A nova geração da mountain bike Specialized Epic HT oferece o quadro mais leve da categoria, com apenas 775 gramas
A Specialized anunciou hoje (06/08) o lançamento da linha 2020 de sua consagrada mountain bike Epic HT, cujo principal diferencial é o seu novo quadro com apenas 775 gramas (chassi S-Works tamanho M), o mais leve do mundo a ser produzido em escala industrial.Destinado ao uso competitivo em cross-country olímpico (XCO) e provas de curta duração (Short Track – XCC), a nova bicicleta reúne características como conforto e eficiência, sem abrir mão do baixo peso, o que permite, de acordo com o fabricante, que o ciclista pedale rápido em quaisquer condições sem comprometer o prazer sobre duas rodas.
A Epic HT oferece o chassi de carbono mais leve já produzido em série da marca e do mundo. O resultado disso é a otimização do peso em cada milímetro do quadro, após um ajuste fino na composição da fibra de carbono e resina, assim como um desenho customizado para cada tamanho de bike, economizando camadas de materiais desnecessários.
Uma singularidade da Epic HT é que sua pintura no quadro da bicicleta S-Works pesa cerca de apenas 15 gramas, no entanto, o que é ainda mais impressionante é sua capacidade de ação, potencializando a aceleração, conforto e versatilidade.
Com exceção do modelo S-Works (quadro FACT 12m), a Epic HT utiliza o quadro de carbono FACT 11m com 915 gramas – consideravelmente mais leve do que muita concorrência.
Geometria eficiente – A Epic HT mantém uma curta distância entre eixos para manuseio ágil, mas oferece uma condução mais previsível e uma posição de pilotagem mais centralizada para maior controle. “Conseguimos tudo isso relaxando o ângulo da caixa de direção da Epic HT para 68,5 graus, reduzindo o deslocamento do garfo (para 42 mm), aumentando o alcance e utilizando mesas mais curtas (60-75 mm) em todos os tamanhos de chassis”, explicam os designers da marca californiana.
Ajuste para o conforto – “Nós aperfeiçoamos nosso método de construção do quadro com nova disposição de compostos e modelagem dos tubos para tornar a nova Epic HT mais tolerante – porque você é mais rápido quando está confortavelmente no controle”, acrescentam os engenheiros da Specialized.
Os tubos do triângulo traseiros (seat stays) tem o diâmetro menor para aumentar a aderência vertical (conforto). Da mesma forma, o novo design de tubo arqueado oferece o mesmo grau de conformidade vertical que o tubo de menor diâmetro da Epic anterior, que permite a usar canotes telescópicos ajustáveis com diâmetro interno de 30,9 mm.
Mais versátil – Além de acomodar canotes telescópicos mais longos, a nova Epic Hardtail também apresenta uma área maior para passagem do pneu. Ou seja, agora é possível utilizar pneus de 2,3 ou 2,4 polegadas com muito espaço livre para passagem da lama.
Simples e confiável – Ninguém deseja uma bike que demande alta taxa de manutenção e é por isso que a Epic Hardtail é incrivelmente simples de se manter. A única peça aparafusada neste chassi é o suporte do câmbio, e descartamos o suporte inferior PressFit de um movimento central com rosca. Sem rangidos. Não há parafusos soltos para perder.
Modelos
A nova Epic HT estará disponível no Brasil em sete modelos:
- S-Works Epic HT SRAM AXS
- S-Works Epic HT Ultralight
- S-Works Epic HT
- Epic HT Pro
- Epic HT Expert
- Epic HT Comp
- Epic HT