Curso foca principalmente nas tecnologias Bafang, Bosch e Shimano; o aluno poderá se aprofundar na parte eletroeletrônica da bicicleta e seus componentes
As bicicletas elétricas vieram para ficar. De acordo com pesquisas da Aliança Bike, cerca de 20% das bicicletarias do Brasil comercializam bikes elétricas, enquanto outros lojistas que ainda não comercializam declararam intenção em ter este produto nos próximos anos. Diante deste cenário, a Escola Park Tool lançou uma nova disciplina este ano em sua grade de ensino: o Curso de Montagem e Manutenção de Bikes Elétricas.Com a projeção ainda maior de crescimento das e-bikes, é preciso estar preparado para atender à nova demanda e apto para solucionar problemas de manutenção e mecânica. Por isso, o módulo é realizado em parceria com a fabricante de bicicletas elétricas italiana Move Your Life, que também possui fábrica no Brasil, e é indicado para os mecânicos profissionais, lojistas e para quem vê o curso como uma nova oportunidade profissional.
Dotadas de componentes, tecnologia e detalhes particulares, as bicicletas elétricas merecem atenção especial. As particularidades das e-bikes não se restringem apenas ao motor, mas a uma série de fatores que fazem o equipamento funcionar da forma correta. Por isso a proposta da Escola vai ao encontro da necessidade da informação e conhecimento técnico.
“Acredito que para um produto como este ter sucesso, é necessário revendedores e mecânicos capacitados, da venda ao pós-venda e manutenção. Da mesma forma é importante ter os parceiros certos, pois além de muitas tecnologias é necessário compreender que, neste tipo de produto, adaptações e achismos não são bem-vindos para solucionar problemas de manutenção”, afirma o gerente comercial da Scott no Brasil, Raphael Caliendo.
Ele ainda comenta que as bikes elétricas já são, de fato, uma realidade. Existem países na Europa, segundo Caliendo, em que o faturamento destes modelos já supera o das bicicletas convencionais.
Por aqui, a Aliança Bike estima que aproximadamente 31 mil bicicletas elétricas sejam vendidas no Brasil em 2019, número consideravelmente pequeno em relação aos outros modelos tradicionais, mas 70% superior ao de 2017.
O curso – Quem se inscrever no novo curso da Escola Park Tool terá acesso a uma metodologia e didática consagradas no segmento. Sempre com base nos manuais de instrução e indicação dos fabricantes, a ideia é abordar todo o funcionamento das bikes elétricas, assim como seus componentes e a montagem e desmontagem corretas.
O curso foca principalmente nas tecnologias Bafang, Bosch e Shimano – o aluno poderá se aprofundar na parte eletroeletrônica da bicicleta e seus componentes. São 7 horas de aula, com o aluno tendo a oportunidade de aprender todo o processo de manutenção preventiva e corretiva, regulagem, limpeza, ajuste e instalação dos sistemas abordados. Esse conjunto de informações pode gerar um grande diferencial lojas e oficinas de bicicleta.
Além disso, quem concluir o Curso de Montagem e Manutenção de Bikes Elétricas e possuir CNPJ válido no ramo de bikes, sairá como técnico autorizado da Move Your Life.
“Não é qualquer pessoa que pode realizar ajustes em bikes elétricas. Elas têm seus detalhes próprios, por isso temos a preocupação sempre de colocar os manuais e especificações dos fabricantes, seguindo tudo isso à risca para não oferecer riscos à bike e ao consumidor”, explica Ricardo Nagatomo, responsável por ministrar o novo curso na Escola.