Leve e compacta, nova ferramenta possibilita o reparo de transmissões tanto na oficina quanto na trilha
Uma das principais fontes de problemas nas transmissões de bicicletas, o empeno da gancheira – via de regra causado por queda da bike ou pancada na região do câmbio traseiro – costuma inviabilizar a troca de marchas. Embora o problema possa ser facilmente resolvido em uma oficina através de uma ferramenta especial para a função, tentar realinhar uma gancheira empenada no meio da pedalada é tarefa praticamente impossível, pelo menos até agora.Especialista em componentes, acessórios e ferramentas para bicicletas, a marca estadunidense Wolf Tooth Components lançou esta semana um noco modelo de desempenadora de gancheira que não apenas se destaca por sua portabilidade como oferece uma nova e prática maneira de cumprir sua função.
Construída em ligas de alumínio 7075-T6 e 6061-T6 com ponteiras em aço inoxidável, a nova ferramenta Wolf Tooth Pack Hanger Alignment Tool é extremamente compacta, podendo ser facilmente transportada na mochila de hidratação ou alforje de viagem, embora seu foco principal seja a utilização em oficinas especializadas. Seu peso total é de 324 gramas, a metade de uma ferramenta de bancada padrão, como por exemplo, a Park Tool DAG 2.2.
Sistema de aferição diferenciado – ao contrário das ferramentas tradicionais que fazem a aferição da gancheira através do aro da roda traseira, a Wolf Tooth Pack Hanger Alignment Tool utiliza uma barra transversal ao cubo que serve de parâmetro para outra barra – esta, atarraxada na rosca do câmbio – que serve como alavanca de desempeno. Assim, basta alinhar as duas barras para corrigir o empeno.
Além de mais prático, o sistema de alinhamento é mais preciso visualmente que as desempenadeiras comuns, perdendo em acurácia apenas para a excelente (e caríssima!) Tune Linientreu.
Preço e disponibilidade – Disponível para eixos Thru Axle e QR, a nova ferramenta ainda não tem previsão de disponibilidade no Brasil, podendo no entanto ser adquirida diretamente no website do fabricante, ao preço de 99,95 dólares, mais despesas de envio e taxas.
Desempenar ou trocar, eis a questão
Peça que serve de conexão entre o quadro e o câmbio traseiro, a gancheira funciona como um fusível, que entorta ou quebra durante o impacto para evitar danos ao quadro ou ao câmbio.
Feita em material macio – normalmente o alumínio -, a gancheira possui uma tolerância de correção de empeno de cerca de 8% para correções, a partir da qual deverá ser irremediavelmente substituída, sob o risco de se quebrar.
Embora o uso de ferramentas de desempeno sejam uma alternativa interessante em cicloviagens ou em trilhas longe dos centros urbanos, seu uso requer experiência no manuseio e deve ser realizado preferencialmente em ambiente de oficina. Para a maioria dos ciclistas, a melhor solução para problemas com gancheiras ainda é levar uma sobressalente, explica Ricardo Passarine, CEO da Gantech, fabricante nacional de gancheiras com mais de 6 anos de experiência no mercado.
“O uso de alinhadores de gancheira por pessoas inexperientes poderá danificar irremediavelmente a peça. Caso o desempeno ultrapasse o limite tolerável, a peça irá apresentar micro rachaduras que resultarão em quebra”, explica.
“Para reparos eficientes no meio da pedalada, o melhor é ter sempre uma gancheira reserva no bolso e utilizá-la em substituição à danificada”, conclui Passarine.
Atualmente, a Gantech possui em seu catálogo cerca de 500 modelos diferentes para as mais diversas marcas de bicicletas, com preços a partir de 25 reais.