Derivado do grupo de estrada Rotor Uno, nova transmissão de 1×13 velocidades para mountain bikes utiliza acionamento hidráulico em substituição aos cabos de marcha
O fabricante espanhol de componentes para bicicletas Rotor anunciou o lançamento de um novo grupo de transmissão para mountain bikes que utiliza acionamento hidráulico para a troca de marchas, em substituição aos conduítes e cabos de aço.Baseado no grupo de estrada Rotor Uno lançado no ano passado, a nova transmissão da marca espanhola Rotor chega ao mercado para competir com grupos mecânicos e eletrônicos topo de linha das marcas Shimano e SRAM, com um segundo diferencial: uma relação de 1×13 velocidades.
Acionamento hidráulico – Lançado oficialmente no ano passado após três anos de testes, a transmissão de acionamento hidráulico da Rotor propõe – assim como nos sistemas de acionamento eletrônico -, eliminar as interferências causadas pelo desgaste natural dos cabos e conduítes de marcha comuns, resultando em trocas rápidas e precisas, aliadas à baixa taxa de manutenção.
O câmbio traseiro conta com uma caixa blindada denominada Armoured Box que abriga um pistão que força a movimentação do descarrilhador quando acionado pelo trocador. Quando liberado, uma mola força o câmbio a retornar a sua posição original. O ajuste é efetuado através de um dial localizado no trocador de marchas, que por sua vez é conectado ao câmbio através de uma única mangueira hidráulica, similar às utilizadas nos modernos freios a discos para bikes.
Uma característica interessante do sistema de transmissão da Rotor é o botão “Return to Origin” que, uma vez acionado, faz com que o câmbio pule de uma só vez para o menor pinhão do cassete, facilitando assim a operação de retirada da roda traseira. Outra vantagem do sistema é que, em caso de pane na transmissão, é possível posicionar fisicamente a transmissão em um dos pinhões, permitindo assim ao ciclista retornar para casa pedalando, ainda que em uma única marcha.
Cassete de 13 velocidades – Além do seu sistema de acionamento, o grande destaque do novo Rotor Mountain é a utilização de um cassete de 13 velocidades. Graças a ele, é possível contar com uma relação de 10-52 dentes, que conta com um escalonamento mais racional e eficiente, sem saltos significativos durante as trocas de marcha. Para isto, a marca espanhola projetou pinhões com rampas de troca com a tecnologia exclusiva Flow Ramp, que favorecem trocas rápidas mesmo nas situações de máxima tensão da corrente, como nas subidas técnicas.
Para favorecer o escalonamento, o cassete do Rotor Mountain conta com um pinhão de 11 dentes situado entre os pinhões de 10 e 12 dentes, evitando saltos bruscos durante as trocas.
Além do cassete de 13 velocidades e relação 10-52 dentes, a Rotor disponibiliza para seu novo grupo as opções 10-46, 10-39 e 10-36 dentes, além de poder utilizar uma configuração de 12 velocidades, com opções de cassete 11-36, 11-39, 11-46 e 11-52 dentes.
Trocador de marcha – O trocador de marchas do novo grupo Rotor Mountain utiliza uma alavanca de acionamento onde um acionamento curto faz com que as marchas desçam, enquanto que um acionamento até o fundo de seu curso promove a subidas dos pinhões. Através do sistema Pressure Point Adjustment é possível ajustar manualmente o tato e o comportamento da alavanca, possibilitando assim a escolha do curso do acionamento.
Compatibilidade – Compatível com a maioria das bicicletas MTB do mercado, o novo grupo Rotor Mountain necessita de um cubo traseiro Boost especialmente desenhado para funcionar com o cassete de 13 velocidades.
Opções e preços – Serão disponibilizadas três versões distintas para o novo grupo Rotor Mountain, abaixo descritas:
1X13 Mountain Performance
Voltados ciclistas competitivos que analisam seu rendimento com o uso de medidores de potência e que buscam maior capacidade de escalada e cadência, o grupo Mountain Performance inclui o câmbio traseiro, trocador de marchas, pedivela Rotor MTB 2INpower, cassete de 13 velocidades, cubos Rotor RVolver de 13 velocidades, coroa Rotor 1x e corrente KMC. Preço: 2.549 euros.
1X13 Mountain Superlight
Para ciclistas de alto rendimento que procuram por um grupo de transmissão leve para descidas técnicas de alta velocidade e um pinhão adicional para subidas. Inclui câmbio traseiro, trocador, pedivela Kapic Carbon, cassete de 13 velocidades, cubos Rotor RVolver de 13 velocidades, coroa 1x e corrente KMC, ao preço de 1.799 euros.
1X13 Mountain Ready
Para ciclistas que desejam atualizar sua transmissão atual de 12 velocidades com um sistema hidráulico leve e confiável. Inclui câmbio traseiro, trocador de marchas, pedivela Rotor Kapic, cassete de 12 velocidades, coroa Rotor 1x e corrente KMC, por 1.399 euros.
De acordo com o fabricante, o novo grupo Rotor Mountain deverá ser disponibilizado nas lojas de todo o mundo a partir de outubro.