21 de novembro de 2024
Specialized S-Works Shiv TT Disc

Specialized repagina sua bicicleta de TT S-Work Shiv

Nova bicicleta topo de linha para uso em Triathlon / contr-relógio conta com freios a disco e novo quadro 500 gramas mais leve que a edição anterior

O fabricante estadunidense Specialized anunciou esta semana o lançamento da linha 2020 de sua consagrada linha S-Works Shiv. Equipada com freios a disco hidráulicos e um novo quadro 500 gramas mais leve que seu predecessor, a bicicleta topo de linha da marca irá debutar oficialmente no mundo das competições por ocasião da etapa de contra-relógio da edição 2019 do Tour de France, nas mãos dos ciclistas das equipes Bora-Hansgrohe e Deceuninck-Quick-Step.

Specialized S-Works Shiv TT Disc

Ao longo dos últimos anos, as bikes de contra-relógio (Time Trial) têm apresentado características muito parecidas entre si, como o uso de quadros aerodinâmicos, muitas vezes com o auxílio de aerofólios e direcionadores de fluxo de ar, que priorizam a velocidade em detrimento a uma pilotagem imprecisa, frenagens sofríveis e quadros pesados. Embora seu uso nas pistas planas e rápidas do passado fosse viável, as novas exigências de performance nos percursos mais técnicos das provas de hoje acabaram por demandar novas mudanças na concepção de uma verdadeira TT.

Specialized S-Works Shiv TT Disc

Com isso em mente a Specialized forçou os regulamentos da UCI ao limite, acrescentando freios a disco, diminuindo o peso e ajustando o fit para a nova Shiv TT. 

A ajustabilidade foi uma das maiores colunas do projeto da nova Shiv TT. Baseados em anos de dados de sua tecnologia de bike fitting Retül e de ciclistas profissionais da marca, foi realizada uma reconstrução completa na geometria da bike. Espaçadores, ponte e apoios para os braços redesenhados agora são todos ajustáveis, melhorando a estabilidade e a confiança, ao passo que o guidão e avanço em uma única peça simplificada deixa ainda mais leve a parte dianteira.

Specialized S-Works Shiv TT Disc

Freio a disco – Freios confiáveis são uma necessidade em provas de contra-relógio para enfrentarem condições climáticas variáveis, curvas fechadas e superfícies desiguais. Com a adição de freios a disco hidráulicos na nova S-Works Shiv, agora é possível retardar ao máximo as frenagens e mudanças de marchas nas curvas fechadas, sem aumentar em nada o arrasto aerodinâmico.

Specialized S-Works Shiv TT Disc

Componentes – A nova S-Works Shiv 2020 vem equipada com a nova transmissão eletrônica SRAM Red eTAP AXS e com as rodas de carbono Roval 321 Disc e CLX 64s, consideradas uma das mais leves e rápidas do mercado.

Especificações técnicas

Quadro S-Works FACT 11r carbon, Win Tunnel Engineered, UCI Legal, internal electric only cable routing, BSA Threaded, 12x142mm thru-axle, flat-mount disc
Garfo S-Works FACT 11r carbon, UCI Legal, 100x12mm thru-axle, flat-mount disc
Freios SRAM S-900 Aero, HRD
Câmbio traseiro SRAM Red eTAP AXS, 12-speed
Movimento central SRAM Dub BSA 68
Trocadores de marcha SRAM eTAP Clics
Corrente SRAM Red 12-speed
Cassete SRAM Red XG-1290, 12-speed, 10-28t
Pedivela SRAM Red 1 AXS Power, Aero 50T
Roda traseira Roval 321 Disc (DT Swiss 240 internals & CeramicSpeed bearings)
Roda dianteira Roval CLX 64 Disc, carbon, tubeless-ready, Win Tunnel Engineered, 64mm depth, CeramicSpeed bearings, 21h
Pneus Specialized Turbo Cotton, 320 TPI, 700x24mm
Câmaras de ar Specialized Turbo Ultralight, 80mm Presta valve
Guidão Specialized Shiv TT Integrated bar/stem aerobar
Selim Sitero Pro, carbon rails
Canote do selim 2019 S-Works Venge aero seatpost, FACT carbon, Di2-compatible
Fita de guidão S-Wrap Roubaix w/ sticky gel

Preço e disponibilidade – A totalmente nova Specialized S-Works Shiv TT Disc 2020 chegará às lojas de todo o mundo a partir de dezembro, tanto na versão completa – equipada com grupo SRAM Red eTAP AXS 1x -, ao preço médio de 15 mil dólares, quanto o quadro avulso (com preço ainda por confirmar).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização