Concessionária que realiza a gestão do PNPB, a BR Parques, quer disponibilizar a trilha utilizada pelos ciclistas da ultramaratona para seus visitantes pedalarem durante o ano
Em dez anos realizando a principal ultramaratona de mountain bike das Américas, a organização da Brasil Ride sempre procurou deixar sua contribuição por onde passa. Neste ano, uma parceria com a concessionária responsável pelo Parque Nacional do Pau Brasil (PNPB), a BR Parques, promete um legado, desta vez para os turistas de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso, no extremo Sul da Bahia. Com diversas ideias para atrair visitantes ao local, a gestora e a Brasil Ride propõem algo único: poder pedalar na mesma trilha que os melhores ciclistas do mundo percorrem anualmente na prova.“Estamos em contato com a concessionária do Parque Nacional do Pau Brasil e eles estão muito interessados em fazer das etapas da Brasil Ride dentro do PNPB um ponto turístico para os que lá visitarem. Tenho a certeza de que a partir do momento em que essa ideia estiver disponível nos pacotes das agências locais, as pessoas irão se interessar. Visitar o local já é especial por poder reviver a história do início do Brasil. Poder pedalar então, na mesma trilha que os melhores do mundo pedalam, isso não tem preço que pague”, comenta Mario Roma, fundador da Brasil Ride.
A BR Parques é a concessionária que faz a gestão do Parque Nacional do Pau Brasil desde o final de 2018 e tem a concessão do local por 15 anos. Por ser um parque ainda muito virgem no que diz respeito à visitação, está
“Quando iniciamos a gestão do contrato, já tínhamos ouvido falar da Brasil Ride. Neste momento, estamos em uma fase preliminar de estudos e implantação dos novos atrativos. Há dois meses abrimos o Parque aos visitantes sem fazer divulgação, apenas para entender melhor junto as agências de turismo o mercado de Porto Seguro. Aos poucos estamos nos estruturando para o público que queremos atingir”, conta Thiago Durães, da BR Parques.
“Com os holofotes na Brasil Ride, que chega a sua décima edição, fizemos contato com o Mario Roma para desenvolver as vocações do parque, que podem ir além de suas riquezas naturais, de flora e fauna. Fomos atrás do que o PNPB tem, para atrair os visitantes que vão à região de Porto Seguro, além do lazer da praia”, complementa Thiago Durães.
Experiência permanente no Parque – O objetivo é que a Brasil Ride deixe de ser um evento que ocorre anualmente na região, para se tornar uma experiência permanente, onde atletas e visitantes possam vivenciar um trecho da ultramaratona com características e suporte similar, em um ambiente de natureza espetacular. A ideia é incentivar o esporte, a interação com o meio ambiente e aproveitar para desfrutar de um passeio que além de ser em uma floresta de mata atlântica nativa, remonta à história do descobrimento do Brasil.
Dessa forma, por meio de infraestruturas a serem implementadas como: Espaço Ciclista (Espaço Brasil Ride) – dedicado ao esporte de mountain bike – com aluguel de bicicletas e equipamentos de alta qualidade; suporte e manutenção de equipamentos; trilhas vocacionadas para o esporte com níveis de dificuldade variados; sinalização visual dedicada; apoio operacional em geral – propõem-se que o Parque Nacional do Pau Brasil se torne uma experiência “Brasil Ride” e uma referência no esporte.
“A ultramaratona Brasil Ride ocorre uma vez por ano, mas por que não termos essa experiência de forma permanente? A ideia é investir nessa proposta e mostrar para o visitante que ele está fazendo um trecho de uma competição internacional, uma das maiores do mundo. Isso vai de encontro com a linha que o Mario fala bastante, de deixar um legado. Teremos um marco não só para a BR Parques, que ficará ali por 15 anos, mas algo para sempre para o mountain bike. Enquanto concessionária queremos desenvolver essa vertente e a Brasil Ride, conectada com os atletas, poderá nos ajudar nessa parceria. O parque tem essa vocação e vamos evoluir nessa proposta daqui para frente”, finaliza o gestor da BR Parques.
Décima edição – Considerada a Giro d’Italia do MTB mundial, a ultramaratona marcada para 20 a 26 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um forte desafio para os 570 participantes de 23 países. Durante sete dias, eles têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga, na Vila Brasil Ride. No último dia da competição, o sábado (26), mais 1.500 ciclistas de todo o país juntam-se às estrelas do mountain bike internacional para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.