Com o melhor preço de sua categoria, bicicleta do fabricante brasileiro se destaca pela montagem criteriosa de componentes, geometria polivalente e seguro contra roubos grátis
Entre as marcas brasileiras que produzem bicicletas no Polo Industrial de Manaus, a Oggi Bikes é uma das que mais se destacam no mercado, graças a utilização de quadros com geometria acertada, bom gosto no grafismo e pelo uso de componentes de qualidade. Em 2018, a marca entrou oficialmente no mercado de mountain bikes full suspension, ao lançar a Cattura Pro XT, uma bicicleta com quadro em fibra de carbono com grupo de transmissão Shimano de última geração.Desde julho deste ano, tivemos a oportunidade de testar o modelo 2020 da Cattura Pro XT, equipada com o grupo Shimano Deore XT de 2×11 velocidades e suspensão dianteira e traseira RockShox. O resultado de nossas impressões, você confere agora.
O quadro – Construído em fibra de carbono, tanto o triângulo principal quanto a balança traseira, o quadro da Cattura possui linhas elegantes e um belo grafismo nas cores azul-turquesa, cinza e chumbo. Todo o cabeamento, incluindo o dos freios, é roteado internamente, resultando em um visual limpo e sem interferências. É possível ainda utilizar o interior do quadro para conduzir cabos de acionamento de canotes de selim telescópicos ou da suspensão traseira (embora o amortecedor da Cattura, o RockShox Monarch RT3, não possua esta opção).
A balança traseira, toda em carbono e responsável pelo sistema de suspensão, é do tipo four bar linkage, assimétrica e com os pivôs fixos no top tube e na região da caixa de centro. A blocagem da roda traseira utiliza um eixo e-thru de 12 x 142mm.
O tubo do movimento central conta com ancoragem no padrão ISCG, com três pontos de fixação, para instalação de guias de corrente em transmissões de coroa única. Em sua região inferior, foi colocada uma proteção emborrachada para evitar danos ao quadro devido a impactos de pedras e outras ameaças.
Geometria
Com 450mm de distância entre o eixo da roda traseira e a caixa de centro, o triângulo traseiro é mais longa que a adotada por boa parte das bikes para XC do mercado, o que, em conjunto com uma distância entre eixos de 1152 mm (no tamanho testado, G) proporcionou uma bicicleta bastante estável nas descidas em detrimento de uma pequena perda de agilidade em curvas e singletracks mais travados.
Já adoção de um tubo superior de apenas 615 mm e um reach de 441 mm (tamanho G) resultou em uma bike com o peso ligeiramente mais deslocado para a frente da bike, o que no meu caso ajudou e muito nas subidas, sem comprometer a performance nas descidas.
Geometria da Oggi Cattura
Medidas | 15,5″ | 17″ | 19″ | |
---|---|---|---|---|
A | Altura do tubo do selim (seat tube) | 400 mm | 440 mm | 470 mm |
B | Ângulo da caixa de direção | 70° | 70° | 70° |
C | Ângulo do tubo do selim (seat tube) | 74,1° | 74,1° | 74,1° |
D | Tubo superior (top tube) | 570 mm | 590 mm | 615 mm |
E | Chainstays | 450 mm | 450 mm | 450 mm |
F | Caixa de direção | 105 mm | 115 mm | 125 mm |
G | Distância entre eixos | 1107 mm | 1126 mm | 1152 mm |
H | Comprimento do garfo | 508mm | 508mm | 508mm |
I | Stack (mm) | 587 mm | 596 mm | 606 mm |
J | Reach (mm) | 403 mm | 420 mm | 441 mm |
Escolha de componentes
A escolha dos componentes e peças de montagem acompanha o alto nível de qualidade do quadro. Em sua versão Pro XT, a Oggi Cattura vem equipada com freios e grupo transmissor Shimano Deore XT M-8000, de 2 x 11 velocidades, que se destaca pela confiabilidade e precisão.
Embora cada vez mais preterido em relação às relações de 1 x 12 velocidades, a grupo da Shimano de duas coroas utiliza uma relação de cassete de 11-42 dentes e 36 x 26 nas coroas, o suficiente para ‘subir paredes’ nas trilhas mais técnicas e para poder descer a toda velocidade sem ‘espanar os joelhos’ de tanto girar.
Freios – Com um excelente desempenho de frenagem invejável a seus concorrentes, o freio M-8000 conta com ajustes de curso livre (distância entre as pastilhas e o rotor) e de alcance da manete, trata-se de uma dos modelos mais confiáveis e de fácil manutenção do mercado.
Amortecedores – Para 2020, a Cattura passa a ser equipada com amortecedores dianteiro e traseiro RockShox, em substituição aos da marca Manitou da linha anterior.
O garfo dianteiro é o RockShox SID RLC Solo Air, com 100m milímetros de curso e eixo Boost (110 x 15mm) Maxel Ultimate. Com regulagem pneumática, de retorno e de compressão de baixa velocidade, a SID é uma suspensão que reúne leveza e versatilidade, absorvendo com eficiência de acordo com suas inúmeras possibilidades de regulagem, tanto as irregularidades de estradões de terra quanto degraus de rock gardens.
Já o amortecedor traseiro escolhido é o RockShox Monarch RT3. Leve, confiável e de fácil regulagem, o shock conta com ajustes pneumático e de retorno, além de um seletor para três posições de compressão: aberto, meio curso e travado. Embora menos versátil que o amortecedor Manitou McLeod utilizada pela linha Cattura 2019, a Monarch, quando bem regulada, revelou-se um amortecedor confortável nos estradões e eficiente nas trilhas mais técnicas.
Rodas e pneus – Composta por cubos Shimano Deore XT com aros AlexRims de 23mm, as rodas da Oggi Cattura são compatíveis com montagem de pneus sem câmara (tubeless), bastando para isto substituir a câmara por um kit de conversão composto por válvula de ar, fita de aro e líquido selante.
Os pneus escolhidos foram os Kenda Saber Pro, tubeless-ready, na medida 29 x 2.40 polegadas. Com seus cravos baixos e espaçados na região central, o Saber Pro pode causar uma falsa impressão em uma olhada rápida. Será que ele possui tração suficiente para encarar as trilhas? A resposta é sim, e muito!!!!
Boa parte do segredo da performance do Saber Pro está na utilização de um composto de borracha denominado R3C, que permite um alto índice de aderência sem sacrificar a baixa resistência de rolagem e o baixo peso.
Em conjunto com as rodas de aros mais largos lateralmente e o uso de pressões de ar mais baixas, o Saber Pro foi capaz de transpor subidas técnicas com facilidade, incluindo terrenos onde prevalece o piso de cascalho solto.
Contrariando minhas expectativas iniciais, o pneu mantém sua aparência de novo, mesmo após 1.200km de testes. É bom lembrar que nossa avaliação foi realizada em período de seca em Brasília, onde não foi possível avaliar a performance dos pneus em terreno molhado.
Cockpit – De modo geral, os componentes escolhidos para o cockpit mantiveram o nível de qualidade das demais peças. Tanto o guidão quanto o canote do selim e a mesa são da marca norte-americana Race Face, enquanto que o selim adotado foi o confortável Prologó Scratch RS.
Uma surpresa agradável foi a inclusão de um par de pedais clipless, item quase nunca fornecido como componente de série em bicicletas nesta faixa de preço. Compatível com tacos no padrão Shimano SPD, os pedais Wellgo WPD-823 possuem um engate e desengate fácil e preciso, embora eu tenha no início estranhado um pouco seu float.
O único ponto negativo entre os componentes utilizados vai para a utilização de uma blocagem do canote com alavanca do tipo quick-release. Embora prático e funcional, seu uso em quadros de carbono pode ocasionar danos causados por aperto excessivo, quando operado por mãos inexperientes. O uso de uma abraçadeira com ajuste por parafuso allen apertada no torque correto seria o mais indicado. Fica a dica para a Oggi!
Especificações técnicas
Quadro e suspensão | |
---|---|
Quadro | Full Carbon, com cabeamento interno e eixo e-thru axle 12 x 142mm |
Amortecedor traseiro | RockShox Monarch RT3 |
Garfo de suspensão | RockShox SID RLC Boost (110 x 15mm) curso de 100mm |
Transmissão e freios | |
Trocadores de marcha | Shimano Deore XT SL-M 8000 I-Spec II |
Câmbio dianteiro | Shimano Deore XT FD-M8020 Direct Mount, Side Swing 2 velocidades |
Câmbio traseiro | Shimano Deore XT RD-M8000 Shadow Plus 11 velocidades |
Cassete | Shimano Deore XT CS-M8000 11-42 dentes 11 velocidades |
Pedivela | Shimano Deore XT FC-M8000 175mm, com coroas de 36 e 26 dentes |
Movimento central | Shimano Press Fit |
Corrente | Shimano HG |
Freios | Shimano Deore XT BR-M8000 |
Rotor | Shimano SM-RT81 180mm (dianteiro) e 160mm (traseiro) |
Cockpit | |
Guidão | Race face Aeffect 35 x 740 mm |
Mesa | Race face Aeffect 35 mm c/ext 90 mm |
Caixa de direção | FSA Orbit tappered selado |
Manoplas | Prologó Light Grip Black |
Selim | Prologó Scratch RS |
Canote do selim | Race Face Ride XC , 30.9 x 400 mm |
Pedais | Wellgo WPD-823 |
Rodas | |
Aros | Aro Alexrims Volar 2.3 |
Cubo dianteiro | Shimano Deore XT HB-M8010 15 x 110mm Thru Axle type, 32 furos |
Cubo traseiro | Shimano Deore XT HB-M8010 12 x 142mm Thru Axle type, 32 furos |
Raios | Aço inoxidável |
Pneus | Kenda Saber Pro Kevlar, tubeless race 29″ x 2.40″ |
O teste
O teste da nova Oggi Cattura Pro XT 2020 teve início em julho e desde então, rodei mais de 2 mil quilômetros com a bike, tempo de sobre para desvendar todos os pontos positivos e negativos da mesma.
