Novos componentes herdam a tecnologia do grupo XTR M9100, como o freehub Micro Spline, que possibilita o uso de cassetes com relação de até 10-51 dentes
Líder mundial no desenvolvimento e fabricação de componentes para bicicletas, a Shimano anunciou hoje o lançamento global dos novos grupos de transmissão de 12 velocidades Deore XT M8100 e SLX M7100.Voltados para o uso em Mountain Bike, os novos grupos incorporam uma série de novas tecnologias utilizadas pelo grupo topo de linha da marca, o XTR M9100, lançado em maio do ano passado, como o freehub Micro Spline, que possibilita o uso de cassetes com relação de até 10-51 dentes.
Disponíveis no mercado a partir de 14 de junho, os novos grupos foram desenvolvidos para o uso em competições e por entusiastas que exigem a melhor relação performance x confiabilidade e serão oferecidos em versões para uso com coroas duplas (2 x12 velocidades) ou com pedivelas de coroa única (1 x 12 velocidades).
Deore XT M8100
O novo grupo Deore XT M8100, inclui características tais como a inovadora tecnologia do cassete Micro Spline de 12 velocidades, com combinações de 10-45 ou 10-51 dentes, pedivelas com a tecnologia Hollowtech II, trocadores de marchas Ispec-EV de ergonomia totalmente ajustável, jogos de rodas completos para uso em XC ou Enduro, além de opções de freios com calipers de 2 ou 4-pistões, com rotores IceTech Freeza de rápido resfriamento.
Pedivelas – O novo pedivela Deore XT M8100 de 1 x 12 velocidades utiliza a já consagrada tecnologia de eixo central integrado Hollowtech II e braços ocos para redução do peso final. Suas coroas apresentam o exclusivo perfil de dentes Dynamic Chain Engagement+, mais estreitos e largos, o que contribui para uma melhor retenção da corrente, resultando em maior suavidade e em um funcionamento silencioso da transmissão.
Para uma rápida troca de configurações, é possível trocar a coroa rapidamente através do sistema de montagem direta, com opções para 28, 30, 32, 34 e 36 dentes.
Já o modelo de coroa dupla vem com a configuração 36-26 dentes, o que oferece uma possibilidade de
amplitude de marchas imbatível quando combinado com o cassete de 10-45 dentes, maximizando as possibilidades para todos os tipos e condições de terreno, enquanto mantém saltos menores entre os passos das marchas para uma cadência sempre constante.
Cassete – Os cassetes da linha Deore XT M8100 utilizam a interface de freehub MicroSpline de 12 velocidades e serão disponibilizados nas opções 10-45 dentes – para menor diferença entre os passos na mudança de marchas – ou 10-51 dentes, para máximo alcance.
Os dois modelos vêm com a tecnologia de endentamento Hyperglide+, que proporciona subidas e descidas rápidas da corrente durante as trocas de marcha, além de garantir uma transmissão realmente silenciosa.
Os novos cassetes são construídos a partir de uma aranha em alumínio, que comporta 10 pinhões de aço e dois em alumínio para uma relação otimizada de durabilidade x peso.
Corrente – A nova corrente HG de 12 velocidades do Deore XT foi redesenhada com a placa interna estendida, para melhoria do engate e retenção, além de contar com acabamento cromado dos roletes, o que garante maior durabilidade, além de reduzir o acúmulo de detritos.
Câmbios – Com duas versões distintas, uma para para coroa única (RD-M8100-SGS) e outra para dupla
(RD-M8120-SGS), o novo câmbio traseiro Deore XT permite trocas de marcha precisas e rápidas em uma ampla gama de combinações de marcha. Os dois câmbios apresentam tecnologia Shadow RD+, preventores de impacto e roldanas oversized de 13 dentes, que permitem pedaladas com menos chacoalhar da corrente.
Já o câmbio dianteiro será disponibilizado para bicicletas com linha de corrente de 48.8mm e 51.8mm, em montagens dos tipos D-type, E-type ou M-type. O Câmbio utiliza acionamento por cabo com puxada frontal e movimento lateral (Side Swing), que resulta em trocas de marchas macias, precisas e com pouco esforço físico.
