Nova bicicleta topo de linha para uso em Triathlon / contr-relógio conta com freios a disco e novo quadro 500 gramas mais leve que a edição anterior
O fabricante estadunidense Specialized anunciou esta semana o lançamento da linha 2020 de sua consagrada linha S-Works Shiv. Equipada com freios a disco hidráulicos e um novo quadro 500 gramas mais leve que seu predecessor, a bicicleta topo de linha da marca irá debutar oficialmente no mundo das competições por ocasião da etapa de contra-relógio da edição 2019 do Tour de France, nas mãos dos ciclistas das equipes Bora-Hansgrohe e Deceuninck-Quick-Step.Ao longo dos últimos anos, as bikes de contra-relógio (Time Trial) têm apresentado características muito parecidas entre si, como o uso de quadros aerodinâmicos, muitas vezes com o auxílio de aerofólios e direcionadores de fluxo de ar, que priorizam a velocidade em detrimento a uma pilotagem imprecisa, frenagens sofríveis e quadros pesados. Embora seu uso nas pistas planas e rápidas do passado fosse viável, as novas exigências de performance nos percursos mais técnicos das provas de hoje acabaram por demandar novas mudanças na concepção de uma verdadeira TT.
Com isso em mente a Specialized forçou os regulamentos da UCI ao limite, acrescentando freios a disco, diminuindo o peso e ajustando o fit para a nova Shiv TT.
A ajustabilidade foi uma das maiores colunas do projeto da nova Shiv TT. Baseados em anos de dados de sua tecnologia de bike fitting Retül e de ciclistas profissionais da marca, foi realizada uma reconstrução completa na geometria da bike. Espaçadores, ponte e apoios para os braços redesenhados agora são todos ajustáveis, melhorando a estabilidade e a confiança, ao passo que o guidão e avanço em uma única peça simplificada deixa ainda mais leve a parte dianteira.
Freio a disco – Freios confiáveis são uma necessidade em provas de contra-relógio para enfrentarem condições climáticas variáveis, curvas fechadas e superfícies desiguais. Com a adição de freios a disco hidráulicos na nova S-Works Shiv, agora é possível retardar ao máximo as frenagens e mudanças de marchas nas curvas fechadas, sem aumentar em nada o arrasto aerodinâmico.
Componentes – A nova S-Works Shiv 2020 vem equipada com a nova transmissão eletrônica SRAM Red eTAP AXS e com as rodas de carbono Roval 321 Disc e CLX 64s, consideradas uma das mais leves e rápidas do mercado.
Especificações técnicas
Quadro | S-Works FACT 11r carbon, Win Tunnel Engineered, UCI Legal, internal electric only cable routing, BSA Threaded, 12x142mm thru-axle, flat-mount disc |
Garfo | S-Works FACT 11r carbon, UCI Legal, 100x12mm thru-axle, flat-mount disc |
Freios | SRAM S-900 Aero, HRD |
Câmbio traseiro | SRAM Red eTAP AXS, 12-speed |
Movimento central | SRAM Dub BSA 68 |
Trocadores de marcha | SRAM eTAP Clics |
Corrente | SRAM Red 12-speed |
Cassete | SRAM Red XG-1290, 12-speed, 10-28t |
Pedivela | SRAM Red 1 AXS Power, Aero 50T |
Roda traseira | Roval 321 Disc (DT Swiss 240 internals & CeramicSpeed bearings) |
Roda dianteira | Roval CLX 64 Disc, carbon, tubeless-ready, Win Tunnel Engineered, 64mm depth, CeramicSpeed bearings, 21h |
Pneus | Specialized Turbo Cotton, 320 TPI, 700x24mm |
Câmaras de ar | Specialized Turbo Ultralight, 80mm Presta valve |
Guidão | Specialized Shiv TT Integrated bar/stem aerobar |
Selim | Sitero Pro, carbon rails |
Canote do selim | 2019 S-Works Venge aero seatpost, FACT carbon, Di2-compatible |
Fita de guidão | S-Wrap Roubaix w/ sticky gel |
Preço e disponibilidade – A totalmente nova Specialized S-Works Shiv TT Disc 2020 chegará às lojas de todo o mundo a partir de dezembro, tanto na versão completa – equipada com grupo SRAM Red eTAP AXS 1x -, ao preço médio de 15 mil dólares, quanto o quadro avulso (com preço ainda por confirmar).