Após os ajustes iniciais de altura e distância do selim e posicionamento das manetes e regulagem dos amortecedores, parti para as primeiras pedaladas.
Originalmente, a mesa reversível Race Face Aeffect que equipa a Cattura, montada em um ângulo negativo de 6º que não se revelou a melhor opção para um ‘old guy’ de 53 anos de idade como eu. Após poucos dias pedalando forte, passei a sentir uma dor bem chata na região da cervical, sinal de que o ajuste inicial da bike não estava colaborando. Todavia, após reverter a posição da mesa para cima, o desconforto não apenas desapareceu como deixou a bike bem mais confortável para mim. Para atletas mais novos e com maior flexibilidade, o uso da mesa negativa poderá trazer benefícios nas escaladas mais técnicas.
Em seu primeiro contato com seu ambiente nativo, a Cattura mostrou-se uma bicicleta confortável em pedaladas de longa duração.
Em singletracks mais ‘travados’, a combinação de um ângulo da caixa de direção mais relaxado em conjunto com o triângulo traseiro mais longo resultou em uma resposta mais lenta nas curvas. Por outro lado, em descidas mais íngremes, a bike da Oggi transmitiu uma confiança excepcional, convidando seu condutor a ‘jogar pra baixo’ sem medo!
Nas subidas técnicas, sua balança traseira ligeiramente mais longa que em outras bikes concorrentes forneceu uma plataforma estável que impede que a Cattura empine a frente, mantendo-a sempre em contato com o solo, o que facilita a vida de ciclistas com menos habilidade técnica (como é o meu caso).
Trata-se, sem dúvidas, de uma bicicleta polivalente que sem dúvidas irá satisfazer a maioria dos ciclistas adeptos de pedaladas de longas distâncias, em trilhas com subidas e descidas técnicas.
Menor preço de sua categoria
Um dos grandes apelos de venda da Cattura Pro XT é o seu preço, inferior aos praticados por suas concorrentes diretas, perdendo apenas para a TSW T-Full, cuja configuração de componentes é bem mais modesta.
Comparativo de preços e modelos de MTBs full-suspension de marcas nacionais
Marca | Modelo | Grupo Transmissor | Preço |
---|---|---|---|
Audax | FS900X | Shimano XTR M9000 11V | R$ 24.999,00 |
Sense | Invictus Comp | SRAM NX Eagle 12V | R$17.990,00 |
Oggi | Cattura Pro GX | SRAM GX Eagle 12V | R$ 17.990,00 |
Soul | Volcano | SRAM GX Eagle 12V | R$ 17.690,00 |
Oggi | Cattura Pro XT | Shimano Deore XT M-8000 22V | R$ 16.790,00 |
TSW | T-Full | Shimano SLX M-7000 / X-Time 11V | R$ 15.690,00 |
Seguro grátis
Não bastasse seu ótimo custo x benefício, a Oggi Cattura conta com seguro grátis contra roubo e furto qualificado durante doze meses, um diferencial pra lá de interessante.
Bicicleta MTB Oggi Cattura Pro XT 2020
Componentes
Estética e acabamento
Conforto
Peso
Estabilidade
Agilidade
Eficiência na pedalada
Custo x benefício
Ótimo
O melhor custo x benefício em sua categoria, com o atrativo extra do seguro grátis contra furtos e roubos
O que pode melhorar – Tubeless, sempre! Apesar de muito bons, os pneus Kenda Saber Pro perdem boa parte de sua performance com pressões de ar superiores a 30psi. Ao eliminar a câmara de ar, é possível trabalhar com pressões menores, aumentando assim o contato da banda de rolagem com o solo e incrementando assim a tração do pneu.
Pontos positivos
- Escolha de peças e componentes;
- Conforto e estabilidade;
- Grafismo e acabamento;
- O melhor preço da categoria.
Pontos negativos
- Blocagem do selim.