Trocadores de marcha – Com opções de ajuste lateral e rotacional, os trocadores Ispec-EV, que se adequam perfeitamente a manete de freio, oferecem soluções customizáveis para o feeling de cada usuário. Pontos de borracha texturizada nas alavancas do trocador e a tecnologia two-way release (liberação dupla) melhoram ainda mais a troca de marchas.
O trocador direito (SL-M8100-IR) faz uso da característica multi-release (multi-liberação) para descer as marchas rapidamente pelo cassete e, no caso do uso do câmbio dianteiro, uma alavanca única no lado esquerdo (SL-M8100-IL) faz a troca dianteira com precisão.
Os trocadores Deore XT M8100 também estão disponíveis em uma versão com abraçadeira.
Freios – Otimizadas ao máximo para cada modalidade do MTB, as pinças de freio Deore XT M8000 estão disponíveis em versão de 2 pistões específica para XC ou em versão para Trail / Enduro de 4-pistões. A versão de 2 pistões compartilha o mesmo design que a versão anterior XT M8000, fazendo com que as pastilhas de resina anteriores G02A/3A/J02A/3A ou de metal G04S/J04C sejam compatíveis, enquanto a versão de 4 pistões é um projeto totalmente novo, baseada no design do XTR M9100, compartilhando as mesmas pastilhas aletadas, tanto de resina N03A, quanto a N04C de metal (compatível também com pastilhas D03S ou D02S).
As manetes de freio funcionam com ambas as pinças de XC e Trail / Enduro e são equipadas com o sistema Servo Wawe para engate rápido, potência melhorada e menor curso livre da manete.
Ajustáveis, as manetes de freio podem ser anguladas em 2 posições em relação ao guidão, para uma sensação de frenagem mais firme. As manetes também apresentam seletor para o ajuste de alcance da manete e parafuso de ajuste do curso livre para ajustes e regulagens simples na trilha.
Rotores – Os rotores de nível Deore XT RT-MT800 contam com a tecnologia de dissipação de calor IceTech Freeza, que maximiza o resfriamento do disco, resultando em uma performance de frenagem consistente e maior vida útil das pastilhas de freio. Esta tecnologia consiste em uma construção em “sanduíche” de um núcleo em alumínio com camadas externas de aço inox, que ajuda a dissipar o calor através de aletas
centrais.
Rodas e cubos – Diferentemente da série XTR M9100, a nova linha Deore XT M8100 oferece rodas completas de 27.5 e 29” para ciclismo de XC e Trail / Enduro.
As rodas Shimano para XC oferecem aros totalmente fechados com o diâmetro interno de 24mm, prontos para receber pneus tubeless de até 2.35”. Os 28 raios perfilados oferecem uma combinação perfeita entre rigidez e peso para uma performance rápida no XC.
Simultaneamente, as rodas específicas Trail / Enduro oferecem 30mm de largura interna do aro, própria para pneus de até 2.6”. Cubos traseiros apresentam O.L.D. de 148mm e os aros de alumínio comportam 28 raios para manter as rodas tubeless fortes e ao mesmo tempo leves para pilotos agressivos, em condições críticas de pedal.
Os dois modelos contam com eixos passantes E-Thru (de 15mm na frente e 12mm atrás), com O.L.D. de 148mm de largura, além de apresentar interface para cassetes com tecnologia Shimano Micro Spline nos cubos traseiros.
Cubos dianteiros e freehubs individuais da nova linha também estão disponíveis nas medidas de 100mm e 142mm (traseira), 110mm e 148mm, e 157mm (dianteira).
SLX M7100
Assim como o Deore XT, a nova série SLX M7100 também utiliza um cassete no padrão Micro Spline de 12 velocidades nas opções de 10-45 ou 10-51 dentes, pedivelas de 1 x 12 ou 2 x 12 velocidades, freios com 2 e 4 pistões, trocadores de marcha Ispec-EV totalmente ajustáveis, câmbios dianteiros e traseiros otimizados, além de jogo de cubos pronto para 12 velocidades.
