste lateral e opções de ajuste rotacional, os trocadores SLX Ispec-EV, que se encaixam perfeitamente na alavanca do freio, oferecem soluções para o piloto customizar seu estilo e feeling de pedalada. Para ciclistas que utilizam uma configuração 2×12, uma alavanca única de acionamento (SL-M7100-IL) no lado esquerdo do guidão, opera o câmbio dianteiro de forma extremamente precisa e leve.

Manete de freio SLX BL-M7100 L
Manete de freio SLX BL-M7100 L

Freios – As pinças dos freios SLX também são disponibilizadas em uma versão com pinças de 2 pistões, específica para uso em XC, ou com 4 pistões, para utilização em Trail / Enduro.

A versão de 2 pistões tem o mesmo design da versão anterior, de forma tornar-se compatível com as atuais pastilhas de freio SLX da versão anterior, as G02S, J02A, G04S e J04C.

Pinça de freio SLX BL-M7120
Pinça de freio SLX BL-M7120

Já a versão de 4 pistões é um projeto totalmente novo, com base no design do XTR M9100, que utiliza pastilhas D03S (resina) ou D02S (metal), alem das aletadas N03A e NO4C.

Os manetes de freio SLX funcionam tanto com pinças de XC, quanto de Trail / Enduro e vêm com o sistema Servo Wave da Shimano, que garante engate mais rápido, potência melhorada e menor curso livre. As manetes de freio agora estão posicionadas em ângulo em duas posições em relação ao guidão, para uma sensação de frenagem mais firme.

Cubos – Os cubos dianteiros e traseiros SLX  estão disponíveis individualmente nas medidas 100 mm e 142 mm, 110 mm e 148 mm ou 157 mm. O freehub do cubo traseiro FH-M7110 utiliza o padrão Micro Spline da Shimano.

Cubo traseiro SLX FH-M7110-B
Cubo traseiro SLX FH-M7110-B

O engate dos rotores de freio utiliza a interface Shimano CenterLock.

Comparativo de modelos

Câmbio traseiro

  XTR M9100 XT M8100 SLX M7100
Modelo M9100-SGS M9120-SGS M8100-SGS M8120-SGS M7100-SGS M7120-SGS
Coroa 1x 2x 1x 2x 1x 2x
Peso 240g 241g 284g 290g 316g 322g

Câmbio dianteiro

  XTR M9100 XT M8100 SLX M7100
Modelo M9100-D M9100-E M9100-M M9100-D M9120-E M8100-M M8120-D M7100-E M7120-M
Peso 110g 88g 99g 135g 106g 114g 135g 106g 114g

Pedivela

  XTR FC-M9100 XT FC-M8100 SLX FC-M7100
Montagem direta
Construção Uma peça Em duas peças Em duas peças
Mesmo pedivela para 1 e 2 coroas
Peso 520g (30 dentes) 622g (30 dentes) 631g (30 dentes)

Cassete

  XTR M9100 XT M8100 SLX M7100
Relação 10-51t* 110-45t** 10-51t* 10-45t** 10-51t* 10-45t**
Aranha Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio
Pinhão em alumínio (low) 3 3 2 2 1 1
Pinhão de titânio (middle) 5 5
Pinhão de aço (top) 4 4 10 10 11 11
Peso 367g 350g 450g 440g 534g 513g

*10, 12, 14, 16, 18, 21, 24, 28, 33, 39, 45 e 51 dentes
**10, 12, 14, 16, 18, 21, 24, 28, 32, 36, 40 e 45 dentes

Corrente

  XTR CN-M9100 XT CN-M8100 SLX CN-M7100
Pino do link Cromização e Hollow Cromização Cromização
Placa interna Cromização Cromização Sil-Tec
Placa externa Sil-Tec Sil-Tec
Rolete Sil-Tec
Tamanho 116/126/138 links 116/126/138 links 116/126/138 links
Peso 242g (113 links) 252g (113 links) 257g (113 links)

Preço e disponibilidade – De acordo com a Shimano, os novos grupos Deore XT M8100 e SLX M7100 serão disponibilizados no Brasil a partir de 14 de junho, ao preço de R$ 5.999,00 reais (Deore XT)* e R$ 3.999,00 (SLX)**.

*Valor não inclui freios e rodas
**Valor não inclui freios

Tabela de preços sugeridos ao consumidor final

SLX M7100

Descrição Preço
Cubo traseiro SLX FH-M7010 Boost 12mm CenterLock 32 furos 10/11v  R$ 599,00
Cubo dianteiro SLX HB-M7110 Boost 15mm CenterLock 32 furos preto R$ 349,00
Corrente CN-M7100 126 links 12 velocidades com QuickLink R$ 239,00
Pedivela SLX FC-M7100 175mm 12v (sem coroas e movimento central) R$ 769,00
Câmbio traseiro RD-M7100 SGS 12 velocidades R$ 649,00
Alavanca de câmbio SLX SL-M7100 12 velocidades direito sem visor R$ 329,00
Coroa SLX FC-M7100/M7130 SM-CRM75 32 dentes R$ 279,00
Cassete 12 velocidades CS-M7100 10-51 dentes R$ 779,00
Valor total R$ 3.999,00

Deore XT M8100

Descrição Preço 
Cubo traseiro Deore XT FH-M8110 Boost 12mm CenterLock 32 furos 10/11v  R$ 699,00
Cubo dianteiro SLX HB-M8110 Boost 15mm CenterLock 32 furos preto R$ 449,00
Corrente CN-M8100 126 links 12 velocidades com QuickLink R$ 399,00
Pedivela Deore XT FC-M8120 175mm 12v (sem coroas e movimento central) R$ 1.149,00
Câmbio traseiro RD-M8100 SGS 12 velocidades R$ 999,00
Alavanca de câmbio Deore XT SL-M8100 i-Spec EV 12 velocidades direito R$ 549,00
Coroa Deore XT FC-M8100/M8130 SM-CRM85 32 dentes R$ 549,00
Cassete 12 velocidades CS-M8100 10-51 dentes R$ 1.199,00
Valor total R$ 5.999,00
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização