Em sua décima edição, maior festival de bicicleta da América Latina acontecerá no Memorial da América Latina em São Paulo, entre 22 e 25 de agosto
A 10ª edição do Shimano Fest, maior festival de bicicletas da América Latina que acontecerá entre 22 e 25 de agosto em São Paulo, nem começou e já está quebrando recordes. O sucesso das últimas edições, a ampliação do espaço para 22 mil metros quadrados e o aumento de um dia no evento – serão quatro em 2019 – colaboraram para a confirmação das principais marcas de bicicletas.Até o presente momento, 19 empresas de destaque já confirmaram o retorno à Arena Expo do Memorial da América Latina: TSW Bike, Audax, Ciclo Cairu, Cadence Bikes, Caloi, Cannondale, Corratec, FKS, Groove Bikes, GT Bicycles, GTSM1, Nathor, Oggi Bikes, Pedalla Bikes, Schwinn, Sense Bike, Soul Cycles e WRP Bikes.
Novidades – Caloi, Cannondale, GT Bicycles, Isapa, Fabric e Schwinn já confirmaram para o evento o lançamento da linha 2020 com diversos novos modelos. A Sense Bike e a TSW prometem ter importantes novidades em bicicletas nos seus espaços de exposição. A GTSM levará ao Shimano Fest novos quadros G7 e Black Edition, uma nova bike 1×11, quadro com novo desenho e grafismo, kit de câmbios completo GTSM1 MX11 , com destaque para o custo benéfico do novo grupo. E a Groove confirmou o lançamento da Rhythm Carbon 2020 com a nova transmissão Deore XT de 12 velocidades.
“A presença destes fabricantes no Shimano Fest reforça o sucesso que o festival conquistou nos últimos dez anos, com crescimentos consecutivos desde o seu início, trazendo atrações novas em cada edição. Mesmo com o aumento do espaço usado para o evento, já estamos com mais de 105 empresas confirmadas.”, comenta Rogério Tancredi.
Além das fabricantes, outros segmentos do mundo da bicicleta também já fecharam seus espaços. Entre eles estão lojistas, distribuidores de peças e equipamentos, importadores, locadoras e montadoras de e-bikes. A KSW, que fabrica quadros de bicicletas, lançará um quadro que receberá o Shimano STEPS, sistema para bikes elétricas de última geração. A Absolute (peças), Chaoyang (pneus), Fabric (selim), Kenda (pneus e câmaras de ar), a Manitou (suspensões), a LM Bikes (distribuidora), Viper (aros, guidão, mesa), a Vzan (rodas e aros) e a Zéfal (acessórios e peças) também já informaram que marcarão presença no Shimano Fest.
Quem for ao festival encontrará ainda empresas de vestuário – como camisas, jerseys de ciclismo, luvas, meias e sapatilhas -, racks e suportes para carros, acessórios – como óculos, capacetes e garrafinhas – bolsas e mochilas, cadeirinhas, bagageiros, ferramentas, cadeados entre outros. Há ainda algumas empresas de tecnologia e as especializadas em rolos de ciclismo. É o caso das marcas Absolute, ASW, Draisiana, Ekoi Brasil, Eqmax, Giro, GU Energy, ITM, KALF, La Maglia, Mynd, MySafe Sport, Onguard, Park Tool, PDAL Bars, Pink Cheeks, Refactor, Smoove e Skin Sport.
“Outro fato que nos deixa muito orgulhosos é a confirmação de empresas que não estão ligadas diretamente ao mercado de bicicleta. Isso mostra que a bicicleta está cada vez mais extrapolando o seu “mundo”, alcançando outros setores, sendo um importante elemento de mobilidade e de negócio”, comenta Tancredi. Entre elas estão a Eureka Coworking, a empresa de produtos eletrônicos, Casio, a de óculos, Hot Buttered, e as do ramo alimentício como iFoods, Youfood, Cozinha de Atleta e Internutri.
Sinônimos para quem anda de bicicleta, a saúde e o bem-estar são outros temas que a organização do festival busca tratar nos quatro dias de evento. Por isso, a Shimano Fest fechou uma parceria de cobertura com canais jornalísticos SaúdePodcast, – primeiro portal especializado em podcast de saúde do Brasil – e Informação em Saúde – jornalismo que aborda vários assuntos da saúde, como nutrição, metabolismo, longevidade, seu cérebro, seu corpo, inovações, entrevistas, palavra do especialista. Os dois canais também estarão no Espaço Mulher para, junto com nutricionista, educadora física, endocrinologista e influenciadoras digitais, promover bate-papos sobre a relação da alimentação equilibrada e o desempenho na bike e como o ciclismo ajuda no controle de doenças crônicas. Na cobertura do evento também já estão confirmados o Mundotri (Triathlon) e o Bike76 (Ciclismo de Estrada).
Shimano Fest 2019 – um evento ainda maior – O espaço do Shimano Fest cresceu, alcançando todo o Memorial da América Latina, uma área de 22 mil metros quadrados que abrigará mais empresas, atrações, palestras e competições esportivas. Além disso, neste ano, o evento terá um dia a mais. Os dois primeiros dias (22 e 23/8) serão dedicados aos profissionais do mercado e negociações B2B. No final de semana, (24 e 25/8) o festival será gratuito e aberto ao público.
Com o objetivo de democratizar ainda mais o evento e atrair parceiros de todas as partes do Brasil, a Shimano criou o espaço Trend, um local personalizado com stands de 4 metros quadrados direcionados a pequenas montadoras e framebuilders (construtores de bicicletas sob medida).
Um dos grandes sucessos, a pista do Test Ride ficará mais extensa e divertida, permitindo que o ciclista consiga ter uma experiência mais rica em cada pedalada. Serão diferentes modelos e tipos de bicicletas para o consumidor experimentar: das Mountain Bikes de alta performance até as bikes urbanas e elétricas. Opções de lazer e entretenimento, como os shows de música, o Bike Radical e a Arena Kids, também estão garantidos, o que confirma o objetivo do Shimano Fest em ser um festival gratuito para toda a família. A expectativa para este ano é superar o público em torno de 20%, na comparação com 2018, atingindo 39 mil visitantes.
Serviço
Shimano Fest 2019
- Data: 22 a 25 de agosto de 2019
- Horários:
Quinta-feira (22/8) exclusivo para imprensa, lojistas e profissionais do setor – 10h às 20h.
Sexta-feira (23): exclusivo para imprensa, lojistas e profissionais do setor – 10h ás 20h.
Sábado (24): Festival aberto ao público – 10h às 20h.
Domingo (25): Festival aberto ao público – 10h às 17h. - Local: Memorial da América Latina
- Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo (SP)
- Entrada: Gratuita – a organização pede a contribuição de 1 kg de alimento não perecível que será doado para instituições carentes.