Pedivela – O novo pedivela SLX 2 x 12 Hollowtech II, conta com coroas de 36 e 26 dentes, proporcionando uma amplitude de marchas imbatível quando combinado com o cassete de 10-45 dentes, maximizando as pedaladas em todos os tipos de terreno.
Já o modelo 1x conta com coroa única de 32 dentes, compatível com o cassete de 10-51 dentes.
Cassete – Com configuração de relação similar ao Deore XT M8100, os cassetes SLX de 12 velocidades são construídos a partir de uma aranha de alumínio para acomodar onze pinhões de aço e um de alumínio, para um equilíbrio perfeito entre durabilidade, peso e estilos de pilotagem.
Corrente – A nova corrente HG de 12 velocidades do SLX foi redesenhada com a placa interna estendida para melhorar o engate e a retenção da corrente, além de apresentar as placas de rolete dos elos com tecnologia Sil-Tec, para uma operação mais suave e maior durabilidade em todas as condições de pedal.
Câmbios – Disponível para versões de pedivela single speed (RD-M7100-SGS) ou duplo (RD-M7120-SGS), o câmbio traseiro SLX oferece mudanças precisas e rápidas sobre uma enorme gama de combinações de marchas em 12 velocidades. Os dois câmbios possuem a tecnologia de posicionamento Shadow RD +, assim como redutores de impacto e roldanas de 13 dentes para pedaladas mais silenciosas e agradáveis.
Trocadores – Com ajuste lateral e opções de ajuste rotacional, os trocadores SLX Ispec-EV, que se encaixam perfeitamente na alavanca do freio, oferecem soluções para o piloto customizar seu estilo e feeling de pedalada. Para ciclistas que utilizam uma configuração 2×12, uma alavanca única de acionamento (SL-M7100-IL) no lado esquerdo do guidão, opera o câmbio dianteiro de forma extremamente precisa e leve.
Freios – As pinças dos freios SLX também são disponibilizadas em uma versão com pinças de 2 pistões, específica para uso em XC, ou com 4 pistões, para utilização em Trail / Enduro.
A versão de 2 pistões tem o mesmo design da versão anterior, de forma tornar-se compatível com as atuais pastilhas de freio SLX da versão anterior, as G02S, J02A, G04S e J04C.
Já a versão de 4 pistões é um projeto totalmente novo, com base no design do XTR M9100, que utiliza pastilhas D03S (resina) ou D02S (metal), alem das aletadas N03A e NO4C.
Os manetes de freio SLX funcionam tanto com pinças de XC, quanto de Trail / Enduro e vêm com o sistema Servo Wave da Shimano, que garante engate mais rápido, potência melhorada e menor curso livre. As manetes de freio agora estão posicionadas em ângulo em duas posições em relação ao guidão, para uma sensação de frenagem mais firme.
Cubos – Os cubos dianteiros e traseiros SLX estão disponíveis individualmente nas medidas 100 mm e 142 mm, 110 mm e 148 mm ou 157 mm. O freehub do cubo traseiro FH-M7110 utiliza o padrão Micro Spline da Shimano.
O engate dos rotores de freio utiliza a interface Shimano CenterLock.
