Título foi conquistado neste fim de semana em Sergipe. Competição reuniu mais de 350 atletas de 16 estados em uma grande festa sobre duas rodas
A Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada mostrou mais uma vez porque é considerada uma das mais importantes e disputadas competições do calendário nacional. As provas aconteceram entre os dias 16 e 18 de agosto, em Aracaju (SE) e consagrou o estado do Tocantins com o título geral do evento pelo segundo ano consecutivo.Com presença de 16 estados e mais de 350 competidores, a capital sergipana respirou ciclismo nos últimos dias. A cidade foi palco da 42ª edição da Copa e reuniu os principais ciclistas das duas regiões nas corridas de contra-relógio individual, resistência e circuito. Os primeiros colocados também somaram pontos para o ranking brasileiro da modalidade.
Já no primeiro dia, após os resultados do contra-relógio, Tocantins assumiu a ponta da classificação geral e não deu mais chance para os adversários. O plano estratégico da Seleção Tocantinense, comandada pelo presidente da Federação, Marcelo Leão, foi decisivo para a conquista do bicampeonato. A primeira conquista do estado de Tocantins na copa foi competindo em casa em 2018.
“Esse ano entramos na competição decididos a defender o título. Sabíamos da importância de finalizar o primeiro dia na liderança, então chegamos com força total e os resultados foram excelentes. Nos outros dois dias, procuramos ficar sempre atentos e manter o pódio das principais categorias. Acabou tudo dando certo e estou muito feliz pela vitória. Todos os atletas estão de parabéns”, declarou Marcelo.
Na prova de circuito, que fechou a programação, o paraibano Pedro Paulo da Silva surpreendeu os adversários com um forte sprint nos metros finais para garantir a vitória da categoria Elite Masculino. O cearense Francisco Jackson Freitas terminou com a medalha de prata, seguido pelo baiano Renato Martins, terceiro colocado.
“Passei por um momento difícil nos dias que antecederam a copa. Acabei perdendo um parente e isso mexeu demais comigo, não sabia nem se iria competir. Mas acabei confirmando minha participação de ultima hora e essa vitória veio para confirmar uma fase de superação muito difícil. Estou muito emocionado”, contou Pedro.
A paraense Aline da Fonseca Batista festejou a medalha de ouro na Elite Feminina. O primeiro lugar também foi definido apenas no final. A segunda colocação ficou com a rondoniense Ligia Lima Queiroz, enquanto a baiana Cristiane Duque fechou o pódio na terceira posição.
“Até após a chegada ninguém sabia quem tinha vencido de tão apertado que foi. Quando confirmaram a minha vitória fiquei muito feliz, a copa é como um campeonato brasileiro para nós, atletas do Norte e do Nordeste. Passamos praticamente o ano inteiro pensando nessa competição e sair com uma medalha de ouro é incrível”, destacou Aline.
Na classificação geral entre os estados, mais uma vez deu Tocantins, que conquistou o bicampeonato após somar 566 pontos. A Bahia comemorou a segunda colocação com 484 pontos e o Pará completou o pódio contabilizando 404 pontos. Os anfitriões sergipanos, ficaram na quarta colocação com 291 pontos.
A Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Sergipana de Ciclismo (FSC), com apoio da prefeitura municipal de Aracaju e Governo do Estado de Sergipe.