Governo português aprova sua Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC), visando construir, até 2030, 10 mil quilômetros de ciclovias
Portugal acaba de dar um importante passo no fomento do uso da bicicleta como meio de transporte por seus habitantes. O governo do país aprovou um plano estratégico que prevê construir, até 2030, 10 mil quilômetros de vias exclusivas para bikes.Recém aprovada em reunião do Conselho de Ministros do país, a nova Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) prevê a implementação de mais de 50 medidas ao longo da próxima década, no âmbito da promoção do uso da bicicleta como meio de transporte, investimento na construção de ciclovias e, principalmente, na aposta da mudança de hábitos dos portugueses quanto ao tema.
“Existem atualmente no país cerca de dois mil quilômetros ciclovias e o objetivo é atingir os 10 mil em 2030”, explicou o representante do ministro do Ambiente e da Transição Energética de Portugal à agência de notícias Lusa.
Para a construção dos 8.000km de ciclovias a serem construídas no período de uma década, “existem várias iniciativas de investimento, entre as quais o projeto Portugal Ciclável, que prevê um investimento de 300 milhões de euros na construção de mil quilômetros de ciclovia nos próximos 10 anos”, completou.
Com a iniciativa, o governo português pretende aumentar a percentagem de deslocações em bicicleta em território nacional, que hoje é de apenas 1% para 7,5%, valor que corresponde à atual média europeia, além de reduzir pela metade os acidentes na estrada com ciclistas e pedestres.
Entre as principais medidas da Estratégia, destaca-se a inclusão do ciclismo como matéria extracurricular nas escolas, a avaliação do aumento da cobertura do seguro escolar para as viagens dos alunos entre casa e estabelecimento de ensino, o fomento de sistemas públicos de bicicletas compartilhadas e a introdução de matéria específica nas auto-escolas, de forma consciencializar os futuros motoristas sobre os cuidados a ter com os ciclistas e os pedestres, elementos sempre mais vulneráveis no trânsito.
De acordo com o governo português, a ENMAC 2020-2030 representa “um compromisso para a próxima década independente de ciclos políticos, assegurando a promoção do uso da bicicleta, a consequente adoção de hábitos de vida mais saudáveis e o investimento na construção de ciclovias”.