Comparativo de modelos
Câmbio traseiro
XTR M9100 | XT M8100 | SLX M7100 | ||||
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Modelo | M9100-SGS | M9120-SGS | M8100-SGS | M8120-SGS | M7100-SGS | M7120-SGS |
Coroa | 1x | 2x | 1x | 2x | 1x | 2x |
Peso | 240g | 241g | 284g | 290g | 316g | 322g |
Câmbio dianteiro
XTR M9100 | XT M8100 | SLX M7100 | |||||||
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Modelo | M9100-D | M9100-E | M9100-M | M9100-D | M9120-E | M8100-M | M8120-D | M7100-E | M7120-M |
Peso | 110g | 88g | 99g | 135g | 106g | 114g | 135g | 106g | 114g |
Pedivela
XTR FC-M9100 | XT FC-M8100 | SLX FC-M7100 | |
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Montagem direta | |||
Construção | Uma peça | Em duas peças | Em duas peças |
Mesmo pedivela para 1 e 2 coroas | |||
Peso | 520g (30 dentes) | 622g (30 dentes) | 631g (30 dentes) |
Cassete
XTR M9100 | XT M8100 | SLX M7100 | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
Relação | 10-51t* | 110-45t** | 10-51t* | 10-45t** | 10-51t* | 10-45t** |
Aranha | Alumínio | Alumínio | Alumínio | Alumínio | Alumínio | Alumínio |
Pinhão em alumínio (low) | 3 | 3 | 2 | 2 | 1 | 1 |
Pinhão de titânio (middle) | 5 | 5 | – | – | – | – |
Pinhão de aço (top) | 4 | 4 | 10 | 10 | 11 | 11 |
Peso | 367g | 350g | 450g | 440g | 534g | 513g |
*10, 12, 14, 16, 18, 21, 24, 28, 33, 39, 45 e 51 dentes
**10, 12, 14, 16, 18, 21, 24, 28, 32, 36, 40 e 45 dentes
Corrente
XTR CN-M9100 | XT CN-M8100 | SLX CN-M7100 | |
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Pino do link | Cromização e Hollow | Cromização | Cromização |
Placa interna | Cromização | Cromização | Sil-Tec |
Placa externa | Sil-Tec | Sil-Tec | – |
Rolete | Sil-Tec | – | – |
Tamanho | 116/126/138 links | 116/126/138 links | 116/126/138 links |
Peso | 242g (113 links) | 252g (113 links) | 257g (113 links) |
Preço e disponibilidade – De acordo com a Shimano, os novos grupos Deore XT M8100 e SLX M7100 serão disponibilizados no Brasil a partir de 14 de junho, ao preço de R$ 5.999,00 reais (Deore XT)* e R$ 3.999,00 (SLX)**.
*Valor não inclui freios e rodas
**Valor não inclui freios
Tabela de preços sugeridos ao consumidor final
SLX M7100
Descrição | Preço |
---|---|
Cubo traseiro SLX FH-M7010 Boost 12mm CenterLock 32 furos 10/11v | R$ 599,00 |
Cubo dianteiro SLX HB-M7110 Boost 15mm CenterLock 32 furos preto | R$ 349,00 |
Corrente CN-M7100 126 links 12 velocidades com QuickLink | R$ 239,00 |
Pedivela SLX FC-M7100 175mm 12v (sem coroas e movimento central) | R$ 769,00 |
Câmbio traseiro RD-M7100 SGS 12 velocidades | R$ 649,00 |
Alavanca de câmbio SLX SL-M7100 12 velocidades direito sem visor | R$ 329,00 |
Coroa SLX FC-M7100/M7130 SM-CRM75 32 dentes | R$ 279,00 |
Cassete 12 velocidades CS-M7100 10-51 dentes | R$ 779,00 |
Valor total | R$ 3.999,00 |
Deore XT M8100
Descrição | Preço |
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Cubo traseiro Deore XT FH-M8110 Boost 12mm CenterLock 32 furos 10/11v | R$ 699,00 |
Cubo dianteiro SLX HB-M8110 Boost 15mm CenterLock 32 furos preto | R$ 449,00 |
Corrente CN-M8100 126 links 12 velocidades com QuickLink | R$ 399,00 |
Pedivela Deore XT FC-M8120 175mm 12v (sem coroas e movimento central) | R$ 1.149,00 |
Câmbio traseiro RD-M8100 SGS 12 velocidades | R$ 999,00 |
Alavanca de câmbio Deore XT SL-M8100 i-Spec EV 12 velocidades direito | R$ 549,00 |
Coroa Deore XT FC-M8100/M8130 SM-CRM85 32 dentes | R$ 549,00 |
Cassete 12 velocidades CS-M8100 10-51 dentes | R$ 1.199,00 |
Valor total | R$ 5.999,00 |