Gravel bike do fabricante norte-americano conta com quadro redesenhado e geometria variável, que resultam em conforto e boa performance nas pedaladas
Presente no disputado mercado de gravel bikes desde 2015, a GT Bicycles anunciou o lançamento mundial de uma nova versão da Grade, modelo de alto desempenho para utilização em pedaladas off-road.Com um novo visual, mais esguio e com seu icônico design Triple Triangle repaginado, a Grade foi concebida para pedalar confortavelmente longas distâncias no menor espeço de tempo possível.
“A GT foi contra os paradigmas de mercado em 2015 quando lançou a primeira Grade. A GT estava na vanguarda deste panorama gravel emergente e tornou-se a primeira marca a desenvolver bicicletas de gravel em carbono equipadas com freio a disco”, afirma Patrick Kaye, gerente de produto sênior da GT. “O desempenho superior e a adaptabilidade adicional que incluímos na nova Grade vão de encontro às necessidades dos ciclistas de aventura”.
A grande novidade da nova versão é o redesenho da junção do triângulo principal do quadro com a parte traseira, característica das bikes da GT, o Triple Triangle. Construído em fibra de carbono, o quadro da nova Grade utiliza stays superiores que se unem diretamente ao tubo superior sem nenhum contato com o tubo do selim, que se prende apenas aos tubos superior e da caixa de centro.
Esta solução permite que os stays do triângulo traseiro flexionem-se, melhorando assim a absorção vertical das vibrações causadas pelo terreno, aumentando assim o conforto na pedalada.
A região dos stays do quadro é composta por duas fibras leves: a fibra de carbono e a fibra de vidro. O núcleo sólido de fibra de vidro proporciona resistência e amortecimento, enquanto as camadas exteriores de fibra de carbono atuam de forma a controlar a rigidez, resultando na tecnologia Dual Fiber Dynamics.
Geometria variável – Outro destaque da linha Grade é a utilização da tecnologia flip chip no garfo, o que possibilita alterar a geometria da bicicleta por meio da alteração na montagem de dois pequenos espaçadores excêntricos localizados nas extremidades do garfo. Ao ter seu posicionamento alterado, é possível alterar as características de dirigibilidade da bike, deixando-a mais “nervosa” e ágil nas curvas, ou mais “relaxada” e estável.
Além deste recurso, o garfo da GT Grade conta com blocagens Thru Axle de 12 x 100mm e interface para freios a disco Flat Mount (para rotor de 160mm).
Para facilitar a instalação de bolsas e suportes de garrafa, o quadro da GT Grade conta com parafusos de fixação para a instalação de alforjes, bolsas e suportes para garrafa não apenas no tubo inferior, mas também no tubo do selim e na parte superior do top tube, além das laterais externas do garfo, possibilitando assim transportar desde bagagem para uso em mobilidade urbana a soluções completas em backpacking para viagens em terrenos on/off road.
Versões – No Brasil, a GT Grade será comercializada em duas versões, a Carbon Pro, equipada com transmissão eletrônica Shimano Ultegra Di2 (R$ 29.999,00), e a Carbon Expert, com grupo mecânico Shimano 105 GS (R$ 11.999,00).
Grade Carbon Pro
Especidficações técnicas
Quadro | All New Grade Carbon 700c Frame, EnduRoad Triple Triangle Design feat. Floating Seatstays, 12×142 Thru Axle, Flat Mount Disc (160mm), Tapered Headtube, Di2 and Dropper Compatible, PF30 |
Garfo | All-New Grade Carbon fork with tapered carbon steerer, flip chip axle positioning, 12×100 Thru Axle, Flat Mount Disc (160mm), pannier and fender compatible |
Corrente | KMC X11, 11-speed |
Pedivela | FSA Energy Modular Adventure, 46/30 |
Movimento central | FSA PressFit 30 |
Pedal | N/D |
Câmbio dianteiro | Shimano Ultegra Di2, braze-on |
Câmbio traseiro | Shimano Ultegra RX 805 Di2 |
Trocadores de marcha | Shimano Ultegra Di2 hydro disc, 2×11 |
Cassete | Shimano 105, 11-34, 11-speed |
Aros | WTB KOM Light i23 TCS, 28h, tubeless ready |
Raios | Stainless steel, 14g |
Freios | Shimano Ultegra hydro disc, 160/160mm RT70 rotors |
Manetes de freio | Shimano Ultegra Di2 hydro disc |
Guidão | All-New GT DropTune Super Light, double butted 6061 alloy, 16-degree flare |
Mesa | GT Design 3D forged 6061, 4 bolt face plate 6° Rise, 31.8mm Clamp |
Fita de guidão | Velo Cork, 3mm |
Caixa de direção | FSA NO. 44, Integrated, Sealed Bearing |
Selim | Fabric Scoop Shallow Elite, cr-mo rails |
Canote de selim | GT Carbon, 27.2x350mm (44-58), 400mm (61) |
Tamanhos | 44, 48, 51, 55, 58, 61 |
Grade Carbon Expert
Especidficações técnicas
Quadro | All New Grade Carbon 700c Frame, EnduRoad Triple Triangle Design feat. Floating Seatstays, 12×142 Thru Axle, Flat Mount Disc (160mm), Tapered Headtube, Di2 and Dropper Compatible, PF30 |
Garfo | All-New Grade Carbon fork with tapered carbon steerer, flip chip axle positioning, 12×100 Thru Axle, Flat Mount Disc (160mm), pannier and fender compatible |
Corrente | KMC X11, 11-speed |
Pedivela | FSA Omega Adventure, 46/30 |
Movimento central | FSA PressFit 30 |
Pedal | N/D |
Câmbio dianteiro | Shimano 105, braze-on |
Câmbio traseiro | Shimano 105 GS |
Trocadores de marcha | Shimano 105 hydro disc, 2×11 |
Cassete | Shimano 105, 11-34, 11-speed |
Aros | WTB ST i23 TCS 2.0, 28h, tubeless ready |
Raios | Stainless steel, 14g |
Freios | Shimano 105 hydro disc, 160/160mm RT30 rotors |
Manetes de freio | Shimano 105 hydro disc |
Guidão | All-New GT DropTune Super Light, double butted 6061 alloy, 16° flare |
Mesa | GT Design 3D forged 6061, 4 bolt face plate 6° Rise, 31.8mm Clamp |
Fita de guidão | Velo Cork, 3mm |
Caixa de direção | FSA NO. 44, Integrated, Sealed Bearing |
Selim | Fabric Scoop Radius Sport |
Canote de selim | GT Carbon, 27.2x350mm (44-58), 400mm (61) |
Tamanhos | 44, 48, 51, 55, 58, 61 |